Quem é da área do marketing já sabe que existe um velho e tradicional embate entre duas estratégias completamente opostas: o tráfego orgânico e o pago. O primeiro era muito utilizado há alguns anos, onde os sites e blogs estavam em alta e essa era considerada a melhor ferramenta para atrair pessoas, divulgar seus serviços e gerar mais leads.
Com o passar do tempo e o fortalecimento das mídias pagas, os links patrocinados acabaram se tornando a preferência de grande parte das empresas na hora de divulgar seu toldo articulado, por exemplo, porém ainda fica a pergunta: e o tráfego orgânico?
Por mais que muitas pessoas pensem que essa é uma prática antiga e que até já saiu da moda, você pode se surpreender com o tráfego orgânico. Afinal, ele ainda é vantajoso para o seu negócio em pleno 2022? Vamos descobrir agora!
O tráfego orgânico ainda é vantajoso para o seu negócio?
Indo direto ao ponto sim, o tráfego orgânico é muito vantajoso para o seu negócio, acredite, essa é uma estratégia que não sai de moda, e por mais que os anúncios pagos tenham crescido muito nos últimos anos, o orgânico ainda apresenta alternativas melhor e mais vantajosas para as empresas.
Para se ter uma noção de sua importância, de acordo com pesquisas, 71% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos, ou seja, as pessoas muitas vezes têm a preferência de acessar um conteúdo que não seja patrocinado.
Se você ainda não está convencido de que ele pode ser vantajoso para a sua empresa que trabalha com a confecção de uniformes, separamos alguns benefícios que o tráfego orgânico fornece para o seu negócio. Vamos conferir?
Melhor custo-benefício
É impossível abrir uma lista com as vantagens do tráfego orgânico sem colocar em primeiro lugar, o excelente custo-benefício que essa estratégia possui. Através dela, você consegue gerar visitantes dentro de seu site de maneira eficaz e de forma praticamente gratuita.
O único gasto que você tem talvez seja o de tempo ou para contratar um profissional qualificado em SEO, de resto, basta escrever bons conteúdos que sejam relevantes para o público e começar a atrair a clientela, de forma muito mais barata e que traga resultados mais consistentes.
Resultados permanentes
O tráfego pago pode até ser a melhor estratégia quando se trata de velocidade de resultados, porém, é o orgânico que pode te dar resultados permanentes. Por mais que demore para acontecer, uma vez que você já está com essa estratégia bem estabelecida, ela acaba sendo praticamente vitalícia na sua empresa.
Com o seu conteúdo otimizado e no topo dos buscadores como o Google, basta manter seu site sempre na primeira página, fazendo manutenções pontuais, o que consolida seu conteúdo cada vez mais.
Relevância e autoridade
O tráfego orgânico gera um senso muito maior de relevância e autoridade de maneira geral, afinal, através dele você acaba criando conteúdos para atrair as pessoas até o seu negócio, o que faz com que sua empresa seja considerada autoridade dentro de um determinado assunto, como embalagem plástica, por exemplo.
Quanto mais você fala sobre um determinado assunto, cria conteúdos e compartilhar com o público, mais relevância você tem sobre determinado assunto e mais autoridade você vai criando, o que faz com que você seja considerado alguém que as pessoas buscam conhecer mais e coletar mais informações.
Autoridade da marca e um melhor relacionamento com o público
Além do reconhecimento e da relevância, você também acaba ganhando uma autoridade muito maior em relação a sua marca, afinal quanto mais conteúdos produzidos, mais sites no topo do Google você é reconhecido e cria uma certa autoridade dentro do mercado.
O relacionamento com o público é algo também beneficiado, talvez o tráfego pago não gere as mesmas informações e não tenha as mesmas interações do orgânico, o que faz muitas vezes, gerar uma aproximação muito mais próxima com as pessoas.
O que você acha sobre o tráfego orgânico? Acredita que ele possa ser bom para o seu negócio? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do texto!