Ao invés de servir como um substituto para a inteligência e engenhosidade humana, a inteligência artificial (IA) é geralmente vista como uma ferramenta de apoio da gestão de negócios.
E embora usá-la ainda seja um conceito relativamente novo, ela já possui várias aplicações de negócios. A IA é adepta de processar e analisar grandes quantidades de dados muito mais rápido do que um cérebro humano.
Devido a sua capacidade em tomar decisões por conta própria, é capaz de agir mesmo em situações não previstas pelos programadores. Ela tem uma capacidade mais ampla de tomada de decisão em oposição ao software tradicional.
A inteligência artificial usa uma grande quantidade de dados para identificar padrões nos comportamentos de pesquisa das pessoas e fornecer informações mais relevantes sobre suas circunstâncias.
À medida que as pessoas usam mais seus dispositivos e à medida que a tecnologia de IA se torna ainda mais avançada, os usuários terão uma experiência mais personalizável. Isso significa o mundo para suas pequenas empresas, porque você terá mais facilidade para segmentar um público muito específico.
No entanto, a IA não está disponível apenas para criar uma experiência mais personalizada para seus clientes, ela também pode transformar a maneira como sua empresa opera de dentro para fora.
Os bots de inteligência artificial podem ser usados como assistentes pessoais para ajudar a gerenciar seus e-mails, manter seu calendário e até mesmo fornecer recomendações para simplificar processos.
Ela pode então sintetizar essas informações e apresentá-las ao usuário humano. Dessa forma, podemos usar a IA para ajudar a eliminar as consequências possíveis de cada ação e agilizar o processo de tomada de decisão.
São essas características que tornam a IA altamente valiosa em muitos setores.
O que é inteligência artificial?
O termo inteligência artificial é bem amplo, se refere a qualquer tipo de software de computador que se envolva em atividades humanas, como aprendizado, planejamento e resolução de problemas.
Aprendizado de máquina (ou machine learning)
O aprendizado de máquina é um dos tipos mais comuns de IA em desenvolvimento para fins comerciais hoje. Ele é usado principalmente para processar grandes quantidades de dados rapidamente. Esses tipos de IAs são algoritmos que parecem “aprender” com o tempo.
Se você alimentar um algoritmo de aprendizado de máquina com mais dados, sua modelagem deve melhorar. O aprendizado de máquina é útil para colocar grandes quantidades de dados – cada vez mais capturados por dispositivos conectados e pela Internet das Coisas – em um contexto digerível para humanos.
Por exemplo, se você gerencia uma fábrica de lençol hospitalar, seu maquinário provavelmente está conectado à rede. Os dispositivos conectados alimentam um fluxo constante de dados sobre funcionalidade, produção e muito mais para um local central.
Esses são dados demais para um humano filtrar; e mesmo que pudessem, provavelmente perderiam a maioria dos padrões. Assim, o aprendizado de máquina pode analisar rapidamente os dados à medida que eles chegam, identificando padrões e anomalias.
Aprendizado profundo
O aprendizado profundo é uma versão ainda mais específica do machine learning que depende de redes neurais para se envolver no que é conhecido como raciocínio não linear.
O aprendizado profundo é fundamental para executar funções mais avançadas, como detecção de fraudes. Ele pode fazer isso analisando uma ampla gama de fatores de uma só vez.
O aprendizado profundo é muito promissor nos negócios e provavelmente será usado com mais frequência.
Cibersegurança
Os sistemas de inteligência artificial podem reconhecer um ataque cibernético, bem como outras ameaças cibernéticas, monitorando padrões de entrada de dados.
Depois de detectar uma ameaça, ele pode retroceder em seus dados para encontrar a fonte e ajudar a evitar uma ameaça futura. Esse conjunto de previsões servirá como um grande benefício na preservação de sua infraestrutura.
Uso de Inteligência Artificial nos negócios
Automação, análise de dados e processamento de linguagem natural estão entre as principais aplicações da IA.
As pessoas não são mais obrigadas a realizar atividades repetitivas como resultado da automação. Ele libera o tempo dos funcionários para se concentrarem em trabalhos de maior valor, concluindo tarefas monótonas ou propensas a erros.
Já a análise de dados permite que um fornecedor de papel toalha, por exemplo, obtenha insights que antes eram inacessíveis, descobrindo novos padrões e correlações nos dados.
Por fim, o processamento de linguagem natural é benéfico porque capacita os mecanismos de pesquisa a serem mais inteligentes, ensina os chatbots a serem mais úteis e aumenta a acessibilidade para pessoas com deficiências, como deficiências auditivas.
Além disso, há outros usos atuais da IA para negócios, que incluem:
- Atendimento ao cliente por telefone ou chatbot;
- Mensagens de publicidade e marketing personalizadas;
- Detecção de fraude;
- Transferência de dados, referência cruzada e atualizações de arquivos;
- Previsão do comportamento do consumidor e sugestões de produtos.
Com esta breve visão geral, podemos ainda ver o uso granular da inteligência artificial em algumas das principais áreas de negócios.
Uso de Inteligência Artificial em vendas
Vendedores especializados e empresas de vendas estão repensando o equilíbrio entre humanos e máquinas nas vendas. A IA de automação já está afetando as vendas e continuará a fazê-lo.
Uma empresa de filtros industriais que usa IA para vendas pode ser capaz de aumentar seus leads, reduzir o tempo de chamada e ter reduções de custos.
As previsões de demanda são complexas, mas podem ser automatizadas. A inteligência artificial permite a criação de projeções de vendas automatizadas e precisas com base em todas as interações com clientes e resultados históricos de vendas.
Já as ferramentas de priorização de lead ajudam os profissionais de vendas a priorizar os clientes com base em sua probabilidade de conversão. O algoritmo pode classificar as oportunidades ou leads no pipeline compilando informações históricas sobre um cliente e postagens de mídia social e o histórico de interação com o cliente do vendedor.
Os chatbots, por sua vez, podem ajudar a iniciar a conversa enviando uma mensagem personalizada, tornando simples para os clientes interagirem imediatamente ou voltarem mais tarde.
Uma empresa de gestão ambiental que usa os algoritmos de IA também pode produzir e-mails personalizados, evitando que o representante de vendas envie manualmente mensagens personalizadas para vários clientes diferentes.
Uso de Inteligência Artificial no marketing
Com a IA, os profissionais de marketing podem adquirir uma visão mais profunda de seus consumidores-alvo. Os dados obtidos podem ser utilizados para aumentar as conversões e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de trabalho das equipes de marketing.
Embora a inteligência artificial ainda esteja longe de ser capaz de construir sites totalmente novos, ela pode auxiliar a refinar a experiência do visitante em uma página da web através da personalização inteligente.
Uma assessoria em segurança do trabalho pode usar dados demográficos, dispositivos, interação com o site e outras informações para analisar usando inteligência artificial, que exibe as ofertas e conteúdos mais relevantes com base na análise.
As notificações push, por sua vez, podem ser personalizadas para usuários individuais com personalização comportamental, garantindo que eles recebam a mensagem mais relevante no momento mais apropriado.
Com visão computacional, computadores e sistemas podem inferir significado de imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais e então agir ou recomendar de acordo. Para isso, será necessário fazer uma implantação de servidores.
Ao fazer isso, a penetração no mercado e o reconhecimento da marca podem ser medidos de novas maneiras.
Já na otimização de mecanismos de busca, os algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) agora estão sendo usados para entender melhor a intenção por trás do uso do termo de pesquisa, bem como a substância das pesquisas.
Outra aplicação é analisar as táticas de SEO dos concorrentes para identificar quaisquer buracos que possam existir no seu próprio, ou para aproveitar as palavras-chave que os concorrentes não estão usando.
A IA também pode criar material de marketing amigável para SEO para seu próprio site.
Uso de Inteligência Artificial em recursos humanos
Os profissionais de recursos humanos são confrontados com um ambiente drasticamente diferente do que eram antes da pandemia do COVID-19.
À medida que as forças de trabalho híbridas e remotas continuam a se expandir em número, o recrutamento virtual, bem como uma maior ênfase na diversidade e inclusão, introduziram novas dinâmicas e reforçaram as existentes.
Novas plataformas e tecnologias são necessárias para se manterem competitivas, e a IA está no centro desse crescimento.
Uma empresa de armazenamento, por exemplo, pode investir em IA para ajudar no processo de contratação. Usando a IA, os gerentes de RH podem analisar as experiências e interesses de trabalho anteriores de um candidato em potencial e combiná-los com as melhores funções.
Para ajudar sua empresa a se tornar mais sustentável e bem-sucedida, a IA pode ser usada para analisar relacionamentos formais e informais no negócio, o que pode ajudar a desenvolver estratégias de negócios que aumentem a troca orgânica de informações.
Além disso, a IA pode ser utilizada na capacitação e desenvolvimento dos profissionais no quadro da empresa ao impulsionar cursos e treinamentos virtuais, como no caso de uma companhia aérea que disponibilizou curso de aeromoça online.
O futuro da IA
É difícil dizer como a tecnologia se desenvolverá, mas a maioria dos especialistas vê essas tarefas de “senso comum” se tornando ainda mais fáceis de serem processadas pelos computadores. Isso significa que os robôs se tornarão extremamente úteis na vida cotidiana.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.