Como startar um negócio digital do zero 

Se você tem uma ideia de comércio, mas não tem a mínima noção de por onde começar. Se acomode para aprender conosco. Empreender em um negócio digital está transformando histórias, é uma possibilidade real para quem tem objetivo, vontade de aprender e coragem. 

Uma boa estratégia de marketing com o bom uso das ferramentas, pode contribuir para que um empreendedor decidido a apostar no e-commerce alcance resultados satisfatórios.

De antemão é bom se atentar ao fato de que os efeitos positivos disso não se observam em curto prazo. Porquanto o ideal é trabalharmos com prazos mais folgados, sem pressa e afobamento. 

Para se ter novos resultados é preciso inovar. Em função disso é importante acompanhar as tendências do mercado de consumo para lançar um bom produto. 

A palavra estudo estará permanente na vida do empreendedor, pois todos os dias surgirão novos desafios, como atualizações das plataformas digitais, queda no interesse do público por um determinado produto ou mesmo a tendência humana que o proprietário do negócio pode sentir a qualquer momento, a vontade de desistir. 

Escrito isso, trazemos boas novas. Embora o percurso seja árduo, a consequência de estudo e trabalho ininterruptos, faz com que os empreendedores consiga superar com menores crises financeiras, como por exemplo a crise de pandemia. 

A liberdade de poder trabalhar onde e quando quiser, principalmente sem a supervisão de alguém, a não ser de si próprio atrai bastante os empreendedores.

Nada é fácil, mas também nem tudo é impossível. Para empreendedores se destacarem na internet precisa ter força de vontade, criatividade e persistência para se destacar da concorrência. 

O que são negócios digitais 

Negócios digitais são produtos e serviços comercializados através da internet, podendo ser vendidos por meio de um site ou nas redes sociais. Porém com o rápido crescimento dessa proposta mercatória, cresceu a concorrência.

As formas de fazer publicidade atualmente, pode não ser a mesma de amanhã. Principalmente pela inovação constante que temos na internet principalmente microempresários, vivem políticas atrozes, economicamente falando. 

Podemos definir também como negócios digitais tudo o que incluir processos monetários por meio da internet. Os influenciadores digitais ajudam a monetizar nos espaços virtuais sem realizar grandes investimentos. 

Como criar um negócio digital 

Para começar um negócio digital precisa conhecer o seu produto. Ele deve se relacionar e se identificar com o estilo do empreendedor para ter maior coerência e aceitação. Sobretudo resolver alguma necessidade do seu público consumidor. 

No marketing não há espaço para utopias, idéias mirabolantes de produtos com baixa adesão só vai gerar uma coisa, prejuízo.

O que não significa que não é possível ousar, pelo contrário, mediante estudos de público, consumo e tendência, além de outras expertises. O empreendedor digital conseguirá chegar em um produto inovador e popular ao mesmo tempo.

Podendo inclusive ser destinado para um público segmentado, contudo com boa anuência. 

Um erro muito recorrente é confundir empreendedorismo com riqueza. O empreendedorismo é para quem deseja viver bem com o seu negócios, e se porventura ele deslanchar, ótimo, entretanto vivendo monetariamente bem dele, ótimo também.

De igual maneira esse empresário precisa se conscientizar de que não precisa ser rico, ou ter ganhado um prêmio milionário em uma Loteria Federal para investir em um negócio digital. Investir tempo também é investir. Lembre-se disso!


Como começar um negócio digital (100% online) 

A comunicação visual de uma marca é importante, mas não duvide do poder da indicação. Visto que um pré lançamento intimista, para um público de influenciadores, (e não somente digitais) é uma boa estratégia para começar um negócio 100% online.

Não há nada mais promissor do que despertar o desejo e atração. Seja esse lançamento de nível municipal, estadual, nacional ou internacional. 

A construção e consolidação de uma marca deve estar muito bem posicionada na mente do público, de forma que quando pensar no tal produto, lembre-se de antemão da marca em questão. 

É um trabalho de formiga, porém que traz resultados e fixação da marca em seu nicho de atuação. 

Então com um produto bem pensado e a uma marca bem construída socialmente, partimos para a terceira etapa que é a criação da e/ou das plataformas em que a marca vai atuar no espaço digital. 

Abrir um negócio na internet 

Abrir um negócio na internet é como abrir uma loja, você precisa do produto, do espaço, realizar os trâmites legais, obter alguns suportes, como móveis e material de divulgação e por fim vender. 

Acontece que na internet é possível prospectar um  maior público e atrair aqueles que já estão em busca pelo produto em questão, ou algo semelhante. Logo, concluímos que ter um negócio digital é mais vantajoso. 

Antes de escolher o espaço em onde vai atuar na internet, o empreendedor  digital precisa considerar dados importantes como o maior número de buscas por produtos e serviços na internet ser no Google. 

Os índices de crescimento de usuários nas redes sociais, quais são as redes com maior aderência e o perfil do seu público.  

Depois de escolher esse lugar de vendas o empreendedor precisa estruturá-lo, considerando a boa experiência, intuitividade e acessibilidade que as interfaces das telas precisam oferecer aos clientes. 

Vamos relembrar os pontos que percorremos até chegarmos aqui. 

  • Escolha de produto;
  • Marca construída e consolidada;
  • Escolha do espaço para e-commerce e 
  • Criação e lançamento. 
Como gerir um negócio digital depois de lançado 

Com um site ou redes sociais prontos para o “ataque”, o empresário precisa gerir para não ter problemas logísticos ou de comunicação interna. 

Do contrário, todo o gasto em tempo, dinheiro e estudo não terá valido de nada, já que se tratando de internet é muito fácil que, se insatisfeito, o público dê referências negativas da marca em diversos sites de reclamação, ou no próprio espaço da marca destinado à isso. 

Sim, a uma marca que se preze, zela pela liberdade de expressão de seus clientes. 

Gerir as questões financeiras também é importante. Muitos são os empresários digitais que conseguem emplacar um produto ou sua marca, mas pecam pela má administração do que entra e sai da empresa, o que pode impossibilitar investimentos futuros e novas estratégias. 

Muitas vezes abdicar de algumas funções é mais que necessário, afinal, humanamente falando, é indigno levantar e gerir uma empresa sozinho.Investir em contratação de mão de obra qualificada e de segurança pode ser um diferencial. 

O crescimento do empreendedorismo digital 

Não é mais novidade que a pandemia impulsionou o empreendedorismo digital. O fenômeno ocorreu por um motivo muito óbvio: a preferência das pessoas em realizarem suas compras de maneira virtual, por medo de contraírem o novo vírus.

Isso também aconteceu porque muitas pessoas ficaram desempregadas e precisaram recorrer à internet para conseguirem uma nova fonte de renda.

De acordo com o que foi divulgado pelo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, 87,5% das empresas brasileiras anteciparam as transformações digitais em 2020. Especialistas da economia acreditam que essa tendência veio para ficar. 

Portanto, concluímos que quem deseja se destacar na vastidão das conexões via internet para alavancar seu negócio digital deve considerar os estudos do marketing e inbound marketing como premissas.

Sempre considerando que as regras desse “jogo” podem mudar a qualquer momento. 

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe e ajude mais um empreendedor a conquistar os seus sonhos!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE