A profissão de copywriting vem ganhando mercado e tornando-se fundamental para que as empresas consigam criar conteúdos de qualidade para chamar a atenção do público-alvo.
Consequentemente, o copywriting faz muito o uso dos meios digitais para praticar ações de marketing que visam proporcionar uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:
- Aumentar as vendas;
- Elevar o engajamento da marca;
- Capturar leads;
- Aumentar o tráfego orgânico.
As estratégias do copywriting no marketing digital
O trabalho de copywriting exige alguns critérios e estratégias que ajudam a render melhores resultados dentro da web.
O marketing digital certamente é o principal campo de atividade do copywriting, onde é possível atingir grande número de pessoas fazendo uso de algoritmos e estratégias de engajamento, através da produção de textos com conteúdo relevante.
Se você tem uma empresa que vende balas personalizadas, por exemplo, fazer uso de técnicas de copywriting pode ajudar a aumentar as vendas. Foi pensando nisso que produzimos esse artigo.
Veja a seguir dicas de copywriting para aumentar as vendas da sua empresa!
Aumentar as vendas com 5 dicas de copywriting
- Saiba para quem está falando: toda empresa tem seu público-alvo e cada público tem determinada característica. Ter esse conhecimento é fundamental para alinhar qual será a forma de construção da comunicação entre empresa e público-alvo, para aumentar as chances de conversão.
Uma empresa que vende painel de comando, por exemplo, é indicado adotar um tom de formalidade na construção de conteúdo. Já para empresas que promovem festas e eventos, uma linguagem informal e animada pode ser o segredo do sucesso.
- Saiba utilizar palavras-chaves: lembre-se que dificilmente o cliente chega até o portal de uma empresa usando o URL. Muitos internautas encontram as empresas utilizando palavras-chaves dentro de mecanismos de busca da web como Google, Yahoo, Bing e similares.
Em suma, na produção de conteúdo para aumentar as vendas, o uso das palavras-chaves é fundamental, pois ajuda os mecanismos de busca identificar que a empresa tem o produto/serviço que determinado cliente-alvo está procurando e vai ranqueá-lo entre os principais resultados da busca.
- Facilite a leitura: se você vai construir um artigo falando sobre benefícios de comprar uma cabine primária, por exemplo, um bom copywriting precisa tomar cuidado para não deixar o conteúdo poluído e maçante.
Utilize palavras de fácil compreensão, busque usar de 3 a 4 linhas por parágrafo e sobretudo, faça uso de espaçamentos entre esses parágrafos, pois isso proporcionará um descanso sobre a leitura e incentivará o leitor a continuar até o final.
- Use os hiperlinks: a ferramenta hiperlink é muito útil para mesclar os conteúdos de uma página com assuntos similares, ou conduzir a venda em outra página.
Você está falando de um assunto que já foi detalhado em outro texto, então você coloca um hiperlink sobre uma palavra-chave, para conduzir o internauta até a outra página, na busca de complementar a leitura ou mesmo fazer uma encomenda.
- Use a comunicação ativa: a comunicação ativa chama mais atenção do leitor e o coloca em alinhamento com a construção do conteúdo do copywriting.
O copywriting deve fazer uso de afirmações de forma constante, pois transpassa o tom de propriedade sobre o tema e alcança a confiança do leitor, como por exemplo: “você precisa comprar esse produto”, “esse produto foi feito para você” “baixe esse arquivo e tenha maiores informações”, entre outras estratégias.
Essas foram as cinco dicas de copywriting que reservamos para empresas que querem melhorar suas vendas. Se gostou do conteúdo compartilhe nas redes sociais e nos siga para outras dicas de gestão e marketing.