Atendimento ao cliente: Como preparar sua equipe de vendas!

Qual é a coisa mais importante a se fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes? A resposta: melhore o atendimento ao cliente. Não importa quão bom seja seu produto ou sua equipe, uma das coisas que as pessoas se lembrarão é da interação direta que tiveram com sua empresa.

Resumindo, geralmente o setor é a cara da sua empresa e trabalha como uma espécie de fios e cabos elétricos, distribuindo mensagens positivas e tirando as dúvidas de quem quer que seja..

Fortaleça suas habilidades de atendimento ao cliente

Primeiro, é importante garantir que sua equipe tenha as habilidades necessárias para gerenciar tudo aquilo que seus clientes precisam. Nenhum software pode compensar as deficiências nesta área. Mas quais são esses pontos que devo procurar em um representante de atendimento ao cliente?

  • Empatia, paciência e consistência: Alguns clientes ficarão irados, outros estarão cheios de perguntas e há os tagarelas. Você deve saber como lidar com todos eles e fornecer sempre o mesmo nível de serviço;
  • Adaptabilidade: Cada cliente é diferente do outro. Você deve ser capaz de lidar com surpresas, sentir o humor do cliente e seguir de acordo com isso. Tenha vontade de aprender, pois fornecer um bom atendimento ao cliente é um processo diário de compreensão;
  • Comunicação clara: Certifique-se de transmitir exatamente o que deseja. Imagine como seria ruim se fosse instalar um quadro de distribuição e explicasse algo às pressas para seu funcionário. O risco de erros seria dobrado. Use uma linguagem autenticamente positiva e nunca termine uma conversa sem confirmar satisfação dos envolvidos;
  • Ética de trabalho: As pessoas apreciam um representante que acompanhe um problema até a resolução. Ao mesmo tempo, tenha boas habilidades de gerenciamento de tempo e equilibre essa quantidade de minutos entre um e outro.

Melhore suas interações com o cliente

Se sua equipe tiver o conjunto de habilidades necessárias, isso já é um bom começo, seja dentro de uma loja de sapatos ou numa empresa de discos de corte. Aqui estão algumas dicas para garantir que o atendimento ao cliente seja completo e bem recebido:

  • Peça aos representantes que tentem identificar interesses compartilhados com as pessoas que ajudam. Ter esse ponto de entendimento facilita a superação de conflitos. Ao humanizar o relacionamento, seus clientes serão mais empáticos;
  • Pratique a ‘escuta ativa’ para que seus clientes se sintam ouvidos. Esclareça e reformule o que eles dizem para garantir que está entendendo tudo. Reflita sobre os sentimentos deles dizendo coisas como: “Isso deve ter chateado você” ou “Eu posso ver o que consigo para te ajudar”;
  • Admita seus erros, mesmo que os descubra antes de seus clientes. Isso cria e restaura a confiança. Também permite controlar a situação, reorientar a atenção do cliente e resolver o problema.

Com todas essas dicas somadas, fica mais tranquilo preparar funcionários novos e antigos para o atendimento pleno e que se destaque dos seus concorrentes. Dê cursos e traga personagens experientes da área. Você só tem a ganhar!

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