4 Dicas para fazer um Benchmarking

O Benchmarking é um método científico usado para fazer comparação entre empresas concorrentes que operam de forma igual ou parecida. O processo foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos, mais precisamente na Corporation Rank Xerox, que executou na prática os principais conceitos do Benchmarking para ganhar destaque no mercado.

Desde então, essas comparações são importantes para determinar se a sua empresa está executando um processo superior ou inferior à concorrência. As análises vão desde o setor de produção até as ações de marketing. 

Para uma empresa que faz displays em acrílico, por exemplo, esse processo culmina com uma autoavaliação de processos produtivos, ajudando o gestor a buscar por melhores soluções e fornecer seu produto em melhores condições que a concorrência.

O Benchmarking e o desenvolvimento corporativo

Mais que analisar a empresa concorrente, o Benchmarking serve como alicerce para o desenvolvimento corporativo, pois é um fio condutor para detectar eventuais erros, estudar as tendências e necessidades do segmento.

Uma empresa que produz motores elétricos industriais poderá obter uma série de benefícios ao executar periodicamente Benchmarking. Por isso resolvemos postar uma lista com quatro dicas de como fazer o Benchmarking em seu negócio e encontrar maneiras de melhorar seus resultados. 

4 passados para fazer benchmarking na sua empresa

  1. Escolha os concorrentes: cada segmento tem seus concorrentes e entre eles os mais e menos relevantes dentro do segmento. Uma empresa que vende vidro termoelétrico tem concorrentes diretos e indiretos, no seu caso especificamente, é indicado selecionar os concorrentes que são mais relevantes para que possa fazer uma análise bem sucedida.

A dica é escolher empresas que tenham portes similares a sua e que se possível, estejam operando na mesma cidade, pois nessa peculiaridade, ambas as corporações estarão tratando do mesmo público-alvo. 

  1. Defina os indicadores: os indicadores são as respostas que você quer encontrar na hora de fazer a comparação entre as empresas concorrentes. Apesar de cada segmento ter peculiaridades únicas, que merecem ser mensuradas a parte, indicamos que leve em consideração alguns fatores comuns como: 

Qualidade do produto, preço, tempo de entrega, valor de frete, garantia ao consumidor, ações de marketing, quantidade de seguidores em redes sociais, engajamento dentro da web, ranqueamento no google, etc. 

  1. Coloque dados na mesa: quando você coletar todos os dados mais importantes de Benchmarking dos concorrentes, também pegue os dados de sua empresa e coloque na mesa.

Nesse momento é indicado que gestores de todos os setores da empresa estejam presentes para que possam analisar em conjunto, trocar ideias, encontrar defeitos e propor soluções para flexibilizar as tomadas de decisão de acordo com a necessidade imediata e considerando o suporte financeiro e material da empresa.

  1. Trace planos e determine metas: quando você detectar todos os problemas e traçar as soluções através da análise Benchmarking, é importante manter o foco e determinar metas para que pouco a pouco a empresa consiga obter melhores resultados.

Lembre-se que a meta é melhorar a otimização de processos, valorizar o marketing da empresa e consequentemente ganhar mais espaço no mercado.

Indicamos fazer posteriormente uma nova análise Benchmarking para verificar se as diferenças com os concorrentes foram diminuídas depois das ações adotadas.

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas para um bom Benchmarking? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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