Com a chegada da pandemia, vieram também certas dificuldades para setores tão distintos quanto engenharia, empresas de bomba centrífuga e qualquer outra. A crise permanece e não dá indícios de que irá embora tão cedo.
Para que nossas estratégias sejam assertivas a médio e longo prazo, precisamos listar os ‘contras’ para que, quando eles chegarem, estejamos preparados para enfrentá-los. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
- Capital Inadequado
A falta de capital adequado é a causa número um do fracasso das pequenas empresas. De acordo com pesquisas, apenas 44% das pequenas empresas sobrevivem por quatro anos.
Toda operação precisa de algum financiamento. E, ao contrário das grandes empresas, esses empresários lutam para pagar tudo o que devem.
Em alguns casos, você encontra empreendedores mantendo seus empregos principais para ter um salário regular e, assim, sustentar suas necessidades financeiras pessoais e empresariais.
Por exemplo: se alguém inicia um negócio de venda de porta de aço, é crucial ter um caixa robusto. Contrate empréstimos comerciais ou faça uma abordagem com investidores.
Mas se as coisas ficarem difíceis, não deixe de recorrer aos empréstimos (isso, em último caso).
- Um mercado de trabalho fraco
Os trabalhadores são fundamentais para as operações de qualquer empresa. No entanto, em 2022, elas estão lutando para encontrar o talento certo para preencher suas vagas.
Além da escassez de mão de obra qualificada, a pandemia trouxe o encerramento de cursos superiores (ou fez com que a hora-aula fosse reduzida) e, desta forma, os talentos ficaram ‘pelo caminho’.
Até que o mercado de trabalho volte à normalidade, você deverá se contentar com os colaboradores que ali estão. Não dá para perder trabalhadores em um momento em que encontrar novos é complexo.
3. Baixo equilíbrio entre crescimento e qualidade
A maioria das empresas enfrenta um problema de equilíbrio entre crescimento e qualidade. Ou seja, você quer que a marca se transforme em uma corporação multimilionária, mas se persegue isso em detrimento à qualidade, esqueça.
Essa negligência fará com que os clientes deixem seus lucros cada vez menores. Se o seu produto ou serviço não for perfeito, continue trabalhando nele, mas certifique-se de fazer melhorias focadas nos compradores.
4. Marketing ineficaz
O marketing é uma forma de criar exposição da sua marca para o seu público alvo. Para prosperar em um ambiente tão competitivo, faça reuniões e crie um plano de marketing. Verá que isso é tão fundamental para seu conglomerado quanto o detergente concentrado é para evitar a propagação do Covid.
Vemos inúmeras falhas de empresários quando ainda estão nos estágios iniciais dos negócios, porque a estratégia de marketing não se alinha com a cultura da empresa. Não há o desenvolvimento de uma imagem clara de quem é seu cliente ideal.
Portanto, sem essas informações, a execução de campanhas de marketing direcionadas não é possível. Gastar tempo e dinheiro neste ‘jogo de tentativa e erro’, trará consequências negativas a curto e médio prazo!
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