Como fazer uma gestão de preço eficaz

Fazer a gestão de preço dentro de uma empresa é essencial para que ela não tenha prejuízos financeiros e nem acabe em uma situação complicada como dívidas com bancos e outras pessoas. 

Quem possui o seu próprio negócio sabe muito bem que isso exige muitos gastos, não apenas com as contas mensais da marca, mas também lidar com o investimento na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. 

Afinal de contas, é preciso investir bem para que o resultado seja como o esperado, por isso, ter uma boa gestão de preço faz toda a diferença na hora de escolher o valor do que a sua marca oferece. 

Para que uma distribuidora de biscoito de polvilho, por exemplo, venda seu produto de maneira que ganhe lucro e ainda seja um preço acessível para o seu público-alvo, é preciso de uma boa gestão de preço. 

Sabemos que hoje, as pessoas fogem das marcas que vendem algo por um preço muito exorbitante e daquelas que não possuem uma boa imagem no mercado, por isso, é preciso estar atento a muita coisa antes de definir o preço do seu produto ou serviço. 

Por isso, hoje você irá conhecer a fundo o que é a gestão preço, a sua importância para as empresas, dicas práticas de como aplicá-la no seu negócio e os malefícios que a falta dela pode trazer para quem acha que não é importante investir nisso. 

Gestão de preço: Conceito e importância 

Quando falamos de gestão, nos referimos a ação de gerir algo, e gerir está longe de dar ordens ou tomar decisões por conta própria, gerir é estar atento em tudo o que envolve a área para saber o que é bom ou ruim para o negócio.

Por exemplo, o gestor de qualidade de um atacadista de peixes precisa estar ciente da qualidade de seu produto, assim como a avaliação de seus clientes para saber o que precisa ser mudado ou melhorado dentro do negócio. 

Sendo assim, podemos entender a gestão preço como o processo de análise do preço do seu produto ou serviço para saber se ele está entregando o que é realmente válido e acessível para o seu público-alvo e para a sua marca. 

Definir o preço de um produto ou serviço é um mega desafio, está longe de ser uma tarefa fácil, muitos empreendedores se questionam se o valor não está muito caro ou muito barato, se as pessoas vão gostar e, principalmente, comprar. 

A gestão de preços funciona a partir da análise de tudo o que envolve a produção, manutenção e comércio do produto ou serviço da marca, pois tudo isso precisa ser levado em consideração para que o preço seja justo para ambos os lados.

Por exemplo, para que uma empresa preste um serviço de entrega de encomendas, ela gasta com automóvel, gasolina, transporte, empregados e diversas outras coisas, por isso, ela precisa definir um preço que cubra esse investimento e ainda renda o lucro da marca. 

Quando você vende um produto ou serviço muito caro, as chances das pessoas comprarem de você são poucas, mas se você vender muito barato, os consumidores podem duvidar da qualidade do que você oferece, além de te trazer muito prejuízo financeiro. 

Justamente por isso a gestão de preço é tão importante, ela ajuda as empresas a terem mais resultados e os consumidores a comprarem os produtos e serviços que precisam por um preço justo. 

Com isso, entendemos que a gestão de preço é muito mais do que apenas uma análise, mas um processo minucioso, cuidadoso e essencial para toda e qualquer marca que deseja ganhar mais contando com produtos e serviços de qualidade. 

Dicas de como fazer uma gestão de preço eficaz

A gestão de preço é importante para todo e qualquer tipo de negócio e consumidor, seja o cliente que está procurando máquinas de café para alugar ou até mesmo um empreendedor que está começando o seu negócio. 

E para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas simples e práticas para te ajudar a aplicar a gestão de preço no seu negócio, independentemente do tamanho ou segmento dele. Confira: 

  1. Calcule os custos e despesas da empresa

Como mencionamos anteriormente, toda empresa possui custos e despesas que precisam ser pagas mensalmente, por isso, a venda de seus produtos ou serviço precisam, ao menos, suprir tudo o que é gasto para ele ser comercializado.

Sendo assim, anote e tenha por perto tudo o que você gasta para produzir o seu produto ou para manter o seu serviço disponível para novos clientes, tudo isso irá te ajudar a saber por qual preço vendê-lo. 

Por exemplo, se uma empresa de consultoria em gestão financeira gasta cerca de R$5 mil reais por mês para oferecer e manter suas consultorias, ela precisa vender as consultorias por um valor que, pelo menos, cubra todo esse gasto. 

  1. Acompanhe os preços do mercado

Hoje, vivemos em um mercado repleto de produtos, serviços, marcas e empresas que estão surgindo e mudando todos os dias, assim como os segmentos e preços dentro deles, por isso, é importante estar de olho nisso. 

O mercado muda constantemente e os preços também, às vezes, se você pagava um valor X no material de reprodução do seu produto, em questão de horas ele pode estar mais caro ou mais barato, e isso afeta diretamente o preço do que você oferece. 

Por isso, mantenha-se de olho no mercado como um todo e em tudo o que envolve o seu segmento, para que você também mude o preço do que oferece caso haja uma diferença no mercado. 

  1. Monitore os resultados diante das metas

As metas são extremamente importantes para qualquer tipo de negócio, além de incendiar toda uma equipe a fazer cada dia mais, elas também podem ser usadas como parâmetros para uma marca que oferece sistema de automação ar condicionado, por exemplo. 

A maioria das empresas possui uma meta de vendas, seja em valores ou na conquista de novos clientes, e isso também pode ser essencial para a sua gestão de preço, pois te ajuda a saber como a sua marca tem se saído em comparação com as metas estipuladas.

  1. Aposte no benchmarking

O benchmarking nada mais é do que um processo de análise da produção, manutenção, preço e comercialização do seu concorrente se comparado com o da sua marca, para que isso te sirva como parâmetro para a sua gestão de preço. 

Hoje, seja o seu negócio uma consultoria em TI ou até mesmo uma loja de roupas, você conta com concorrentes diretos no mercado, por isso, é necessário pensar em diferenciais e mudanças para que você saia à frente deles. 

E o benchmarking se baseia na análise de tudo o que o seu concorrente gasta e o preço pelo qual ele vende seu produto ou serviço, isso irá te ajudar a entender se está vendendo o seu produto por um preço realmente acessível para o seu público-alvo. 

  1. Avalie o valor do que a empresa comercializa

Por fim, mas não menos importante, avaliar o valor no qual a sua empresa comercializa o produto ou serviço também é extremamente importante para que você tenha certeza de que está vendendo ele por um preço que caiba no bolso do seu cliente. 

Para isso, você pode estudar a fundo a condição financeira do seu público alvo e até mesmo conversar com alguns dos seus clientes e ex-clientes para entender a visão deles em relação ao preço do que você oferece. 

Muitos podem até precisar de uma antecipação de cheques para pagar por alguns produtos ou serviços, mas fazem isso com a certeza de saber que o que estão comprando é de qualidade, e é essa certeza de que você precisa do cliente na hora da compra. 

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma gestão de preço eficaz dentro da sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento dela, todas precisam fazer isso da mentira correta para obterem maiores e melhores resultados. 

Os malefícios de não fazer a gestão de preços 

Com as dicas que demos acima, você já deve imaginar os diversos benefícios que ela traz para a empresa, mais controle de vendas, mais lucro, clientes mais fiéis e processos bem estruturados. 

Entretanto, não investir na gestão de preço é uma escola, mas que também traz resultados, que infelizmente, estão longe de ser bons, como:

  • Mais riscos de perder dinheiro;
  • Menos clientes fidelizados;
  • Má imagem no mercado;
  • Prejuízos financeiros;
  • Estratégias sem embasamento;
  • Desorganização;
  • Entre outros. 

Isso, com o passar do tempo, traz problemas ainda maiores para a sua empresa, e tudo pode ser resolvido com algumas horas de análise e gestão com profissionais que entendem sobre o assunto dentro da sua empresa. 

Dessa maneira, a gestão de preços, além de trazer mais resultados para a sua empresa, ainda a protege de possíveis problemas financeiros, garantindo o sucesso por completo da sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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