Quando falamos de marketing e captação de clientes, automaticamente pensamos em criar estratégias para isso, mas há técnicas específicas que ajudam um cliente a conquistar mais público, com o funil de vendas.
No entanto, além do funil tradicional que muitos já conhecem, uma nova forma surgiu para ajudar de uma forma ainda mais assertiva, o funil de vendas em Y.
Por ser algo novo que está ganhando espaço no mercado de forma gradativa, é comum que tenham dúvidas sobre o que se trata. Para isso, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender.
O que é?
O funil de vendas em Y é aquele que envolve duas estratégias de captação de clientes, bastante conhecidas, mas que sempre foram usadas separadamente, o inbound marketing e outbound marketing.
O inbound marketing são as estratégias com foco em atrair e converter clientes, usando o Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais como aliados para trazer os benefícios para sua empresa, como:
- Mais visibilidade para o negócio;
- Menor custo;
- Atração de possíveis clientes;
- Otimização dos processos de vendas.
Neste caso, podemos usar como exemplo a divulgação da manutenção predial que a empresa oferece. Com o inbound, a campanha focou em mostrar ao público que o serviço único, que apenas a sua empresa oferece esse tipo de experiência.
Já o outbound marketing tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Ou seja, o foco é a venda e não necessariamente reter esse cliente.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de dobra de chapa, serviço que oferece a chapa de aço moldada em diferentes formas, ao invés de você cativar o consumidor explicando que seu material difere dos outros, com outbound seu método de venda é o uso de campanhas promocionais.
Apesar de manter o foco no marketing tradicional, possui alguns benefícios, como:
- Facilmente mensurável;
- Facilidade para encontrar profissionais na área;
- Velocidade de resultado;
- Assertividade do contato
Como colocar em prática?
Agora que você já sabe como diferenciar as estratégias, como colocá-las em prática no funil de vendas em Y? Apesar de serem modalidades distintas, o funil em Y tem a função de unificá-los, conduzidos pelos mesmos times de Marketing e Vendas.
Ou seja, se um projeto de instalações elétricas precisar ser adotado ações de marketing, não precisará ser gerenciado de forma separada, pois elas acabam tendo tratamento semelhante, além de oferecer vantagens.
- Integração entre estratégias;
- Aproveitamento dos leads Outbound;
- Aceleração de leads Inbound.
Neste caso, é importante ressaltar que a união permite focar no aumento do topo do funil de forma contínua, no entanto, é necessário manter de forma precisa o acompanhamento dos resultados. Desta forma, para dar certo é preciso seguir os seguintes passo a passo:
- Monitoramento constante de métricas
- Capacitação da equipe de vendas
Gostou deste artigo? Esperamos que tenham sido úteis para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.