Ter uma loja virtual de sucesso é o objetivo de todos os empreendedores, certo? Mas, para isso, é importante conhecer as melhores ferramentas para o seu negócio online. Isso porque existem diversas plataformas com funções criadas exatamente para auxiliar os lojistas.
Neste artigo, você encontra uma lista completa com onze ferramentas para usar em seu site de vendas que ajudam a otimizar a logística, criar estratégias de marketing digital, mensurar resultados, definir uma identidade visual e muito mais. Então, pegue o bloco de notas, se prepare para anotar as dicas e vamos lá!
1. Criador de logo
Ter uma identidade visual bem definida é fundamental para atrair clientes e gerar vendas, uma vez que essa é uma das principais formas de se destacar em meio a concorrência e conseguir atrair clientes.
Com criador de logo, você pode desenvolver um logotipo totalmente grátis para a sua loja virtual. Para começar, é só inserir o nome e o segmento da sua empresa para receber opções de logos. Além disso, é possível customizar as fontes, as cores e o layout. Por fim, você pode baixar o que criou em alta definição, pronto para utilizar em sua loja virtual e redes sociais.
2. Gerador de link do Instagram
O gerador de link do Instagram é uma ferramenta gratuita para o seu negócio online que permite que você crie uma página para reunir todos os links importantes da sua empresa. Facilitando, dessa forma, o acesso dos usuários às redes sociais e aos conteúdos da marca.
Para utilizar, é necessário criar uma conta no Nuvem Links. Depois, basta inserir os links e personalizar a página como desejar. Por fim, é só inserir o link gerado na bio do Instagram da sua empresa. Dessa forma, ao acessarem a sua página na rede social e clicarem no link, os usuários terão acesso a todos os links do seu negócio de forma fácil e rápida.
3. Gerador de termos de uso
Criar um documento de termos de uso é fundamental para vender online com sucesso. Isso porque esse material esclarece as regras de utilização da página e os direitos e obrigações dos usuários ao concordarem em acessá-lo. Sendo assim, ele serve de respaldo quando existirem conflitos com os clientes.
Para criá-lo de forma fácil, rápida e gratuita, basta acessar o gerador de termos de uso e inserir o nome da sua marca e o link para o site. Feito isso, a ferramenta gera, automaticamente, um texto completo e personalizado que pode ser copiado e inserido em sua página de vendas.
4. Gerador de nomes
Definir um nome para a empresa é um dos primeiros passos para quem decide abrir um negócio próprio. É importante que o nome escolhido tenha tudo a ver com a sua marca e ainda desperte o interesse do público-alvo.
Então, para te ajudar nessa etapa, basta acessar o gerador de nomes, escolher a categoria adequada ao seu segmento (artesanato, beleza, moda, cosméticos etc), inserir uma palavra-chave que não pode faltar no nome da empresa e conferir diversas ideias de nomes criativos. Tudo isso gratuitamente!
5. Fornecedores de dropshipping
Se você vende pelo modelo dropshipping — realiza vendas sem estoque próprio — encontrar bons fornecedores pode ser um desafio.
Para facilitar essa busca, você pode acessar a ferramenta gratuita Fornecedores de dropshipping. Nela, é necessário enviar a imagem do produto que deseja vender em seu e-commerce e, a partir disso, uma busca é feita e, quando finalizada, você tem acesso a uma lista com opções de fornecedores desse produto.
6. Trello
O Trello é uma ferramenta que auxilia na organização do dia a dia do seu negócio por meio do gerenciamento de projetos.
É possível inserir as tarefas de cada integrante da equipe e compartilhar com todos os envolvidos. Além disso, você também pode configurar avisos automáticos alertando sobre o prazo das tarefas inseridas.
7. Gerador de etiqueta Correios
Outra ferramenta para o seu negócio online é o gerador de etiqueta Correios. Sabemos que o processo de envio de produtos pode ser trabalhoso e demorado, atrapalhando a rotina do empreendedor.
Por isso, trouxemos como dica a utilização dessa ferramenta que possibilita a geração da etiqueta dos Correios em poucos segundos. Para utilizar, basta preencher as informações do remetente, do destinatário, imprimir e fixar na caixa para envio.
8. Calculadora de lucro
Cuidar da contabilidade da sua empresa e manter a saúde financeira deve ser uma prioridade. Isso porque de nada adianta realizar vendas sem saber, de fato, se o seu negócio é lucrativo.
O primeiro passo para ter sucesso na parte financeira, é precificar os produtos corretamente. Isso pode ser feito com o auxílio da ferramenta gratuita calculadora de lucro de maneira simples e rápida.
A ferramenta permite que você defina com precisão o preço ideal de um produto. Isso porque considera os custos fixos e variáveis do seu negócio para calcular a margem de lucro. Então, para calcular, basta inserir as informações sobre o produto e sobre a sua empresa para ter acesso aos dados e descobrir o lucro total de cada venda.
9. Gerador de declaração de conteúdo
Como falamos, realizar a parte logística do seu negócio e cuidar do processo para envio de produtos pode ser trabalhoso. Então, se vende online como um MEI (Microempreendedor Individual) ou como uma Pessoa Física e, por isso, não emite nota fiscal, uma boa opção é utilizar o Gerador de declaração de conteúdo, que emite esse documento obrigatório para o envio rapidamente.
Na ferramenta, basta escolher a opção de preencher o modelo ou fazer o download do arquivo, inserir as informações necessárias (remetente, destinatário e itens), imprimir o documento e fixar no lado externo da embalagem antes de realizar o envio.
10. Mailchimp
Uma das melhores ferramentas para seu negócio online é o Mailchimp. Ela é ideal para atrair mais clientes e gerar vendas para a sua loja virtual por meio de ações e campanhas de e-mail marketing certeiras.
Com a ferramenta, a sua loja consegue que as suas campanhas alcancem um público maior, crie listas de clientes personalizadas e campanhas segmentadas. Ou seja, é uma plataforma que, sem dúvidas, tende a melhorar o desempenho da sua loja e otimizar o seu tempo como empreendedor.
11. Google Analytics
Usar o Google Analytics em sua página de vendas é essencial para conseguir otimizar as estratégias digitais da sua empresa com sucesso. Isso porque, com a ferramenta, você pode acessar as estatísticas sobre a sua loja virtual a fim de compreender melhor o comportamento do usuário.
A plataforma dá acesso a dados, como: quantidade de vendas geradas devido a uma ação de marketing, localização geográfica dos clientes, páginas mais visitadas do seu e-commerce e muito mais. Legal, né?
Gostou da lista com as melhores ferramentas para o seu negócio?
Ao longo deste artigo, apresentamos ferramentas que auxiliam na gestão do seu e-commerce, no planejamento financeiro, na estratégia de marketing e até mesmo na logística.
Com o uso delas é possível melhorar o seu dia a dia como empreendedor, otimizando o seu tempo para realizar outras tarefas. Além disso, elas auxiliam no momento de atrair novos clientes e gerar vendas.
Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a encontrar as melhores ferramentas para o seu negócio online. Então, não hesite em utilizá-las para construir uma marca de sucesso!