A nutrição de leads é muito mais do que apenas um novo conceito do mercado que tem como objetivo ajudar as empresas a terem mais resultados, mas uma forma de fidelizar e educar o seu público.
Quando falamos sobre a educação do público, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que isso significa, mas esse tipo de educação não é aquela que se aprende dentro de casa, mas uma educação voltada para o segmento do que é oferecido.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com a prestação de serviços de limpeza precisa deixar o seu público a par sobre o que envolve esse universo, os benefícios desses serviços e os diferenciais da marca, isso é educar o público.
Em outras palavras, também podemos entender tal ação como a nutrição de leads, ou seja, o ato de produzir e gerar conteúdos que agreguem algo novo na vida dos usuários e façam com que eles entendam mais sobre o serviço ou produto oferecido.
A era digital mudou por completo o mundo empresarial, fez com que um serviço de recuperação de telhado industrial se tornasse bem mais acessível através da internet e das redes sociais.
Isso também auxiliou diretamente no aumento do contato entre marca e consumidor, fazendo com que a construção desse relacionamento fosse cada vez mais afunilada e saudável para gerar ótimos resultados para ambas as partes.
Pois com um bom relacionamento, o consumidor sai ganhando ao poder contar com uma marca humanizada e parceira, assim como a empresa sai ganhando ao contar com um cliente fiel que poderá indicá-la para outras pessoas.
Entretanto, isso não acontece do dia para a noite, é feito todo um trabalho para que essa relação seja construída da melhor forma possível e para que o consumidor entenda mais sobre o que você oferece no mercado.
Seja uma empresa de esquadrias ou uma marca de roupas, a nutrição de leads é algo fundamental para ajudar nesse processo, e hoje iremos entender mais sobre ele.
Entenda como a nutrição de leads funciona
Para começo de conversa, é importante que entendamos como funciona a nutrição de leads na prática, afinal de contas, um conceito tão importante do marketing digital precisa ser compreendido em seus mínimos detalhes antes de implementado.
Quando falamos de nutrição, nos referimos ao ato de nutrir algo, ou seja, oferecer a ele as vitaminas e organismos necessários para que possa crescer e se desenvolver com saúde e força, é o que fazemos com plantas e bebês.
Já quando falamos de leads, nos referimos a um conceito do marketing digital que diz respeito a potenciais clientes de um negócio, ou seja, usuários que tiveram atitudes que os fazem serem vistos como potenciais consumidores daquele negócio.
Todo negócio possui os leads, desde uma empresa que oferece instalação de controle de acesso até mesmo uma marca que vende produtos para cabelo, os leads estão em todos os lugares, mas eles precisam ser nutridos.
Isso porque os leads são aqueles que ainda não se tornaram consumidores da marca, mas também já não são mais os admiradores do conteúdo dela. Por essa razão, eles precisam de um acompanhamento cuidadoso para que não percam o desejo e interesse na marca.
Sendo assim, a nutrição de leads surge justamente como uma forma de manter esses leads engajados com a marca e aumentar o interesse deles no produto ou serviço oferecido através de conteúdo que lhe eduquem sobre aquele segmento.
Existem inúmeras maneiras de fazer isso, seja através de artigos em blogs, conteúdos nas redes sociais ou até mesmo e-mails personalizados, o importante é entender que sem essa nutrição os leads podem morrer, ou seja, deixar a sua marca para buscar pela concorrência.
Dicas de como fazer uma campanha de nutrição de leads
Partindo para a prática, selecionamos algumas dicas para te ajudar a construir a campanha de nutrição de leads para a sua empresa de luminárias ou seja qual for o seu tipo de negócio. Confira:
Defina o seu objetivo
O primeiro passo e um dos mais importantes em qualquer tipo de campanha dentro de uma marca é a definição do objetivo ou dos objetivos que se deseja alcançar, afinal de contas, você pode muito bem ter mais de um objetivo com essa campanha.
Por isso, é importante saber o que você deseja a partir dessa campanha, é a melhora do relacionamento com o cliente? O aumento das vendas? Os dois? Saiba o que você deseja alcançar, esse será o ponto de partida para traçar as melhores estratégias.
Conheça a sua persona
A persona é um conceito do marketing digital que se baseia na construção de um perfil de cliente ideal para a marca, que serve justamente para que ela saiba com qual tipo de pessoa está lidando a fim de produzir os conteúdos que chamem a sua atenção.
Sendo assim, para que uma empresa de grades de segurança para janelas, por exemplo, tenha uma campanha de nutrição de leads eficientes, conhecer bem a sua persona é essencial para direcionar a mensagem às pessoas certas.
Saiba o que irá oferecer
Outro ponto muito importante e que não pode ficar de fora da construção da campanha de nutrição de leads de uma empresa é o conhecimento e propriedade no serviço ou produto que está sendo oferecido aos usuários.
Por exemplo, ao oferecer um produto que promete hidratar a pele em 24 horas, saiba bem como o produto faz isso e domine o assunto para que você conduza o lead para uma decisão de compra em que ele tenha tranquilidade e confiança no que você diz.
Produza conteúdo de qualidade
Como estamos falando desde o início do conteúdo, a produção de conteúdo é a chave para a nutrição de leads, seja ela através de artigos em blogs, vídeos nas redes sociais ou até mesmo e-mails diretamente para eles.
Para isso, é importante entender como o seu serviço de transporte de veículos ou o produto que oferece impacta positivamente o seu público e usar isso ao seu favor para produzir conteúdos que lhe tragam bons resultados.
Mantenha um fluxo de contato
Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer da importância de manter um fluxo de contato com esses leads, ou seja, manter a comunicação para que eles não se esqueçam de você.
Sendo assim, é válido manter o contato via e-mail, telefone, SMS ou até mesmo mensagens pelas redes sociais, pois isso evita que esse lead perca o interesse no que você oferece, continue engajado com o seu conteúdo.
Essas são apenas algumas de inúmeras dicas que existem no mercado e que podem fazer toda a diferença na construção da sua campanha de nutrição de leads, trazendo ótimos benefícios para a sua marca.
Benefícios da nutrição de leads
Por falar em benefícios, não poderíamos deixar de mencionar alguns dos principais para as marcas que apostam na nutrição de leads, seja ela uma empresa de restauração de fachadas ou até mesmo uma marca de roupas. Confira:
Maior segmentação do público
Quando falamos de segmentação, nos referimos à separação que existe dentro do universo empresarial, onde os clientes são colocados em espécies de grupos que os denominam como os mais interessados, os mais extrovertidos e por aí vai.
A nutrição de leads permite o melhor controle e segmentação deles, o que ajuda na comunicação, pois ao saber com qual tipo de lead está se comunicando, torna-se ainda mais simples construir um relacionamento saudável.
Melhor relacionamento com os clientes
Como já mencionamos, o relacionamento com os clientes é algo essencial para o sucesso de um negócio, por isso cuidar da construção de um relacionamento saudável e íntimo entre ambas as partes faz toda a diferença.
Seja em uma empresa de impressora 3D ou qualquer outro tipo de negócio, o relacionamento é o que permite ambas as partes falarem o que sentem e o que pensam, construindo um espaço confortável para compras e vendas.
Mais chances de vendas
E é claro que não poderíamos deixar de falar como a nutrição de leads aumenta as chances de vendas de uma marca, gerando mais oportunidades para que o empreendedor possa vender seu produto ou serviço.
Mais vendas significa mais faturamento, ou seja, tudo o que um empreendedor deseja, não é mesmo? Pois bem, esses são apenas alguns dos diversos benefícios da nutrição de leads que estão à disposição de qualquer tipo de negócio que nele aposta.
Ferramentas necessárias para fazer a nutrição de leads
Para finalizar, selecionamos algumas ferramentas que podem fazer toda a diferença nesse processo, te ajudando a gerir e nutrir os seus leads de maneira otimizada e organizada. Confira:
- HubSpot;
- RD Station;
- Leadlovers;
- PRO Lead;
- Reach.
Cada uma delas oferece algo diferente e vale a pena conhecer cada uma a fundo para saber a que melhor atende o seu negócio e as tuas necessidades, pois contar com pelo menos uma delas pode fazer toda a diferença nesse processo.
Considerações finais
Dessa forma, você terá leads cada vez mais qualificados, que conheçam a sua marca de ponta a ponta e que comprem o seu produto ou serviço com a tranquilidade e certeza de estar adquirindo algo de extrema qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.