A inteligência de mercado pode ser entendida como um processo onde os dados externos são coletados, analisados e processados.
O objetivo desse processo é conseguir uma boa base de informações sobre o setor de atuação da empresa, e com isso tomar decisões mais precisas e que fazem mais sentido para o negócio.
Ao conseguir coletar alguns resultados com esse processo, eles podem ser usados para aprimorar diferentes áreas de um negócio justamente para que a empresa consiga ganhar um destaque maior no segmento.
Geralmente os setores que sofrem mudanças com a inteligência de mercado são:
- Setor de marketing;
- Setor de vendas;
- Atendimento ao cliente.
Essas melhorias são possíveis porque a inteligência de mercado nas empresas possibilita que os gestores tenham uma visão mais ampla e realista de como é a penetração de produtos e serviços similares aos que comercializam.
Além disso, dá para entender as oportunidades de negócio que estão surgindo no segmento.
Portanto, a estratégia é um conjunto de práticas que podem ser aplicadas inclusive para uma empresa de automação para ar condicionado, considerando que a inteligência de mercado é capaz de colocar o negócio em um outro nível dentro do mercado.
Esse tipo de estratégia inclusive é uma das mais indicadas quando o assunto é acompanhar as novidades que podem surgir dentro de uma área.
Um dos pontos mais destacados dessa estratégia é que se respaldar em informações reais faz toda a diferença na hora de montar um bom planejamento estratégico, isso porque evita que decisões importantes sejam tomadas baseando-se apenas em intuições e achismos.
Entendemos que decidir algo, independentemente se for uma loja de acessórios para toldos em SP, possui a sua relevância, claro.
Em outras palavras, o poder da decisão é capaz de colocar um negócio na melhor posição possível, como também é capaz de prejudicar os resultados.
Mas afinal, como tornar essa estratégia realidade dentro de um negócio? Quais suas vantagens? Nesse artigo, além de sanar todas essas dúvidas, vamos explicar a maneira correta de aplicar a inteligência de mercado dentro da sua empresa. Confira:
O que é inteligência de mercado?
O que chamamos de inteligência de mercado também é conhecido como inteligência competitiva, e nada mais é do que um processo de coleta de dados externos para contribuir com uma tomada de decisão mais assertiva, como já foi dito anteriormente.
Entenda que, dentro do mundo corporativo, é necessário ter certeza sobre uma decisão, da mesma maneira que uma pessoa possui a clareza sobre começar um treinamento nr10 básico, por exemplo.
Inicialmente é importante deixar claro dois pontos: o primeiro é que a inteligência de mercado não se resume apenas em estudar as práticas adotadas pela concorrente de uma empresa.
Por mais que essa observação faça parte do processo, o foco principal é analisar o que acontece fora de uma organização, com o objetivo de aprimorar a sua atuação dentro da área e, naturalmente, ter um poder competitivo maior.
Acontece que o cenário está cada vez mais competitivo entre as empresas, e adotar a inteligência de mercado dentro de uma empresa terceirizada de TI, por exemplo, pode ser o pontapé inicial para conseguir ganhar um certo destaque.
Portanto, isso quer dizer que um levantamento desse tipo ajuda a ter um panorama mais claro sobre a área em que o negócio está inserido, além de entender a evolução do segmento, impacto e as oportunidades. Por esse motivo, a inteligência de mercado engloba:
- Tendências do setor;
- Comportamentos e expectativas dos consumidores;
- Percepção dos produtos no ponto de vista dos consumidores;
- Identificação de práticas que estão sendo adotadas;
- Estratégias de marketing adotadas pela concorrência;
- Análise de precificação de soluções;
- Problemas que podem ser superados.
Dito isso, o segundo ponto que deve ser levantado é que essa abordagem não é a mesma da inteligência de negócios, chamada também de Business Intelligence.
Dentre essas estratégias, a principal diferença é que o business intelligence trabalha com dados internos, que são coletados, processados e analisados. Ou seja, são informações que são geradas pela própria empresa.
Por outro lado, a inteligência de mercado, como já foi dito no início deste artigo, coleta dados e informações externas, pertencentes ao mercado no qual a empresa está inserida.
Nada mais do que um processo necessário para que uma empresa de serviços de limpeza, por exemplo, entenda melhor o panorama do mercado em que está inserida.
Ao aplicar a inteligência de mercado, o gestor passa a ter uma perspectiva mais ampla sobre a área em que está atuando.
Dessa maneira é possível dizer que, para os gestores terem uma visualização realmente completa do cenário onde a companhia está atuando, aplicar as duas abordagens seria o ideal a se fazer.
Qual a importância da análise de mercado?
Por mais que seja óbvio dizer a razão pela qual se torna tão importante a análise de mercado, é necessário citá-la, porque na verdade existem várias razões para isso, uma delas é que diagnósticos desse tipo ajudam a ter uma visão mais realista sobre o segmento.
Com a estratégia aplicada no negócio, é possível que ele passe a conhecer melhor o seu público-alvo e entender quais são suas principais necessidades e desejos, além de inclusive fazer o registro de logotipo de empresa que mais se identifica com o público.
Ter em mãos essas informações ajuda a empresa a ter uma posição melhor no mercado com os seus produtos, alinhando-se à expectativa de seus consumidores, o que naturalmente pode melhorar significativamente os resultados.
Somando essas razões, fica claro a importância de aplicar a análise de mercado dentro de uma empresa, pois possibilita identificar tendências e oportunidades da área, além de, claro, ajudar o negócio a crescer.
Como resultado, os gestores podem elaborar planos de ação mais realistas e compatíveis com o momento pelo qual o mercado está passando, possibilitando, por exemplo, a melhora de vendas de uma empresa de máquina colhedora de café, por exemplo.
Adotar esse tipo de abordagem também ajuda a evolução do negócio, considerando que ele age conectado diretamente com a competitividade da empresa.
Quais as vantagens da inteligência de mercado?
Ao aplicar a inteligência de mercado, a estratégia permite monitorar, coletar e analisar diversos dados. Como você pôde entender, o intuito principal dessa prática é tomar decisões melhores, focando no crescimento da empresa.
Dessa maneira, podemos dizer que as principais vantagens promovidas pela estratégia são:
- Prever certas movimentações e se planejar contra;
- Identificar erros da concorrência e se prevenir;
- Tornar a empresa diferente (positivamente) das demais;
- Identificar novas oportunidades;
- Melhorar processos de venda;
- Potencializar a atração e retenção dos consumidores.
Portanto, trata-se de vantagens que são capazes de colocar uma empresa que trabalha com chapa de aço, por exemplo, na posição mais favorável possível dentro da área em que atua.
Como aplicar?
Podemos dizer que a inteligência de mercado é uma estratégia relativamente nova. Com o tempo, ela se tornou mais acessível graças às atuais tecnologias, que possibilitaram uma coleta mais rápida de dados.
Assim, para que você possa aplicar essa estratégia dentro da sua empresa, um dos passos é definir quais soluções serão usadas para coleta de dados. Outros fatores que fazem parte da aplicação da estratégia são:
- Definir qual o é objetivo da sua análise;
- Verificar o macro e microambiente do mercado;
- Tratar adequadamente os dados coletados;
- Relacionar as informações com os seus indicadores de desempenho;
- Planejar os próximos passos.
Resumidamente, estas são as práticas que você deve tomar para aplicar a estratégia de inteligência de mercado dentro da sua empresa.
O que são dados primários e secundários?
Até aqui você pôde entender que a inteligência de mercado age diretamente na sua decisão corporativa. Dito isso, é necessário entender também o que são os dados primários e secundários.
Inicialmente, os dados primários são considerados brutos. São informações e referências que não existiam e que foram obtidas por meio de alguma ferramenta, como entrevistas, questionários, pesquisas, estudos de caso e relatórios.
Já os dados secundários podem ser definidos como aqueles que existem e podem ser consultados.
Nesse caso estamos falando de informações coletadas, processadas e analisadas, as quais podem estar disponíveis para uso em banco de dados abertos, institutos de pesquisas, sites, blogs e livros.
Portanto, a principal diferença de dados primários e secundários é que os primários precisam ser levantados, já os secundários já passaram por esse processo de coleta e análise e estão disponíveis para quem deseja utilizá-los.
Conclusão
Por fim, fica claro que a inteligência de mercado é uma estratégia que deve ser adotada por todos os gestores que desejam se destacar em um mercado.
Afinal, a decisão corporativa tem um poder muito grande, e saber o que decidir é o mesmo que construir os próximos caminhos da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.