Como entender a necessidade de seu cliente e aplicar estratégias para vender mais

O desejo do cliente é o ponto mais interessante e importante dentro de um negócio, sendo o fator responsável para que uma compra seja feita ou não, e atuando diretamente no fato deste consumidor voltar ou não em sua empresa, até mesmo falando dela para outras pessoas.

Por isso, não soa exagerado dizer que é fundamental que empreendedores e equipes de trabalho se atentem para esses desejos, e principalmente que saibam buscá-los adequadamente.

Mas muitas vezes é em meio dessa procura que mora o problema. Antes de mais nada, é ideal que o entendimento sobre o outro seja moldado por características e ações que formam uma atitude ou, até mesmo, um olhar sobre comportamentos e desejos de compra.

Afinal, ainda que pareça óbvio o que o cliente de uma fabrica de etiquetas adesivas deseja, é bem possível descobrir outras possibilidades e, até mesmo, formas de oferecer um produto.

Essas e outras possibilidades serão a base do texto a seguir, que vai levantar tanto a importância da compreensão sobre os desejos do consumidor, quanto formas de praticar esse conhecimento e obter mais informações, impactando positivamente o seu negócio.

A importância de entender o que o consumidor deseja

Imagine que você trabalha com a venda de caneca de acrílico personalizada, e a melhor forma de vender o seu produto é se atentando para detalhes que tenham a ver com o comportamento do seu consumidor, nisso incluído os desejos e vontades dele.

Saber de fato essas informações pode potencializar suas vendas, visto que você terá a chance de compreender o que é importante e possível dentro do seu negócio, independentemente do seu ramo de atuação.

Esse é um ponto importante, porque traz um pouco mais de direcionamento para o seu trabalho, e com certeza uma dose a mais de assertividade, principalmente dentro de um contexto de vendas, onde tudo pode ser relevante para que ela ocorra ou não.

Sobre isso, podemos dizer que o primeiro ponto de interesse vem a partir da compreensão do comportamento do consumidor, que são ações possíveis de serem entendidas sobre as motivações reais que levam alguém à compra de, por exemplo, placas fotoluminescentes.

Essa é a base de todo o levantamento de dados, sugestões de compras, formas de venda e oferecimento do produto ou serviço ideal para pessoas dentro de suas necessidades.

Por exemplo, uma pessoa que está interessada em roupas de verão em um espaço de diversão aquática, geralmente, está procurando algo emergencial, que possa suprir uma falta naquele momento, mas que ainda assim possa ser útil e utilizável em longo tempo.

Além disso, sabendo um pouco mais sobre o cliente, seja a partir de pesquisas ou de um levantamento feito com aqueles que já compraram na loja, é possível saber outras possibilidades que possam ajudar as vendas, como detalhes sobre:

  • Formas de pagamento;
  • Cores e determinações do produto;
  • Faixa de preços;
  • Estilo das roupas;
  • Local de compra.

Ainda que esses detalhes possam ser considerados simples e totalmente comuns dentro de grande parte das empresas, principalmente de lojas como no exemplo, entender melhor os quesitos, consegue trazer aos vendedores uma maior compreensão sobre o seu trabalho.

Dentro disso nasce um entendimento direcionado, realmente entregando aquilo que é importante e pode ser determinante dentro de uma compra de, por exemplo, carimbo de borracha.

Por essas e outras, saber ouvir e ir atrás de informações sobre um cliente é de fato o ponto mais importante dentro de uma estratégia de venda, formando todos os fatores que impulsionam um trabalho e determinam o sucesso de uma venda em si.

Formas de entender as necessidades do seu cliente

A seguir vamos entender alguns pontos de importância dentro da busca pela necessidade real de um cliente em relação à compra daquilo que sua empresa oferece, compreendendo o que pode ou não ser determinante para que um negócio seja de fato realizado.

É importante entender que as diferentes áreas e formas de levantamento de informações devem ser ditadas a partir de um comportamento onde estejam presentes, principalmente, pontos como empatia, escuta ativa e noção sobre os detalhes que fazem a diferença.

Para saber mais, veja nos tópico a seguir como começar e saber o que entender para vender, por exemplo, brinquedo para buffet, assim como qualquer outro item ou serviço:

Análise de dados

A análise de dados é um dos pontos fundamentais em relação ao entendimento pleno sobre os desejos de consumo de um cliente, principalmente se sua empresa tem algum ponto de contato com o público-alvo, ou faz levantamento de dados de compras passadas.

Claramente esse é um quesito que tem como ponto de partida a verificação de uma base de dados considerável, que pode ser essencial para a projeção de um negócio e a marca.

Por isso, o melhor a fazer é uma análise dentro de diferentes pontos, coletando informações que venham a ser úteis dentro do contexto da sua empresa, como no caso de noções de compra de uma pessoa que procura por papel para modelagem na sua cidade.

Comunicação pós-venda

Muitas vezes empresas e os próprios vendedores se esquecem do contato contínuo com o cliente no pós-venda, algo que pode ser extremamente prejudicial para um negócio.

Isso porque o cliente que teve uma experiência com sua empresa é a pessoa certa para detalhar se sua compra foi eficiente, se seu problema foi resolvido e como está a utilização e eficiência a partir daquilo que escolheu, como um revestimento em ACM.

O ideal, então, é manter um contato contínuo e totalmente focado na experiência, procurando não apenas manter portas abertas, mas também modificar o que é preciso.

Consultoria ao invés de atendimento

Muitas pessoas acreditam que o atendimento ideal é aquele onde se entende as demandas do público, oferece soluções e de fato coloca uma venda em ação, oferecendo um produto ou serviço focado em bater metas da empresa ou os desejos do próprio empreendedor.

De fato, ainda que oferecer atendimento impecável seja primordial, a melhor coisa a se fazer é uma consultoria, sabendo mais sobre as dores e necessidades a serem cumpridas.

Por isso, a principal dica é entrar de acordo com o que seu cliente sente em relação a uma falta, que pode ser suprida, mas ao mesmo tempo entregue com personalização, para que o foco seja a resolução, e não uma lucratividade a mais para a empresa que vende.

Noções de comportamentos do consumidor

Dentro de uma venda é sempre importante constar o entendimento sobre os comportamentos do consumidor, que vão além do que de fato você entrega.

É importante salientar que existem necessidades reais sobre algo, que podem ser de cunho pessoal, social e até mesmo comportamental, incluindo ainda os próprios desejos que são potencializados pela cultura daquele ambiente onde o cliente está, que o influenciam.

Compreender essas questões fica cada vez mais fácil com o estudo de questões que envolvem o marketing e o poder de compras, indo além de formas simples de consumo, entrando em um âmbito de pleno estudo do ser humano e de suas preferências.

Atualização constantes sobre o mercado

Qualquer empreendedor e vendedor deve estar igualmente atento às mudanças do mercado, trabalhando para saber de fato o que é uma tendência de compra, como os consumidores estão se comportando diante de novas tecnologias, dentre outros pontos.

Isso exige um conhecimento e um interesse genuíno sobre quesitos que vão além da sua empresa ou do seu produto, pensando ainda mais em um contexto da sociedade em geral.

Um ótimo ponto de começo para essa busca pode ser feito a partir da compreensão sobre o mercado com o qual você trabalha. Pense nos concorrentes e nas referências dentro do seu ramo e veja como elas de fato se conectam com os consumidores e o que entregam a ele.

O mais importante dentro disso é ter a consciência que, ainda que haja a necessidade de vidros refletivos, muitas vezes a preferência é a partir de uma novidade, de uma nova forma de venda ou até mesmo uma utilidade que ainda é desconhecida no ramo.

Consideraçõe finais

De uma forma atenta e voltada justamente para o que seu cliente deseja, empresas têm cada vez mais entendido que a compreensão empírica ou imaginativa sobre um desejo de compra muitas vezes não é suficiente para a compreensão plena do consumidor.

É preciso, então, que cada vez mais exista um foco especial no que de fato aquela pessoa deseja, quais suas dores, seus desejos como humano e principalmente suas vontades.

Saber mais sobre esse plano, entrando dentro de um contexto pessoal do cliente, é possível entregar produtos e serviços com maior qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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