O que é o empreendedorismo social?

O empreendedorismo social consiste em reconhecer os problemas sociais e alcançar uma mudança através do emprego de princípios, processos e operações, sejam elas dentro de uma empresa de materiais para estudos ou outra de Serviços de Caldeiraria

Trata-se de fazer uma pesquisa para definir um determinado problema e, em seguida, organizar, criar e gerenciar um empreendimento social para alcançar a mudança desejada. Ficou curioso e deseja entendê-lo melhor? Então, vem com a gente!

A História do Empreendedorismo Social 

O empreendedorismo social é um tipo de iniciativa que visa assumir um problema social para provocar uma transformação no mesmo. A pessoa (ou empresa) que assume o desafio é chamada de empreendedor social e usa o princípio do mesmo com a intenção de criar capital social e não ser centrado no lucro.

Além disso, promove a causa de objetivos sociais e ambientais que tenham impacto no presente ou no futuro. Geralmente fazem parte ou estão associados a algumas organizações sem fins lucrativos (ONGs). 

Embora a obtenção de lucro também seja um aspecto deste conceito, pode não ser o único propósito. Entenda: você e sua marca de motor para portão eletrônico, por exemplo, só têm a ganhar com a inserção deste conceito. 

Ele é um termo relativamente novo, mas contou (e ainda conta) com a luta de profissionais atentos ao presente e ao futuro. Enquanto um empreendedorismo geral e comum assume a liderança para abrir um novo negócio ou diversificar os negócios existentes, o empreendedorismo social concentra-se, principalmente, na criação de capital social. 

Juntamente com os problemas, este tipo de conceito também se concentra nos problemas ambientais. Fundações de Direitos da Criança, usinas de tratamento de resíduos e fundações de empoderamento de mulheres são alguns dos exemplos que podemos citar. 

Os empreendedores sociais podem ser aqueles indivíduos que estão associados a organizações sem fins lucrativos e não governamentais que arrecadam fundos por meio de eventos e atividades comunitárias. Essa tendência tem a ver com uma espécie de porta corta fogo no que diz respeito à falta de conscientização de boa parte da população em temas como desmatamento, igualdade social e etc.

De fato, todas as grandes marcas e empresas estão entrando nessa área, abrindo escolas em áreas distantes, educando mulheres para o planejamento familiar, possibilitando que agricultores e pessoas pobres tenham acesso a créditos, estabelecendo plantas para tratamento de resíduos, plantando árvores e tornando-se verde.

O conceito de Empreendedorismo Social também foi incluído como um ramo separado dos cursos de gestão. Até mesmo os jovens estão ansiosos para oferecer ideias brilhantes para ajudar.

Muitas empresas começaram a trabalhar com empreendedorismo social

No mundo moderno, existem vários empreendedores sociais conhecidos que têm contribuído muito para a sociedade. Há vencedores do Prêmio Nobel da Paz, profissionais do ramo da medicina, outros que estão no nicho de Regulador de pressão de gás e etc. 

O empreendimento vem crescendo continuamente e beneficiando uma grande parte da sociedade. 

E não para por aí, pois uma marca criada em 2008, montou uma plataforma online de onde pessoas pobres da Índia podem acessar microcréditos com uma taxa de juros baixíssimas. Credores de todo o país podem emprestar dinheiro e, além disso, acompanhar investimentos e receber pagamentos regulares de forma online.

Outras fundações reconhecidas mundialmente contam com Programas de Empoderamento das Mulheres. Com isso, a propagação de uma conscientização entre o público feminino, o fornecimento de uma educação de qualidade, treinamento vocacional, além da Agricultura cooperativa, do desenvolvimento de negócios e planejamento orçamentário, melhoram o dia a dia de todos. Ao empregar os princípios do empreendedorismo social, essas organizações estão abordando os problemas sociais e trazendo uma mudança positiva na sociedade.

Existem várias outras que são consideradas como agentes de mudança positiva na sociedade e visam trazer mudanças e melhorias contínuas às condições existentes na sociedade.

O campo do empreendedorismo social está crescendo rapidamente e atraindo a atenção de inúmeros voluntários. Agora tornou-se um termo comum nos campi universitários. A razão por trás da crescente popularidade deste produto é que as pessoas conseguem fazer o que estão pensando há muito tempo, levando suas ideias brilhantes contra todas as probabilidades.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE