O que é o ROAS?

O Return on ad spend (ROAS) é um importante indicador de desempenho em marketing digital e se refere à quantidade de receita obtida para cada dólar gasto em uma campanha. Ele pode ser medido tanto em um nível alto quanto em uma base menor, ou seja, funciona como uma espécie de dobra de chapa e pode ser moldada pelo gestor. 

Se deseja medir o ROAS para uma estratégia de marketing inteira ou observar o desempenho na segmentação ou no nível do anúncio, essa é uma métrica essencial. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Como calcular o retorno do investimento em publicidade (ROAS)

Imagine que você seja o gestor de uma empresa de usinagem de peças e deseja calcular o ROAS com uma fórmula simples. Faça o seguinte:

  • ROAS = (receita atribuível a anúncios / custo de anúncios) x 100

Digamos que você esteja executando uma campanha publicitária na qual investe US$ 1.000 e possa atribuir US$ 3.000 em receita a esses anúncios. Usando a fórmula do ROAS, pode determinar ‘um de 3’, o que é um resultado muito bom.

O cálculo se torna um pouco mais complicado quando isso tem a ver com o custo dos anúncios, tudo porque há algumas decisões a serem tomadas. Em primeiro lugar, veja se deseja rastrear o valor gasto em uma plataforma específica ou agrupar custos extras de publicidade. Por exemplo:

  • Custos do fornecedor: os fornecedores com os quais trabalha provavelmente receberão taxas de comissão pela execução da campanha publicitária;
  • Custos da equipe: você precisa pagar uma pessoa para configurar e gerenciar as campanhas, sejam elas internas ou em uma agência.

A maneira como define o cálculo do ROAS dependerá do tipo de campanha que está executando. Às vezes, é mais eficaz trabalhar apenas com os valores exatos do anúncio e, em seguida, incorporar todas as despesas com anúncios colaterais. 

Dessa forma, terá visibilidade do desempenho geral e da lucratividade de todas as campanhas para as quais o ROAS é um indicador de desempenho. No fim das contas, isso é tão primordial quanto um Projeto de instalações elétricas para uma grande residência.

Qual é a diferença entre ROAS e ROI?

Conforme abordado acima, o ROAS refere-se ao retorno do investimento em publicidade e ao calcular um ROI, você está avaliando o retorno de um investimento específico em relação ao custo do mesmo. É um cálculo do seu lucro líquido e do investimento, com uma fórmula que se parece com isso:

  • ROI = (lucro líquido / investimento líquido) x 100

Embora semelhante, mas não o mesmo, o ROAS visa ajudar anunciantes e profissionais de marketing a determinar a eficiência geral do marketing on-line. Isso quantifica o dinheiro que é ganho em uma campanha em relação à quantia exata que foi investida nela. 

Uma conclusão importante é que um ROI negativo ainda pode ser um ROAS positivo, porque seu investimento geral pode ser maior do que o lucro gerado, mas em relação ao investimento nas próprias campanhas publicitárias (dependendo de como você calcula isso), o próprio ROAS pode ser positivo.

Para que tudo isso saia como planejado, precisa investir não só em Balas personalizadas para distribuir para possíveis clientes, mas também focar os esforços no digital.

Devo usar ROI ou ROAS?

Ao criar uma campanha ou estratégia de marketing, não dá para decidir entre um e outro. Os ROIs são mais aproveitados para ajudar a obter visibilidade sobre a lucratividade de longo prazo, e o ROAS pode ser mais útil na otimização para estratégias de curto prazo ou muito específicas. 

Quando se encaminha uma estratégia móvel de alto nível, utilizar as fórmulas de ROI e ROAS é uma prática recomendada. Dentro do marketing, ambas são cruciais para profissionais e anunciantes. Enquanto o ROI pode ser aplicado em alto nível para medir os lucros gerais, o ROAS ajudará você a determinar quanto uma campanha está contribuindo para esses lucros gerais.

Faça reuniões constantes com a sua equipe e, se for possível, incremente tanto o ROAS quanto o ROI em seu dia a dia e irá verificar ganhos gradativos. 

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE