O empreendedorismo hoje traz um universo de possibilidades e benefícios, e empreender no mundo da gastronomia pode ser uma boa opção se você é apaixonado pelo assunto.
Cozinhar é muito mais do que uma profissão, trata-se de uma arte que conta com muitos aspectos fundamentais sobre a história e cultura de um determinado local ou povo.
Trata-se também de uma ótima ferramenta para se expressar e dar vazão à inovação e à criatividade.
Em um mercado aquecido, cada vez mais empreendedores das gastronomia se tornam um sucesso. Vale ressaltar aqui que para se destacar nesse setor, além de muito talento, é preciso ter muita garra, perseverança e visão de negócios.
Certamente que para quem estuda ou trabalha na área da alimentação, criar seu próprio empreendimento surge como uma opção.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta a necessidade de sustento, visualização de demanda não atendida e realização pessoal como principais razões daqueles que empreendem na área.
O Sebrae pontua também que esses empresários enfrentam alguns desafios que passam pelo entendimento do seu papel, pelo planejamento de atividades essenciais ao negócio e pelo desenvolvimento de habilidades na cozinha.
Prós e contras do empreendedorismo na gastronomia
Empreender se tornou sinônimo de sucesso nos últimos anos, de forma que são diversas as oportunidades e nichos no Brasil. Mas é preciso estar ciente que ser dono de um negócio é um fardo pesado que demanda muita dedicação e tempo.
Assim como um negócio de manutenção gerador cummins, empreender na gastronomia exige esforço e tempo para que seu negócio decole.
Para que você esteja consciente de suas escolhas, listamos três prós e contras de apostar no empreendedorismo na gastronomia, de forma que você possa colocar na balança e pesar de acordo com sua forma de atuar.
Trabalhar com que gosta x seu negócio depende de você
Ao decidir abrir um negócio, uma pessoa geralmente escolhe uma área em que tenha mais aptidão e afinidade para trabalhar.
Afinal de contas, quando fazemos o que gostamos, o trabalho se torna prazeroso. Todos os dias as motivações se renovam, sendo um combustível para o andamento da empresa.
O dono de um negócio sabe muito bem que todos os esforços serão recompensados financeiramente, tanto para si mesmo quanto para os funcionários.
No entanto, trabalhar com aquilo que se ama tem o ônus do acúmulo de funções, e em um empreendimento na gastronomia tudo dependerá de você.
Você terá que ir atrás da documentação, que assim como um alvará de funcionamento para salão de beleza, restaurantes e negócios de alimentação também precisam de um.
Você ficará responsável pela compra de suprimentos no mercado, manutenção de equipamentos, resolução de problemas e aprender a administrar um restaurante.
Com o crescimento do negócio ao longo do tempo, será possível contratar novo pessoal e terceirizar esses serviços, mas para quem está dando os primeiros passos, é preciso dar conta dessas funções.
Faturamento variável x insegurança financeira
Uma empresa não conta com um faturamento fixo, de forma que cada mês é um mês. Em alguns o faturamento pode extrapolar as expectativas, e em outros pode ser preocupante.
É preciso estar ciente de que todo empreendimento de gastronomia passará por altos e baixos, e administração nunca será fácil e previsível.
Mas as possibilidades de ganhar dinheiro são diversas. Entregando um bom produto e um bom serviço aos clientes, você estabelecerá metas para seu restaurante que serão reais e atingíveis.
Para otimizar os investimentos você pode optar por serviços que podem te ajudar, como uma consultoria para cozinha industrial.
Flexibilidade de horários x ansiedade por resultados
Empreendedores têm total liberdade para fazer seu próprio horário com flexibilidade para encaixar outros compromissos na agenda. Essa flexibilidade não é algo que funcionários em geral tenham.
O problema é que nem sempre esse benefício é utilizado por quem decide apostar em empreender no mundo da gastronomia.
A questão é que, como muitas coisas dependem somente da gestão do dono, existe uma ansiedade constante por resultados, retornos financeiros e ações.
Em casos mais graves isso vem acompanhado de muito estresse, insônia e transtornos emocionais, sendo necessário o auxílio de profissionais como médicos e psicólogos.
O fato é que empreender nos mais diversos segmentos terá seus desafios, como trabalhar com orçamento manutenção predial.
Dicas para começar um negócio de gastronomia
A professora e coordenadora de gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) aponta que a maioria dos graduados no curso parte para o mercado de bebidas e alimentos, que são os bares e restaurantes.
Geralmente essas pessoas se colocam em uma função operacional, incluindo também cozinhas de hotéis, eventos e catering.
Para quem se enquadra nessa descrição, temos algumas dicas úteis elencadas pela docente que são essenciais para o sucesso do serviço ou produto oferecido.
- Busque conhecimento e informação
A professora afirma que não se especializar e não ter um olhar e o conhecimento empreendedor aplicados às especificidades do setor são os principais erros cometidos por quem quer começar no mundo empreendedor.
Nesse sentido, é essencial dominar ferramentas de gestão, conhecer e estudar o mercado, suas movimentações e tendências no Brasil e no mundo.
Aprenda a fazer uma correta gestão documental em empresas privadas para não perder o controle sobre seu negócio.
- Desenvolva habilidades empreendedoras
Escolha de fornecedores, controle de custos, oscilações dos mercados interno e externo, recursos humanos, fator de correção e cocção dos alimentos, fazem parte das aptidões de empreendedores da gastronomia bem-sucedidos.
Outras habilidades são o uso de estratégias e ferramentas de marketing, fluxo de caixa e definição da tipologia do estabelecimento de acordo com o público-alvo.
- Fique de olho nas tendências
A alimentação é necessária na rotina, de forma que as pessoas sempre irão se alimentar e a gastronomia nunca sai de moda, uma vez que comer é um grande prazer, principalmente comer bem.
É fundamental aprender a ler e entender o mercado, bem como o comportamento do consumidor na atualidade para compreender as tendências e se adaptar a elas.
Uma tendência interessante para seu negócio é pesquisar por cardápio digital preço. Alie a tecnologia ao seu dia a dia.
- Priorize a formação de qualidade
A experiência de mercado e acadêmica andam juntas, de forma que somente um curso superior de gastronomia pode oferecer e construir um panorama direcionado para as ferramentas específicas de gestão que são cruciais para o setor.
Somente a formação superior fornece uma base teórica, conceitual e prática aplicada com atividades de pesquisa e extensão.
O risco de ter prejuízos e falhas operacionais em um negócio é maior quando não há esse domínio e aulas direcionadas por profissionais de gastronomia e áreas correlatas.
- Defina seu diferencial
O mercado da gastronomia é muito competitivo, mas temos nichos específicos, tipologias de empreendimentos e recortes urbanos que se mostram como oportunidades, então contar com diferenciais traz mais chances de lucro.
Você deve saber adequar a proposta de negócio ao local, conhecer o público-alvo, desenvolver uma equipe treinada, dominar técnicas, ter um cardápio, um serviço de excelência e o controle de custos.
E tudo isso com comida de sabor e qualidade excepcionais. O seu diferencial também pode ser uma churrasqueira a bafo profissional.
- Foque no bom atendimento e use as redes sociais a seu favor
Por fim, você deve focar no atendimento ao cliente e saber usar as redes sociais a seu favor para crescer no mundo da gastronomia. Os seus pratos podem ser ótimos, mas sem um atendimento de qualidade as pessoas não vão se sentir bem no seu restaurante.
Ao sair para jantar, almoçar ou lanchar, as pessoas estão em busca de uma experiência agradável. Garanta que todos os garçons, recepcionistas, atendentes e outros profissionais sejam sempre bem educados e solícitos.
Isso vale tanto para os meios físicos quanto digitais, de forma que você precisa estar presente nas redes sociais e sempre responder às interações com cordialidade.
Considerações finais
Para empreender no mundo da gastronomia, busque se inspirar em grandes nomes que já obtiveram sucesso nessa área, como:
- Erick Jacquin;
- Robinson Shiba;
- Paola Carosella;
- Cissa Borges e Javy Larroquet;
- Robinson Shiba;
- Sheila Morello;
- Talita Viza;
- Carol Mesquita e Fagner Rodrigues.
Seguindo as dicas que você viu neste artigo, será mais fácil ter êxito com o empreendedorismo na gastronomia.
Fique sabendo que é possível obter sucesso e fazer aquilo que você ama. Para proteger o seu local de trabalho, verifique um orçamento para instalação de câmeras.
Jamais desista dos seus sonhos e procure por uma boa profissionalização para se desenvolver como profissional e alcançar seus objetivos.
Para isso é sempre importante se qualificar, tanto na área da gastronomia quanto no setor de empreendedorismo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.