Como o marketing digital se propagou, ao mesmo tempo que a tecnologia e a internet se moldava para o mundo, a maior parte das marcas inseriu uma espécie de Etiqueta Personalizada neste conceito e vem utilizando-o das mais variadas formas.
E não há como negar que esse conceito tem funcionado para pequenas, médias e grandes empresas. Mas a escolha dos gatilhos mentais é o que deixa os textos e vídeos ainda mais impactantes. quer entender melhor sobre eles? Então, vem com a gente!
O que são gatilhos mentais?
Desde que nascemos, nosso cérebro é moldado a tomar muitas decisões por segundo. Mas ele também pode ser ‘influenciado’ pelas cores que vemos, sons que escutamos ou palavras que lemos. Esses são os chamados ‘gatilhos mentais’.
Diversos profissionais experientes do setor da psicologia comprovaram que o neuromarketing é uma realidade que gera tomadas de decisão baseadas em emoções, sem sentimentos e outros impulsos relacionados com aquilo que o cliente vive.
Portanto, se alguém que conhece os modelos de Torquímetro é convidado a acessar uma landing page sobre o tema, as chances de aquisição do material é enorme. Desta forma, tente focar-se nisso para levar um potencial cliente para o final do funil de vendas.
Como usar gatilhos mentais em seu negócio
Escassez
Quando você tem a sensação de que perderá algo, é instintivo que corra atrás para adquirir naquele material ou serviço.
Tem um resumo prático, logo no início da pandemia, muito se falou sobre o desabastecimento de produtos nos supermercados, portanto, vários cidadãos lotaram seus carrinhos para estocar comida em casa.
Em sua loja, anuncia que o preço para a feitura de um Laudo Avcb, por exemplo, terá 15% de desconto por poucos dias ou então, em outros casos, comente que determinadas edições são limitadas e terão bônus para os primeiros 10 clientes, podendo assim impulsionar o volume de vendas.
Storytelling
Provocar emoções contando história, seja em texto, em um podcast ou em um vídeo terá grande impacto em muitos de seus leads. Isso tudo poderá fazer com que alguém opte por sair da concorrência e chegar até você.
Todas as nossas decisões de compra são baseadas nisso, mesmo que muitos acreditem que elas sejam mais racionais. Este gatilho mental, talvez seja um dos melhores a curto e médio prazo.
Autoridade
Por que você sempre compra uma Chapa de aço inox da mesma marca? Porque tem segurança e confiança na mesma, certo? Essas duas palavras estão presentes em qualquer relação.
No caso das vendas, os clientes querem acreditar e confiar no que leu ou assistiu. Construa isso gerando bons e diversificados conteúdos por meio de um blog, das redes sociais, de um e-books, e qualquer outra publicação, seja ela online ou offline.
Dando respostas
Um programa infantil tinha um personagem que dizia: ‘porque, sim, não é resposta’. E o cliente quer exatamente isso, ter suas dúvidas tiradas o mais rápido possível, pois se você não o fizer, seus concorrentes estarão prontos para agir.
Então, explique porque devem adquirir seu produto ou serviço, bem como os benefícios do mesmo. Venda as soluções e não tente ‘enfiar goela abaixo’ o item. Foque em melhorar a vida dessas pessoas.
Dê provas sociais
Ao buscar um produto na internet, você certamente já leu os comentários de outras pessoas para saber se vale a pena ou não aquela aquisição, não é mesmo? Isso se chama prova social e, ao longo do tempo, tornou-se algo fundamental para qualquer marca.
Ou seja, explore aquilo que os clientes dizem, seja no Google ou em outros aplicativos e ferramentas. Você pode coletar dados por meio de uma pesquisa de satisfação e até mesmo exibir comentários em seu site e redes sociais.
Ofereça brindes
Essa estratégia pode estar atrelada a criação de uma Landing page, ou seja, para que a pessoa interessada ganhe um brinde que pode ser cupons de desconto, e-books e etc, ela precisará cadastrar o nome e e-mail.
Veja que ela funciona para aumentar o engajamento e outros exemplos para isso não faltam. A Netflix gera períodos de teste gratuito para angariar novos assinantes e, como podemos ver, dá muito certo!
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