O e-mail marketing é uma ótima forma de interação com o seu público-alvo, entretanto, é necessário utilizar estratégias para gerar mais cliques nos e-mails, a fim de vender cada vez mais.
Dessa forma, desde uma empresa de motor de implante nsk até uma loja de equipamentos de informática podem utilizar o e-mail marketing como forma de divulgação, a fim de orientar o lead, ou seja, potencial cliente, para a próxima etapa no funil de compras de um produto.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é e-mail marketing e como gerar mais cliques em sua plataforma, aumentando a sua taxa de conversão.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é basicamente um formato promocional, onde esse correio eletrônico é utilizado para ser o meio de canal de comunicação entre as marcas e os seus clientes.
As mensagens que são utilizadas por meio dessa plataforma devem sempre possuir um intuito de converter o potencial cliente, ou seja, levar o leitor a efetuar uma ação que seja desejada transmitir com o conteúdo do e-mail.
Por exemplo, se uma empresa de etiquetas personalizadas deseja uma compra, ela deve realizar uma CTA, call to action ou chamada para a ação, no corpo do e-mail, levando o leitor a efetuar a compra.
A mesma coisa acontece se ela deseja que você preencha uma pesquisa de satisfação, por exemplo, onde deve o convencer a seguir para o próximo passo de uma jornada de compra, tanto para aprender mais sobre a empresa quanto para o processo de pós-venda.
O e-mail marketing possui o objetivo de levar o leitor para uma ação desejada pela empresa, fazendo com que o seu lead continue caminhando pelo funil de vendas.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas pode ser dividido em três partes, sendo essas: o topo do funil, o meio e o fundo. Essas etapas representam em que nível de consciência o potencial cliente está sobre o problema que ele possui.
Por exemplo, se você possui um escritório de contabilidade e o seu cliente ainda não o conhece e também não compreende que passa por muito estresse no setor financeiro e, com o seu auxílio, pode conseguir uma ótima solução, ele então está no topo do funil.
Já com o passar das interações com esse mesmo lead, ele pode seguir para as próximas etapas do funil, identificando a sua empresa e a escolhendo para a compra do seu produto, sendo essa a última etapa na jornada de compra de um cliente.
Com isso, caso você possua uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, quando se trata do e-mail marketing, o topo do funil, ou a fase de descoberta do cliente, pode ser abordada através de uma newsletter.
Dessa forma, você pode acabar informando o seu potencial cliente sobre diferentes assuntos relacionados ao tema.
Entretanto, para o caso de clientes que já estão mais no fundo do funil e que já possuem consciência sobre o problema que possuem e que a sua empresa pode os ajudar, estando assim próximos de fechar negócio, o e-mail pode conter ofertas, com links para compras.
Como você pode perceber, as formas de abordagem dependem muito do nível que o cliente está no funil, onde o topo precisa de interações informativas, enquanto que o fundo é mais voltado para ofertas e promoções.
A taxa de cliques do seu e-mail
O e-mail pode até parecer um pouco ultrapassado para ser utilizado, uma vez que as pessoas estão utilizando mais as suas redes sociais.
Entretanto, de acordo com o Hubspot, o ROI, ou seja, Retorno sobre Investimento, do e-mail marketing é um dos mais altos, com cerca de US $36 a cada dólar invertido.
Todavia, mesmo com os e-mails marketing conquistando grandes resultados, também é importante identificar se o seu e-mail marketing possui uma boa taxa de conversão, onde a maioria dos clientes deve aderir ao seu CTA e realizar a ação desejada.
Além disso, você precisa garantir que os seus e-mails estão sendo abertos pelos seus potenciais clientes, uma vez que muitos e-mails acabam nem ao menos sendo lidos.
Para que isso aconteça, eles precisam possuir uma linha de assunto cativante ao leitor, onde ele se sinta tentado a continuar lendo.
Por exemplo, se você está realizando um projeto de prevenção e combate a incêndio, você pode instigar o leitor com um assunto do e-mail sendo “Você sobreviveria em um incêndio? Descubra agora!”
Com isso, você realiza uma pergunta que faz com que o cliente pense a respeito e queira ler mais, descobrindo se sobreviveria ou não.
Além disso, existem muitas outras formas de atrair o cliente, utilizando gatilhos mentais e muitas outras táticas que serão discutidas mais à frente.
Depois de garantir a abertura do e-mail, você deve definir uma taxa média para a conversão, sendo ela a compra de um produto ou a visualização de um conteúdo.
Para calcular a taxa de cliques do e-mail, você deve dividir o número total de clientes que clicaram no link pelo número de e-mails enviados e, depois disso, basta multiplicar o resultado por 100, obtendo assim a sua taxa de conversão.
Qual é uma boa taxa de cliques por e-mail?
Cada setor, indústria e empresa possui uma taxa diferente, uma vez que um serviço de portaria remota possui uma taxa enquanto que uma fábrica de automóveis possui outra.
De acordo com a Pace, uma taxa de cliques de e-mail de cerca de 2,6% é considerada média para todos os setores, entretanto, é necessário realizar muitas pesquisas sobre o assunto, analisando a concorrência e obtendo a sua própria métrica de resultados.
Como gerar mais cliques nos e-mails da empresa?
Existem alguns fatores que podem auxiliar a melhorar a sua taxa de cliques para a sua empresa, onde dentre eles, podemos citar:
- Público-alvo;
- Organize a sua lista de contatos;
- Analise as suas métricas;
- Crie uma linha de assunto cativante;
- Use bem o pré-header;
- Melhore o seu conteúdo;
- Tenha um bom CTA;
- Formate o seu e-mail;
- Reenvie as campanhas com maior potencial;
- Teste tudo.
Esses são os principais fatores que devem ser levados em consideração para obter um maior sucesso na conversão dos seus e-mails.
Com isso, você deve basicamente mandar os e-mails apenas para o seu público-alvo, ou seja, para as pessoas que possuem interesse pelo conteúdo.
Além disso, como já mencionado, é necessário enviar os e-mails de acordo com a posição do seu cliente no funil de vendas, sendo muito importante organizar a sua lista de contatos para isso.
O pré-header é aquele pequeno texto, parecido com os textos que o Google disponibiliza, por exemplo, se você pesquisar sobre sistemas hidráulicos, mostrando um breve resumo sobre o tema.
Dessa forma, ao desenvolvê-lo você consegue utilizar esse mecanismo também como uma forma de atrair o cliente a abrir o e-mail.
Por fim, a formatação do seu e-mail também pode ser um atrativo ao cliente, sendo esse um elemento que pode incentivar ou desincentivar a leitura.
Com isso, bullet points, emojis, tipo e tamanho de fonte, se ele é responsivo ou não e entre muitas outras questões podem ajudar na conversão do seu e-mail marketing
Como gerar interesse no campo “assunto” do e-mail?
O assunto do seu e-mail é a porta de entrada dele, onde de uma forma rápida, ele possui a responsabilidade de atrair o leitor.
Dessa forma, você deve analisar o seu público-alvo, os termos e linguagem que é utilizado por ele, os seus medos, problemas e sonhos e como o seu produto pode ajudá-los. Assim você consegue desenvolver assuntos mais assertivos.
Por exemplo, se você está vendendo um sistema para restaurante, você pode perguntar “você já passou por péssimas situações em restaurantes?”. Assim, o leitor se identifica com a leitura devido a um problema que já passou.
Além disso, mesmo que cada campanha possua a sua própria forma de abordagem, dentre alguns fatores que podem o ajudar estão:
- Ser direto e objetivo;
- Seja profissional, mas não muito formal;
- Use dados e percentuais;
- Faça perguntas;
- Utilize gatilhos mentais.
Dessa forma, você consegue instigar o leitor a abrir o e-mail e continuar a sua leitura, possuindo uma maior chance de conversão.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias que fazem com que o cliente tome uma decisão, seja comprando um produto específico ou clicando em um e-mail, onde existem diferentes tipos e formas de abordagem que podem ser utilizados em diversas situações.
Entretanto, existe o gatilho mental da curiosidade, utilizando perguntas que instigam o leitor por uma resposta.
Existe também o gatilho mental de escassez e urgência, como dizer que um produto está quase acabando no estoque ou que uma promoção só dura até o fim do dia, por exemplo.
Além desses, ainda existem muitos outros tipos de gatilhos mentais que podem ajudar a atrair o cliente e o fazer tomar uma rápida decisão.
O que não deve ser feito?
Por fim, existem alguns exemplos que não devem ser seguidos, onde certos elementos podem ou prejudicam, proporcionando o efeito contrário. Dentre eles, podemos citar:
- Usar a frase toda em maiúscula;
- Clickbait;
- Assuntos muito grandes;
- Títulos muito generalistas;
- Abreviações “Re:” ou “Enc:”;
- Exagerar no suspense;
- Títulos muito econômicos;
- Títulos que aparentam spam;
- Erros gramaticais;
- Excesso de pontuação.
Esses são os principais erros que podem ser cometidos, tanto no assunto do e-mail quanto no corpo. Além disso, a compra de lista de e-mail, por não ser segmentada para a sua empresa, também pode atrapalhar as ações de marketing.
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de divulgação e conversão, proporcionando muito sucesso para a sua empresa se utilizado da forma correta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.