Saber como calcular a lucratividade da sua loja virtual é muito mais do que apenas saber calcular quanto você ganha, mas garantir que a sua marca terá o dinheiro que precisa para se manter de pé e com sucesso no mercado.
Hoje, o número de lojas virtuais no mercado só cresce, afinal de contas, comprar o que você precisa ou deseja pelo celular e apenas esperar que o produto chegue na porta da sua casa é muito mais simples do que ir a uma loja física fazer isso, não é mesmo?
Diversos processos se tornaram automáticos e bem mais acessíveis a partir do surgimento da internet e dos avanços da tecnologia, o que prova como o mundo tem melhorado cada vez mais e como todo o processo de compra e venda se tornou mais simples.
Entretanto, isso não quer dizer que as marcas passaram a gastar menos, pelo contrário, ao migrar para o mundo digital, algumas empresas gastam até mais em um primeiro momento, mas o retorno que tiveram nem se compara com o que tinham.
É possível encontrar um pouco de tudo na internet nos dias de hoje, desde uma consultoria de informática até mesmo um par de botas para dar de presente, e tudo isso em questão de segundos e com apenas alguns cliques.
Mas o processo para uma empresa vender pela internet pode não ser tão simples assim, pois existem diversos pontos que ela precisa cuidar e muitas contas que precisam ser pagas no fim do mês, como:
- Taxas;
- Impostos;
- Produção;
- Logística;
- Anúncios;
- Entre outros.
Tudo isso pode acabar mexendo diretamente nos ganhos de uma marca e quem empreende sabe bem a importância que cada real possui no fim do mês para o caixa da empresa, por isso, é muito importante manter o equilíbrio nos ganhos e nos gastos.
E quando falamos disso, é impossível não falar sobre o conceito de lucratividade, que já é comum no dia a dia de quem possui o seu próprio negócio, mas precisa ser sempre reforçado para que a importância dele nunca seja esquecida.
Todo e qualquer tipo de negócio precisa cuidar da sua lucratividade, e para isso, é possível contar com diversas ferramentas e sistemas que permitem tal processo, como já faz comércios que contam com uma empresa de automação comercial para o mercadinho em seu bairro, por exemplo.
Quando você acompanha a lucratividade do seu negócio, você fica por dentro de quanto está ganhando e do status da saúde financeira de sua marca, sabendo no que poderá investir ou o que poderá fazer para evitar problemas.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender ainda mais sobre o conceito de lucratividade e não apenas na teoria, mas também, na prática, aprendendo a como calcular o índice de lucratividade da sua marca e o que pode afetá-la.
Entenda o que é o índice de lucratividade de uma loja virtual
Para começo de conversa, precisamos entender o que é o índice de lucratividade de uma loja virtual, que ao contrário do que muitos pensam, não se limita apenas no ganho de uma marca, mas também em seus gastos.
O índice de lucratividade se baseia em um cálculo que busca entender quanto uma marca ganhou em cima de tudo o que vendeu dentro de um determinado período, e isso vale tanto para quem vende serviços de limpeza quanto produtos, como porta paletes drive in.
Logo a seguir iremos aprender a como calcular a lucratividade de uma loja virtual e o que precisa ser levado em consideração para que esse cálculo seja feito da melhor maneira possível.
Até aqui, é importante que você entenda que esse índice serve para te mostrar, de forma imediata, quanto a sua empresa tem ganhado e se o valor que recebe tem servido para cobrir as despesas da marca e ainda levar um bom dinheiro para o seu bolso.
Pode até parecer algo simples, mas trata-se de algo que já estamos acostumados a fazer em nossa vida pessoal e que, agora, também é feito no mundo do empreendedorismo, que requer ainda mais cuidado e atenção.
Saiba como calcular a lucratividade de uma loja virtual
Agora que você já sabe sobre o que se trata o índice de lucratividade, chegou o momento de aprender a como calcular.
Para calcular a lucratividade de uma loja virtual, utiliza-se a seguinte fórmula: (lucro líquido / receita total) x 100, para isso, sua empresa de caixa de sorvete 10l preço precisará de dois importantes dados para fazer essa conta e descobrir qual o lucro da sua marca.
O lucro líquido diz respeito ao total de dinheiro que a loja obteve após o pagamento de todas as contas e despesas dentro do intervalo de tempo escolhido para o cálculo, já a receita total é o valor de tudo o que foi vendido dentro desse mesmo tempo.
Aqui, é válido ressaltar a importância do intervalo de tempo deste cálculo, pois ele será crucial. Você pode fazer esse cálculo, mensal, trimestral ou semestralmente, você escolhe o melhor para você e seu negócio.
O recomendado é que esse cálculo seja feito todo mês, pois assim, fica mais fácil manter as pontas de todos os ganhos e gastos que envolvam sua marca e outros, como os fornecedores de chocolates no atacado para uma loja que vende ovos de páscoa.
Voltando para o cálculo, vamos a um exemplo para que você entenda mais sobre o assunto. Imagine que uma marca de roupas vendeu um total de R$50.000,00 em um mês e, o lucro líquido, após o pagamento das despesas, ficou em R$35.000,00.
Pois bem, utilizando a fórmula que apresentamos, o cálculo da lucratividade dessa marca ficaria da seguinte maneira: (35.000 / 50.000) x 100, ou seja, 0,7 x 100, que daria um total de 70%.
Isso significa que a marca teve um lucro de 70% naquele mês e a cada R$100,00 que era vendido, a marca ganhava cerca de R$70,00, o que só foi aumentando conforme as vendas também iam crescendo.
É assim que se faz o cálculo de lucratividade de uma loja virtual, mas que também serve para lojas físicas, sejam elas prestadoras de serviços de certificação de rede ou um salão de beleza.
Com o intervalo de tempo definido e com as informações necessárias em mãos, você consegue calcular de forma prática, fácil, rápida e acessível quanto a sua loja está ganhando.
Veja o que pode afetar a lucratividade de um negócio
Assim como diversos outros problemas que surgem na vida pessoal e na profissional, existem alguns fatores que podem afetar a lucratividade do seu negócio, independentemente do intervalo de tempo para o cálculo. Alguns deles são:
Queda nas vendas
O primeiro é justamente a queda das vendas, afinal de contas, quanto menor esse total for, menos a sua empresa ganha, o que afeta diretamente o lucro dela e pode acabar deixando as contas no negativo caso nada seja feito para mudar este cenário.
Aumento de gastos
Quando uma loja deseja investir em uma novidade, é importante que conte com bons serviços contábeis que lhe falem se tal investimento é apropriado para aquele momento, pois caso contrário, pode gerar grandes problemas.
Problemas no estoque
E os problemas no estoque também não ficam de fora, pois dependendo de como eles sejam solucionados ou o tempo que levem para tal, pode acarretar perdas financeiras que irão afetar diretamente o seu lucro.
Esses são apenas alguns de diversos fatores que podem influenciar negativamente na lucratividade da sua loja virtual e que vale a pena resolver e evitar junto a profissionais qualificados da área e sistema de monitoramento.
Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade
Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que explicarmos mais sobre outro termo importante deste universo e que é constantemente confundido com a lucratividade, estamos falando da rentabilidade.
Ambos são extremamente importantes em uma empresa que trabalha com instalação elétrica ou com qualquer outro tipo de produto/serviço, mas enquanto a lucratividade trabalha com dados imediatos, a rentabilidade trabalha a longo prazo.
Enquanto a lucratividade se preocupa em mostrar o quanto você ganhou no geral, a rentabilidade se preocupa em mostrar o quanto você ganhou em comparação ao total que precisou investir no mesmo intervalo de tempo.
Entenda que a rentabilidade fala sobre investimento e não gasto, ou seja, ela oferece para você o resultado do que ganhou com base no que precisou investir para produzir seus produtos ou serviços que foram vendidos.
Com isso, podemos entender que ambos os conceitos são completamente diferentes um do outro, mas que cada um possui a sua importância para garantir o sucesso financeiro de um negócio.
Considerações finais
Dessa maneira, você saberá não só como calcular o índice de lucratividade da sua loja virtual, mas entender a importância de estar a par deste cenário e o que fazer para melhorá-lo e para evitar problemas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.