Como separar as despesas pessoais das profissionais?

Quem nunca misturou as contas de luz, IPVA, compra de forno elétrico de embutir, boleto escolar, supermercado? É bem comum que acabemos nos desorganizando diariamente, agora imagine quem acabou de abrir uma empresa?

Como fazer para separar as contas pessoais das profissionais? Neste texto vamos mostrar como fazer essa gestão.

Separar contas, tarefas simples ou complicadas?

Manter as contas organizadas parece uma tarefa simples e fácil, mas, na prática, sem dúvida é um dos temas mais difíceis e desafiadores para os empreendedores. Especialmente para os pequenos empresários que estão começando agora e têm de pagar funcionários, prestadores, fornecedores, contas da empresa, aquisição de produtos mais sustentáveis como placa de energia solar e conciliar tudo isso com suas despesas pessoais.

Antes de mais nada, é importante entender que misturar as despesas acontecem constantemente, até mesmo entre as grandes empresas. Porém é preciso ter o costume de se manter organizado. Mas porque? Primeiramente, porque os prejuízos podem acontecer tanto na sua vida pessoal quanto na sua empresa.

Portanto, se você tem seu próprio negócio e atua como vendedor de estruturas metálicas, tem um escritório de relações públicas, advocacia ou qualquer segmento escolhido, acompanhe as dicas abaixo de como organizar suas finanças.

Faça um diagnóstico financeiro 

O primeiro passo para realizar sua organização financeira é entender quanto de lucro sua empresa faz mensalmente. Além de fazer um levantamento de quanto gasta por mês em despesas pessoais.

Para facilitar esse processo, é interessante criar tabelas com todos estes números. Lembre-se de detalhar todas as despesas e projeções de lucros.

Diferencie seus recebimentos 

Entenda de onde o dinheiro está vindo e não tenha somente um método de recebimento. O salário de um empresário existe para ter seu lucro pessoal e para que pague ou supra todas as despesas que possam existir em uma empresa. 

É interessante reservar capital de giro para futuros investimentos. Portanto, é muito importante que pagamentos empresariais sejam recebidos em uma conta diferente do dinheiro pessoal.

Poupe uma parte do dinheiro todo mês

Parece óbvio que o capital deve ser poupado, mas se não souber cuidar das despesas pessoais e profissionais é bem provável que deixe seu caixa com prejuízo. Embora já tenhamos citado acima, cuide muito bem do que entra e sai do caixa da sua empresa para que possa deixar um dinheiro de suporte.

Especialistas em economia dizem que não importa qual seja o lucro mensal, deve ser economizado de 10% a 30% do lucro para futuros investimentos e quebra de caixa. Isso deve ser feito mensalmente, para que no futuro tenha sua renda mais estabilizada.

Corte gastos desnecessários

Por fim, atente-se aos gastos desnecessários. Deixe as superficialidades de lado e procure aquilo que te trará lucro ou então, diminua contas em sua empresa. Com essas dicas tenho certeza que não vai conseguir confundir suas despesas.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM