Você sabe o que é M-commerce ou já ouviu falar desse conceito? O M-commerce é uma forma de oferecer formas de marketing aos vendedores digitais, sendo totalmente focado em compras em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Logo, o M-commerce se trata de uma tendência atual que ganhará cada vez mais importância no mundo do varejo online.
Nesse sentido, os e-commerces, como uma loja virtual de pincel para pintura de parede, ou de roupas infantis, precisam buscar condições para oferecer boas experiências aos clientes que utilizam dispositivos móveis para fazer compras.
Os benefícios desse modelo de negócio são muitos e existem diversas técnicas que ajudam as marcas a alcançarem melhores resultados como canais responsivos, segurança, foco na experiência do usuário, e muito mais.
Se você quer saber mais informações sobre o que é M-commerce e como funciona, continue lendo adiante.
O que é M-commerce e como funciona?
M-commerce é uma forma de venda online voltada para dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Para exemplificar, imagine um aplicativo ou site otimizado para dispositivos móveis de uma empresa que vende piso vinílico madeira, essa é uma forma de M-commerce, pois o foco é totalmente para os dispositivos móveis.
É uma modalidade que já conta com muito apoio dos consumidores que estão cada vez mais usando seus smartphones para fazer compras.
Normalmente é oferecido aos clientes por meio de marketplaces, sites otimizados para telas menores, aplicativos próprios da empresa e outras ferramentas.
Essa é uma forma importante de fazer negócios, pois grande parte do mercado nacional já utiliza smartphones para negócios hoje, conforme mostram pesquisas.
Até mesmo para comprar serviços de projeto de rede de distribuição, por exemplo, é comum as pessoas utilizarem mais os smartphones.
Um dado interessante sobre esse comportamento do consumidor de comprar pelo Smartphone e tablets foi obtida pela pesquisa da CNDL, Confederação Nacional dos Comerciantes, em colaboração com SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
A pesquisa mostrou que 87% dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras online, seja roupas, alimentos, ou até mesmo contratar serviços, como serviço de solda em alumínio, por exemplo.
Por isso, oferecer aos clientes boas condições para a realização de todo o processo de compra pelo celular sem a necessidade de um computador de mesa é uma excelente forma de aumentar a vantagem competitiva das empresas. O M-commerce, envolve:
- Comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis;
- Suporte móvel pelo WhatsApp;
- Sites responsivos para celulares e tablets;
- Aplicativos;
- Formas de pagamentos digitais pelo celular.
Ou seja, são vários pontos importantes que asseguram o conceito de M-commerce e fazem dele um elemento importante para alavancar as vendas online.
Em geral, existem 3 formas principais de promover o M-commerce, que são: pelo navegador, pelos aplicativos e pelas redes sociais.
Navegador
O uso do m-commerce por meio de um navegador funciona de maneira muito semelhante ao uso de computadores e computadores de mesa. Os consumidores simplesmente precisam usar um navegador da web em seu smartphone para acessar o site ou mercado de uma marca.
No entanto, é fundamental que os sites e marketplaces sejam customizados para oferecer aos clientes uma boa experiência de compra.
Isso significa que essas plataformas de vendas devem ser responsivas e otimizadas para ter um bom tempo de atividade e oferecer todos os recursos dos smartphones também no desktop.
Afinal, se ela não responder ou demorar muito para abrir, a taxa de rejeição da página será muito alta, assim como a queda nas vendas, pois a experiência do usuário é muito influenciada pelo comportamento dos clientes ao fazer compras online.
Aplicativo
O uso de aplicativos de vendas também está se tornando uma prática que faz parte do comportamento do consumidor, por isso as marcas estão investindo cada vez mais nessas ferramentas online.
Com isso, até mesmo empresas que vendem portão de garagem preço podem desenvolver um aplicativo personalizado para a empresa, e divulgar seus produtos por lá.
Além disso, existe a possibilidade de firmar parcerias com mercados com os quais a empresa já possui algum tipo de parceria.
Ao oferecer aplicativos para smartphones, as empresas podem aumentar as vendas e a visibilidade, otimizar as vendas, expandir os canais de vendas e muito mais.
Mídias sociais
Muitas empresas já possuem um canal de vendas dentro de suas próprias redes sociais. Isso porque essas plataformas sociais oferecem essa modalidade, pois muitos usuários compram sem sair desses locais.
Como o uso da rede é quase maior em smartphones e tablets, esse é um tipo de m-commerce que já é bem aceito no mercado consumidor.
Quais são os benefícios do m-commerce?
Agora que você já sabe o conceito de M-commerce e os aspectos e fundamentos dessa estratégia de vendas, vamos ver os principais benefícios.
De antemão, como as vendas por meio de dispositivos móveis se tornam cada vez mais constantes na vida dos consumidores, eles de fato poderão comprar da sua marca por meio desses dispositivos.
Com isso, as etiqueta para produtos nos sites e aplicativos voltados para vendas online devem estar bem descritas com todas as informações necessárias para que o consumidor entenda sobre o produto que está sendo vendido.
Logo, tanto os M-commerces e lojas virtuais voltadas para dispositivos móveis crescem e alcançam maior lucratividade, como os consumidores obtêm vários benefícios, como:
Experiência do cliente
A experiência de compra oferecida aos consumidores é um fator determinante na fidelização e conversão de clientes. Como mencionado anteriormente, o uso de dispositivos móveis para compras é uma realidade no mercado de consumo.
A oferta de M-commerce, portanto, investe na experiência do consumidor.
Soma-se a isso o fato de que é possível entender muito mais sobre o comportamento do cliente da marca, pois esse tipo de venda oferece uma gama de insights e dados para orientar toda a estratégia de marketing e vendas da empresa.
Alcance do público
Como os canais de vendas são otimizados para mobile commerce, as chances de atingir um público maior são muito altas. Para se ter uma ideia, mecanismos de busca como o Google favorece sites responsivos na página de respostas.
Afinal, um site responsivo oferece aos usuários uma experiência de compra muito mais completa. Outra questão importante quanto a isso é que, hoje em dia, a maioria das pessoas, mais de 90%, possui um smartphone e utilizam inclusive para fazer compras.
Até mesmo para o mercado B2B, os gestores buscam outras empresas para obter serviços e parcerias através do dispositivo móvel.
Por exemplo, o setor financeiro da sua empresa pode pesquisar sobre a fachada ACM preço para encontrar os melhores serviços e garantir uma economia importante para a empresa.
Por isso, é fundamental oferecer a esses usuários a oportunidade de fechar negócios com sua empresa de forma totalmente facilitada, através das redes sociais.
Descoberta de produtos
Grande parte da descoberta de produtos ocorre quando os usuários navegam em seus dispositivos móveis.
Muitas plataformas que funcionam como canais de vendas, como as redes sociais, oferecem uma experiência completa, pois não precisam redirecionar o usuário para outra página no momento da compra, mesmo que seja um computador desktop à venda.
Então, se uma marca já possui uma rede social, loja online ou aplicativo eficaz, por que não oferecer uma experiência completa de M-commerce? Isso permite que os clientes descubram produtos e façam compras de maneira fácil e eficiente usando seus dispositivos móveis.
Facilidade de acesso
De fato, a facilidade de acesso proporcionada pelo M-commerce é umas das principais vantagens de utilizar essa estratégia e meio de venda. Onde quer que estejam, os clientes podem descobrir e comprar produtos com apenas alguns cliques.
Com canais de vendas responsivos, os clientes podem encontrar, pesquisar, comparar preços e comprar rapidamente usando apenas um smartphone.
Considerações finais
O M-commerce é uma das principais fontes que aceleram o crescimento dos negócios no mundo virtual, afinal, assim como os sites que falam sobre “estrutura metálica para garagem” precisam garantir a escalabilidade, as empresas precisam se adaptar às redes sociais.
Independentemente se são empresas de comércio eletrônico, pequenas e grandes, é preciso que elas considerem os aplicativos móveis uma ferramenta útil para promover seus negócios para um público mais amplo.
Afinal, o mercado de vendas online está crescendo cada vez mais e para sobreviver e ter sucesso, eles precisam oferecer mais comodidade aos seus clientes para fidelizá-los e garantir vendas.
A melhor forma de o fazer é criar um espaço para o comércio eletrónico, torná-lo acessível à maioria da população e facilitar a compra de produtos por qualquer pessoa.
O objetivo final de criar uma loja online é expandir o alcance de seus clientes enquanto cria mais oportunidades.
Vender online pode ajudar a aumentar a receita, bem como expandir seu público-alvo. E se a maioria das pessoas compra online através de dispositivos móveis, porque não apostar no M-commerce?
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.