SEO do zero: o que é preciso para iniciar?

SEO significa Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização do mecanismo de pesquisa. Ele tem o intuito de aumentar o tráfego de pesquisa orgânica de um site, independentemente se fale de tubo flexível ou seja um portal de notícias. 

Com ele você aparecerá para possíveis interessados, terá uma classificação mais alta no Google, por exemplo, e verá suas vendas aumentarem gradativamente. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

A importância do SEO

Os clientes buscam, dia a dia, soluções para seus problemas e você pode atraí-los, classificando esses termos. Mas entende que este é um trabalho de longo prazo e não será feito sem esforço, pois outros estão tentando fazer o mesmo. 

É por isso que é fundamental sair de trás de sua mesa rustica de madeira, verificar quais as palavras chave que tem a ver com seu negócio e que irão gerar números interessantes ao longo do tempo.

Quais são os benefícios do SEO?

A maioria das pessoas não passa da primeira página nos mecanismos de busca, portanto, classificações mais altas geralmente chamam mais atenção. Ou seja, assim como é necessário fazer a aquisição de uma mesa inox industrial para um açougue, precisa-se investir num profissional capacitado.

  • Tráfego orgânico: Quando percebe que o tráfego orgânico está aumentando, é sinal de que está fazendo algo certo. Você pode acompanhar isso no Analytics do Google;
  • Classificações de palavras-chave: Procure por palavras chave com alto número de buscas e que sejam relativamente fáceis. Isso pode ser verificado gratuitamente no Ubersuggest. Mas se desejar um rastreamento mais preciso, há a possibilidade de ser premium;
  • Coloque palavras-chave no título da página: Se escolheu regulador de tensão para ser sua palavra chave, coloque-a em seu título. Esta é uma das coisas mais importantes que o Google e outros mecanismos de pesquisa avaliam para determinar a posição do link;
  • Coloque palavras-chave em sua meta descrição: A meta descrição irá informar aos mecanismos de pesquisa e aos usuários sobre o que é a sua página ou o link em questão. Embora os metadados não sejam tão importantes quanto costumavam ser, eles ainda têm suas vantagens. A descrição deste campo deve ser legível e fazer sentido, e os metadados da palavra-chave devem se concentrar em sua palavra-chave ou frase.

Utilize as palavras-chave corretamente

  • Coloque palavras-chave em seu texto H2: O texto H1 geralmente é o título e estará em negrito e no topo da sua página. Mas o H2 são os subtítulos que irão ‘quebrar’ os textos, deixando-os mais fáceis. O Google e outros mecanismos de pesquisa podem ver isso e dão importância extra a esses casos. Certifique-se de que sua palavra-chave esteja inserida ali;
  • Use palavras-chave ao longo do texto: Usar suas palavras-chave ao longo do texto é uma parte essencial de sua estratégia de SEO. Isso porque indica aos mecanismos de pesquisa que a página fala, exatamente, sobre aquilo que é o foco. Especialistas afirmam que elas devem ser usadas de 4 a 6 vezes (mais que isso pode prejudicar sua pontuação). Ou seja, escreva naturalmente, evitando que seu texto tenha as famosas ‘barrigas’;
  • Visibilidade: Essa métrica mostra qual porcentagem de todos os cliques para as palavras-chave rastreadas chegam ao seu site. Ela não está presente em todos os softwares, então, fique atento pois pode ser extremamente útil. Por exemplo, digamos que você rastreie uma palavra-chave e todas as primeiras posições no Google sejam ocupadas por páginas do seu site. Como ele obtém todo o tráfego possível dessa palavra-chave, sua visibilidade é de 100%. Em contrapartida, se ocupar apenas um lugar no Google, sendo o restante listado por concorrentes, sua visibilidade certamente será inferior a 100%. Quando há aumento nesse quesito, é sinal de que seu SEO está no caminho certo.

Após todos esses detalhes pontuados, é hora de fazer o possível para ter ao menos metade de suas palavras-chave no topo dos mecanismos de busca, apesar de já termos comentado, é interessante voltarmos a dizer que o investimento em um profissional experiente pode ser a ponte para atingir números inestimáveis. 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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