Saiba como o aumento do uso de chatbots e assistentes virtuais influencia nos seus negócios

Os chatbots têm se tornado muito importantes para melhorar a comunicação e o atendimento das empresas, afinal vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, com isso a forma como as pessoas se comunicam também mudou.

Essas transformações tecnológicas mudaram os hábitos dos consumidores, agora eles não precisam passar horas no telefone ou ir até o local para conseguir informações, tudo está na palma da sua mão, a apenas um toque.

Este novo consumidor também conta com uma série de instrumentos que permitem com que ele pesquise, leia, analise e questione sobre novos produtos e serviços.

Por isso, é fundamental que as empresas, sejam elas de conserto de elevadores ou de telefonia, implementem os chatbots nas redes sociais do seu negócio, afinal essa ferramenta auxilia o consumidor, além de facilitar a comunicação entre pessoas e empresas.

Para entender um pouco mais sobre os serviços de chatbot e assistentes virtuais e como eles podem transformar a comunicação da sua empresa, continue lendo este artigo.

O que é chatbot?

Chatbot é a junção das palavras chat, que em português significa bate-papo, e bot, que é a abreviação em inglês da palavra robô. Dessa forma, levando ao pé da letra, é um robô que foi criado para fazer perguntas e elaborar respostas, ou seja, ter uma conversa.

Desta forma, um chatbot é um programa automatizado usado por uma empresa de consultoria ambiental Rio de Janeiro, por exemplo, para interagir com os seus clientes através de textos ou áudios.

Saiba que esse software é alimentado por inteligência artificial (IA), que exerce um papel muito importante na comunicação das empresas, pois são usadas como ferramentas de informações, para que os clientes:

  • Esclareçam suas dúvidas sobre um produto ou serviço;
  • Obtenham informações relacionadas ao produto ou serviço;
  • Marque uma reunião com o gerente de produto ou serviço;
  • Solicite um orçamento de um produto ou serviço.

No mundo atual, onde as pessoas têm cada vez mais pressa e precisam de informações rápidas, esses programas são fundamentais para manter a qualidade do atendimento e esclarecer as questões dos consumidores de uma maneira fácil e rápida.

O que são assistentes virtuais?

Você já deve ter se questionado se um chatbot é a mesma coisa que um assistente virtual, por isso vamos explicar um pouco melhor o conceito dessa tecnologia. Assim como os chatbots, os assistentes virtuais também são criados a partir de IA, através deles é possível:

  • Padronizar as respostas;
  • Controlar as informações;
  • Acompanhar os resultados.

Realizando tudo de uma maneira ágil, proporcionando uma experiência diferenciada para as pessoas, mas diferente dos chatbots, o assistente virtual auxilia as pessoas em suas atividades diárias.

Por exemplo, pode ajudar a definir o alarme, pesquisar aquela música em seu aplicativo, buscar por lugares que possam alugar empilhadeira, como se realmente fosse um assistente, te ajudando assim no cotidiano.

Diferença entre chatbot e assistente virtual

Bom, a grande diferença entre esses dois softwares é que os chatbots são usados como interfaces de aquisição de informações, como detalhes de um produto, informações dos serviços, agendamento de atendimento, entre outras funções estabelecidas pela empresa.

Já os assistentes virtuais auxiliam na condução da rotina das pessoas, seja gerenciando as listas de tarefas, respondendo dúvidas sobre como funciona para tirar uma CNH para estrangeiros ou qual a previsão de temperatura para o dia.

Saiba que se, por exemplo, você pedir ajuda virtual a um chatbot, ele fica confuso, e no final irá continuar fazendo as mesmas perguntas, afinal ele foi programado com respostas automáticas de acordo com as questões pré-estabelecidas.

De modo geral, podemos definir os assistentes virtuais como software que auxiliam as pessoas em seu dia a dia, ou seja, pode ser usado por todos, já os chatbots são programas que possuem perguntas e respostas definidas pelas empresas para uso comercial.

Porém ambos são considerados interfaces de conversação, apesar das suas diferenças na funcionalidade. Saber a diferença entre esses dois softwares é essencial para que as empresas saibam aplicá-los da maneira correta.

Benefícios dos chatbots

Quando uma empresa de seladora automática, por exemplo, implementa o chatbot em seu atendimento, consegue atender seus usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, isso traz mais flexibilidade e comodidade para os clientes.

Como esse sistema usa comando, o atendimento é bem diferente do que sua uma pessoa o estivesse fazendo, pois os chatbots sempre irão seguir o mesmo protocolo de informações, criando assim conversas amistosas e objetivas, seja por meio de texto ou voz.

Uma outra vantagem é a integração dos chatbots aos diversos canais de comunicação, com isso uma pessoa que deseja se comunicar com uma empresa de serviço de pintura predial, por exemplo, terá acesso fácil por diversos canais da marca.

Isso permite um atendimento personalizado, e você consegue atender desde as pessoas que estão com mais pressa, até aquelas que exigem que os mínimos detalhes sejam explicados.

Os chatbot conseguem fidelizar o cliente pois eles conseguem compartilhar o conhecimento e estimular um diálogo espontâneo, além disso todas as informações que foram trocadas com o cliente ficam armazenadas no sistema.

Isso permite com que os clientes não precisem repetir todas as informações a cada vez que falar com um novo atendente, isso muda a percepção dos consumidores com a sua marca.

Benefícios do assistente virtual

Como você pode ver, os assistentes virtuais auxiliam as pessoas em suas tarefas do dia a dia, com isso elas podem se programar, tirar dúvidas e realizar pesquisas, seja para curiosidade ou para buscar algo.

Saiba que apesar das diferenças entre os chatbots e os assistentes virtuais, eles podem trabalhar juntos, e existem inclusive empresas que já fazem isso.

Dessa forma o cliente entra em contato com a empresa para tirar suas dúvidas e não tem apenas respostas prontas, mas esses sistemas podem oferecer a resolução dos problemas, orientar sobre procedimento e direcionar para o atendimento que precisa.

Em alguns casos inclusive é possível bater um papo por voz, mandando e recebendo áudio dessa assistente virtual, além de acessar diversas informações.

Com o uso da assistente virtual no chatbot, as empresas conseguem humanizar cada vez mais o atendimento, pois as pessoas terão a agilidade dos chatbots com a humanização das assistentes.

Ampliação do investimento em chatbots

Como você pode perceber, os chatbots são o futuro da comunicação entre cliente e empreendimento, dessa forma é possível que uma empresa de manutenção de caminhão, por exemplo, responda de imediato as questões dos clientes.

As marcas estão investindo de forma massiva nessa nova tecnologia, com isso, ao invés de utilizarem mensagens de e-mail, estão adotando aplicativos particulares e de grupos de mensagens.

O uso dos chatbots

Esse sistema pode ser utilizado em diversas aplicações através do seu comando programado para realizar a troca de informações, sempre de maneira automatizada, sem que precise de interferência humana, garantindo economia e agilidade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial pode ser integrada aos sistemas, isso faz com que o cliente não tenha apenas respostas programadas e repetitivas, se tornando assim um sistema que mais causa dúvidas do que esclarecimento.

A IA permite que as máquinas aprendam e imitem o comportamento humano, isso pode ser feito com robôs, além de computadores, softwares e dispositivos, sendo assim essa tecnologia já é aplicada aos chatbots, assim eles conseguem aprender a interagir melhor.

Assistentes virtuais

Essa é uma tecnologia bem importante, ainda mais devido ao aumento das buscas por voz, o que acaba mudando o desenvolvimento tecnológico, o que torna as experiências do usuário mais qualificadas.

Graças à tecnologia, hoje a maioria dos serviços de reconhecimento de voz conseguem processar até as falas mais confusas, por isso que essa é uma tecnologia que está cada vez mais presente na vida das pessoas e precisa ser usada pelas empresas.

Importância dos chatbots e assistentes virtuais

Tenha você uma empresa de flange wn ou uma loja de bolsas, saiba que tanto os chatbots como as assistentes virtuais são essenciais para o seu negócio.

Eles conseguem atender a demanda dos seus clientes de uma forma muito mais eficaz que os canais de atendimento tradicionais, afinal não dependem da intervenção humana, com isso vários atendimentos podem ser feitos de maneira simultânea.

Além disso, o cliente terá sempre as respostas que precisa, conseguindo resolver o seu problema em poucos segundos, em vez de esperar por horas em uma fila no telefone, afinal o mundo anda muito corrido para que as pessoas percam tanto tempo.

Um atendimento rápido reflete na reputação da sua empresa, fazendo com que os clientes reconheçam como a comunicação foi eficaz, se tornando um consumidor final, afinal a sua empresa entende e resolve todas as suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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