8 coisas essenciais no endomarketing

Para o sucesso de uma empresa, seja ela pequena ou grande, como uma fábrica de filtro ar condicionado, por exemplo, não basta apenas focar em ações de marketing direcionada a angariar mais clientes e a fortalecer a marca.

Isso porque, os colaboradores também são públicos estratégicos para uma organização, uma vez que cumprem atividades que vão ao encontro dos seus objetivos mercadológicos, gerando lucratividade.

Direcionado aos funcionários, o endomarketing surge como um investimento necessário para manter esse público comprometido com os interesses e com a cultura da empresa. Nos próximos, entenda o que é, vantagens e 8 dicas de ações eficientes.

O que é endomarketing?

Assim como o marketing focado em elevar as vendas de um produto, como por exemplo, uma empresa de racks para servidor, o endomarketing é fundamentado em ações que “vendem” a organização para o seu público interno.

Esse objetivo de “venda” significa no âmbito do endomarketing estabelecer um contato mais próximo com os colaboradores, de maneira que eles possam se identificar com os propósitos e virar um fiel defensor da marca.

Além de gerar satisfação, o que resulta em uma clima organizacional mais saudável, as estratégias também elevam a capacidade produtiva dos funcionários, benefício altamente importante para os negócios de qualquer empresa.

Outra vantagem do endomarketing é que ele aumenta a retenção de talentos. Quanto mais bons profissionais, mais qualidade em atividades tanto operacionais quanto administrativas e de gestão.

Mais um benefício é a geração de motivação, o que traz para as empresas, colaboradores mais interessados na busca por melhorar serviços e produtos, aumentando assim, o potencial inovador da empresa.

8 ações de endomarketing fundamentais para ter sucesso

  1. Invista na capacitação dos colaboradores: se atua, por exemplo, com ACM Fachada, disponibilize treinamentos constantes. Isso não apenas mostra o interesse da empresa no aperfeiçoamento dos funcionários, como melhora as atividades.
  1. Crie campanhas de premiação: para valorizar os profissionais que atingiram as suas metas em determinado período, aposte em premiações, que certamente irão motivar os funcionários.
  1. Amplie os benefícios: quanto mais benefícios, mais satisfeitos os funcionários serão, o que resulta em mais produção e motivação.
  1. Promova encontros: eventos de confraternização são essenciais para promover a interação entre os profissionais, um fato que tem efeito direto no estabelecimento de um clima organizacional satisfatório.
  1. Realize pesquisas: para entender o que os colaboradores esperam da empresa ou para compreender os seus desejos, faça pesquisas regulares. Desta maneira, as campanhas serão mais assertivas.
  1. Parabenize em datas especiais: enviar uma mensagem e um brinde personalizado no dia do aniversário do funcionário, é uma forma da empresa mostrar o quanto ele é importante para ela.
  1. Aposte na diversidade de canais de comunicação: intranet, e-mails marketing, newsletter, revistas , entre outros são investimentos que informam, geral interatividade e facilitam a comunicação com o corpo de colaboradores.
  1. Elogie: elogiar os colaboradores pelo seu desempenho por meio de murais ou outros canais, é, sem dúvida, uma ação que contribui para motivar cada vez mais os funcionários.

Esperamos que esse conteúdo tenha auxiliado na criação de estratégias eficazes em endomarketing, que são primordiais para o desenvolvimento das empresas. Se gostou, compartilhe e continue a nos acompanhar.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe Soluções Industriais.

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