Planejamento estratégico: 4 dicas para os pequenos negócios

Empreendimentos de pequeno porte se tornaram muito comuns nos últimos anos, e tem crescido cada vez mais na preferência das pessoas, mas nem sempre é fácil conseguir gerenciá-los ou obter resultados através deles. 

Devido ao grande número de novos negócios surgindo, o mercado vem ficando cada vez mais concorrido, até em áreas mais específicas como a venda de bucha de aço, por exemplo. 

Então para conseguir se destacar, é fundamental ter um bom planejamento estratégico e saber qual caminho seguir para fazer com que sua empresa de porte pequeno, seja referência dentro do mercado. Separamos 4 dicas que vão te ajudar nessa jornada. 

  1. Missão, visão e valores

A primeira dica para desenvolver seu planejamento estratégico, é justamente ter um autoconhecimento sobre o seu negócio, e para isso, é preciso entender e saber descrever os 3 principais pilares: missão, visão e valores. 

A missão, é nada mais do a razão pela qual a sua empresa existe, para que seu negócio serve? O que ele pode agregar de diferente para o mundo? Até onde você quer chegar? Qual é o seu grande objetivo?

Definir uma missão representa mostrar para seus colaboradores e também para o público externo, um norte sobre seu grande propósito, dessa forma, fica muito mais fácil de ver se você está conseguindo alcançá-lo durante toda a jornada. 

Onde você pretende chegar? Quando você imagina ter um crescimento? Ou acha que sua empresa está boa desse jeito? Quais são seus sonhos para o futuro? Essa é a chamada visão de um negócio, ou seja, qual o grau de expectativa que o empreendedor tem em relação a sua empresa. Isso é fundamental para entender o que deve ser feito, e se está sendo feito para chegar até esse lugar. 

Por fim, temos os valores, todo negócio possui comportamentos e condutas pré estabelecidas, como por exemplo, fazer parte da sustentabilidade com a reutilização de caixa de papelão ou o descarte correto de lixo eletrônico. 

Os valores são essenciais para conseguir guiar clientes, colaboradores e empresários sobre atitudes que podem ou não ser tomadas no dia a dia, e entender mais sobre como sua empresa foi moldada e de que forma ela atua dentro do mercado. 

  1. Análise de ambientes

A segunda dica é fazer uma análise geral dos ambientes de atuação de seu negócio, tanto os internos quanto os externos. No primeiro caso, é fundamental entender quais são os pontos fortes e fracos do seu empreendimento, como está indo o setor financeiro, o desempenho de seus colaboradores, o dia a dia do trabalho e por aí vai. 

Já no ambiente externo é preciso fazer uma varredura sobre o mercado, verificar os principais concorrentes, potenciais clientes, meios de comunicação, quais são as oportunidades de negócio para você, e etc. Lembre-se que até mesmo, segmentos mais específicos como a venda de batedeira industrial, possuem concorrência e devem ser analisados com cuidado, sempre visando o melhor para o seu negócio. 

Depois de analisar os dois ambientes, é hora de corrigir possíveis falhas que possam ter no compilado dos dois, identificar onde é possível melhorar e começar a montar um planejamento em volta disso. 

  1. Construa um plano de ação

Você já definiu missão, visão e valores, já fez uma análise interna e externa da sua empresa, então chegou a hora de começar a construir um plano de ação, ou seja, colocar no papel, quais serão as estratégias executadas e como elas serão realizadas. 

Também é importante destacar, quais colaboradores executarão cada coisa, quais recursos serão utilizados, quanto de dinheiro será investido, qual tecnologia você contratará e por aí vai. 

Um plano de ação de marketing, por exemplo, é preciso destacar quem você quer atingir, quantas pessoas, de que maneira, qual o canal que utilizará e quem será o responsável pela execução. 

  1. Mensure os resultados

A última dica é sempre acompanhar de perto, como o seu negócio está desempenhando, ou seja, fique de olho nos resultados. Isso ajuda a identificar pontos positivos para reforçá-los, ou pontos negativos para fazer possíveis correções de curso. 

Ter em mãos todos os dados, ajuda a entender se sua empresa está desempenhando o que já foi planejado, se o rendimento dela está abaixo, ou se você está melhor do que esperava, é sempre bom ficar de olho e se atentar minuciosamente a cada detalhe. 

Planejamento estratégico em uma empresa de pequeno porte, é algo fundamental para que você consiga melhorar seus rendimentos e ter mais clareza sobre seu negócio de maneira geral. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE