Como funciona o empreendedorismo de start-up

O mercado empresarial se renova com grande frequência, acompanhando as novas tendências disponíveis no mercado. Um processo que ocorre de forma ainda mais constante quando se fala do empreendedorismo de start-up.

Um tipo de mercado que está voltado justamente ao encontro de novidades nos mais distintos setores, trazendo assim uma renovação completa para os centros comerciais, ao acompanhar as novas necessidades que o público pode apresentar.

Em alguns casos, ainda é possível trabalhar até mesmo com a implementação dessas necessidades na sociedade. A partir do mesmo movimento que fez com que os aparelhos celulares se tornassem peças essenciais para o convívio social das pessoas.

Isso também é possível por causa do próprio avanço tecnológico, que apresenta com frequências novas ferramentas tanto para o público como para o mercado, sendo possível hoje solicitar licença ambiental diretamente pelo site do governo.

Isso elimina a necessidade de se dispor até um prédio governamental, agendar uma visita e levar a documentação necessária para abrir esse tipo de pedido, com todo esse processo podendo ser iniciado até mesmo por um aplicativo.

Tudo levando a uma maior descentralização das atividades de trabalho, o que leva, por exemplo, a expansão do modelo home office, nos qual os funcionários de uma companhia podem executar suas tarefas diretamente de casa, em um escritório residencial.

Tal modernização é tamanha que já pode ser vista nos mais diferentes tipos de empreendimentos, até mesmo os de pequeno porte, com qualquer mercado de bairro tendo acesso a um sistema de emissão de boletos, entre outras soluções financeiras.

Ao acompanhar essa modificação cada vez mais dinâmica do mercado, se destaca a existência dos empreendimentos via startup, sendo companhias que visam não apenas crescer em sua área, como também transformar os setores nos quais atuam.

Como funciona uma start up?

Um negócio de modelo startup está relacionado a um tipo de empreendimento que visa um crescimento futuro como um de seus objetivos. De certo modo, essa é a meta das maiorias dos negócios, mas uma startup trabalha com mais empenho nesse sentido.

Ela se refere a um modelo no qual um projeto nasce a partir de uma ideia pessoal ou coletiva, cujo objetivo não é de se fortalecer como mais uma companhia no mercado, e sim com a criação de uma estrutura própria, trabalhando com coisas inéditas ao mercado.

Com base nessa realidade, é possível associar as start up ao ramo de tecnologia e criatividade, por se tratarem de negócios que focam justamente na criação de um novo modelo de negócio, a serem desenvolvidos por tais setores.

Mesmo sendo um movimento ainda novo no mercado, atualmente já é possível reconhecer os lucros conquistados por esses projetos, existindo diversas empresas em plena fase de crescimento que começaram justamente como uma ideia no ambiente comercial.

Como um aplicativo no qual é possível contratar os serviços de diarista, além de outros profissionais autônomos, sem a necessidade de se fazer um contrato formal com agências de limpeza ou qualquer que seja a instituição que oferece esse tipo de serviço.

O que existe hoje, inclusive, é um crescimento cada vez maior tanto do modelo de start ups no mercado, como também na prosperidade desses projetos, com algumas já podendo se posicionar inclusive como empresas estabelecidas, sendo reconhecidas pelo público.

Projetos que passaram a ter um maior reconhecimento por parte do meio investidor, que passam a apostar nesse modelo, visando os lucros futuros que poderão estar associados a tal startup, caso a mesma alcance uma posição de destaque no mercado.

Algo cada vez mais seguro de se apostar, diante da adoção do mercado financeiro a tais ferramentas de inovação, acompanhando o comportamento da própria sociedade, que vem modificando sua forma de trabalho graças a adoção das técnicas digitais.

Existindo investidores-anjo dispostos a investir nos mais variados tipos de projeto, garantindo que uma empresa administradora de condomínios consiga prosperar em sua área, ao trazer novos métodos para um serviço de gestão visto como tradicional.

Diante disso, quando se pensa nas áreas às quais uma startup pode se profissionalizar existe uma variedade enorme de opções.

Os setores de maior associação com as startups

Por se tratar de um formato de negócio que está diretamente ao intuito de reformular o mercado como conhecemos, ou seja, apresentando uma estratégia diferenciada de gestão sobre produtos e serviços, existe uma conexão natural entre a tecnologia e esse modelo.

De fato, as ferramentas tecnológicas vêm permitindo a evolução dos mais diferentes mercados, incluindo setores que pareciam estar engessados no tempo, diante do funcionamento do seu modelo por gerações, como nos serviços de transporte.

A chegada dos chamados “carros por aplicativo” modificaram profundamente o setor de transportes, com esse modelo descentralizado de negócios sendo replicado também para outros setores, com destaque, por exemplo, ao meio de entretenimento com o streaming.

Dentro dessa realidade de constante modificações, o trabalho das startups permitem com que um usuário consiga ter acesso a serviços contábeis diretamente da tela do seu celular, ao entrar em contato com uma agência responsável por assuntos fiscais.

E entre as áreas mais associadas ao modelo de startup destacam-se:

  • Setor de tecnologia;
  • Medicina;
  • Serviços gerais;
  • Educação;
  • Finanças.

Cada um operando a partir de uma característica específica que novos métodos de administração podem identificar, e trabalhar para oferecer uma variedade moderna desse serviço, trazendo novos benefícios tanto ao consumidor como ao mercado comercial.

E quando se fala das mudanças trazidas pelas startups isso não se resume ao mercado composto por elas, como também a qualquer ativo empresarial que possa ter algum tipo de relação com essas companhias voltadas à tecnologia.

A partir de características poucas que costumam ser repassadas dentro do modelo adotado por uma startup, mas que também pode ser aplicado ao seu projeto comercial tradicional, que se encontra a tempos no mercado e busca uma maneira de renovar os seus serviços.

Particularidades de uma empresa startup

As startups chamam atenção do mercado tradicional por oferecerem muitas vezes o mesmo tipo de produto ou serviço que já pode ser encontrado no meio tradicional, contudo, ao postarem em um formato inovador, elas passam a ter a atenção do público.

Sendo possível citar o exemplo de fornecedores de plantas ornamentais, que trabalham junto a restaurantes, lojas e outros conjuntos comerciais. Ao oferecer os seus serviços através de um site ou aplicativo, esse fornecedor pode trabalhar com o cliente direto.

Ou seja, alguém que esteja interessado em comprar um número menos específico de plantas, para dispor na decoração da sua residência. Uma situação que pode tornar esse fornecedor em questão como um negócio de maior competitividade no mercado.

Porém, para que uma startup tenha sucesso, é importante que a mesma esteja aberta a trabalhar com conceitos que estão alinhadas a esse modelo de negócio.

Atenção ao mercado

Para que uma empresa nova nesse setor conseguisse se destacar com algum viés competitivo, é preciso que ela esteja conectada à realidade do mercado, observando oportunidades que podem ser trabalhadas na sua oferta de serviços e produtos.

Estudando as necessidades do público, em busca de apresentar algo que responda aos anseios de uma audiência, em alguns casos até mesmo antevendo tais demandas.

Criatividade

Quando se fala em criar soluções para o público e para o mercado, um dos conceitos a entrar em maior destaque é a ideia de criatividade, sendo preciso pensar além do óbvio, para que seja possível apresentar novas ferramentas de negócio à sua audiência alvo.

Resolvendo problemas

Entretanto, não basta uma empresa nova somente tentar conectar-se ao público, é preciso oferecer soluções capazes de resolver as questões apresentadas por essa audiência, para que tal companhia passe a ser considerada por parte do consumidor.

Como na oferta de serviços de portaria e limpeza para um usuário que demonstra na internet interesse sobre esse tipo de serviço, sendo preciso encontrar um canal de contato direto com tal cliente em potencial, de forma a responder aos contratempos do consumidor.

Modelo escalável e sustentável

As startups se destacam também por serem negócios que visam desde sua abertura um crescimento no mercado, buscando implementar suas atividades junto a um público especificado.

E além de um projeto escalável, que prevê o crescimento da companhia, é preciso estar conectado também aos conceitos de sustentabilidade, para que essa expansão não cause nenhum dano externo, sendo positivo tanto para a empresa como para o público.

Por causa desses pontos citados que o modelo de startups só cresce, tanto no país como no mundo, sendo capaz de facilitar a vida dos clientes em diversas atividades, seja em chamar um carro de transporte ou encontrar um síndico profissional em São Paulo.

Portanto, caso o seu objetivo seja expandir o seu negócio tradicional, é importante também analisar o que está sendo feito nas startups, de forma a encontrar inspirações para o seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE