Marketing de rede: entenda o conceito e como aplicar em seu negócio

Conhecido também como marketing multinível, o marketing de rede é um modelo comercial que originou-se nos Estados Unidos. 

Trata-se de uma estratégia oriunda de vendas diretas com foco em distribuir bens ou serviços onde o lucro vem de vendas dos produtos e recrutamento de novos vendedores. 

Para entender melhor o conceito do marketing de rede, podemos resumir a estratégia com base na possibilidade de conseguir gerar o lucro feito em um tempo integral, trabalhando apenas em um período parcial. 

Portanto, é possível levantar lucros maiores trabalhando com uma máquina rotuladora, por exemplo, em horário reduzido. 

Diante disso, é comum que as pessoas desacreditem do marketing de rede quando conhecem o seu principal objetivo, porém, as estatísticas da estratégia mostram que a técnica é, de fato, funcional. 

No geral, as pessoas costumam desacreditar de estratégias até que passam a perceber como elas são aplicadas e funcionais. 

Uma consultoria e treinamento, por exemplo, é uma maneira de mostrar ao cliente que, através de diagnósticos e planejamentos, é possível elaborar uma estratégia para alcançar objetivos e, finalmente, chegar ao sucesso. 

Não é difícil encontrar pessoas que estão infelizes na atual ocupação no mercado de trabalho, e isso envolve as funções entediantes e o salário que acaba não sendo o ideal conforme os gastos da pessoa. 

Podemos considerar que a proposta do multinível é oferecer aos parceiros uma maneira alternativa de gerar lucro e não um salário. 

Dependendo da função a ser exercida no mercado de trabalho, como um profissional de contabilidade para pequenas empresas, o mesmo pode desenvolver o marketing de rede para aumentar o alcance da sua empresa e, consequentemente, melhorar os seus lucros. 

Independente da área que você deseja atuar, as chances de você conseguir desenvolver uma rede de parceiros e revendedores é muito grande, e ver no planejamento a quantidade de vendas serem feitas será apenas consequência da estratégia do marketing de rede. 

Ao criar a rede, a ideia é que o gestor principal do marketing faça treinamentos, oferecendo o suporte aos revendedores para que façam as ações necessárias para gerar algum lucro. 

Por isso, é de suma importância que o gestor responsável saiba treinar os futuros parceiros, afinal, o marketing de rede tem o objetivo de aumentar os lucros e não causar problemas. 

Por exemplo, é preciso recrutar pessoas que saibam atuar com consultoria ambiental para empresas, para que todas as funções operacionais sejam executadas sem que qualquer problema apareça. 

Na prática, para cada funcionário que for contratado ou convidado para a rede de parceiros, é prometido uma porcentagem de comissão para cada venda realizada.  

Nesse momento, é comum que alguns parceiros comecem a cogitar a criar a sua própria rede de colaboradores, nessa fase, você pode considerar novas porcentagens na comissão para que os parceiros continuem na sua rede. 

No Brasil, a estratégia tem sido responsável por movimentar mais de US$ 11,8 milhões por ano na economia brasileira. 

Esse número foi levantado pelo Grupo Folha, e coloca o Brasil em sexto lugar no ranking de países que mais praticam o marketing de rede. No topo, temos os Estados Unidos e a China.

Apesar dos números mostrarem que o marketing de rede está sendo cada vez mais usado, em contrapartida, a estratégia ainda é desconhecida para algumas pessoas. 

No mundo dos negócios, é necessário estudar as formas de aprimorar o números da companhia, ou seja, se uma empresa de limpeza empresarial não cogita trabalhar com o marketing de rede, é bem provável que lucros estão sendo perdidos. 

Ao olharmos a estratégia com o cenário atual que o país vive, com a convivência com a pandemia e as mudanças sofridas no mundo dos negócios.

Diante disso, é preciso olhar com mais atenção para esse modelo de negócio, afinal, essa alternativa pode ser uma saída para empresas e pessoas que estão sofrendo com a atual economia do Brasil. 

Nesse contexto, em um país que ainda sofre com uma economia frágil, a empresa pode considerar alternativas para lidar melhor com o seu setor financeiro. 

É o caso do serviço de antecipação de recebíveis, onde as empresas recebem os valores antes do prazo previsto. 

O mercado de comunicação e marketing

Através de pesquisas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), revelaram que o setor mais próspero da comunicação é a TV aberta, que fatura cerca de 17,88% dos R$ 120,47 bilhões.

O setor impresso corresponde por livros, revistas, jornais e atividade gráfica que é responsável por 15,63% da área de comunicação. 

O mercado de comunicação também é formado por atividades publicitárias que consideram agências, empresas de mídia exterior e de promoções, consultorias em propaganda e serviços de alto-falante, que por sua vez, está em quarto lugar dentre os setores da comunicação. 

Contudo, todos os setores de comunicação conseguem se tornar um espaço cheio para que os empresários consigam alcançar um alcance maior, pois a comunicação e o marketing são áreas que andam juntas desde o início de suas eras. 

Já no marketing, podemos considerar que o mercado de trabalho é bastante dinâmico. O especialista da área pode trabalhar em uma agência digital, agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas e instituições educacionais. 

Podemos considerar que o profissional da área de marketing é hoje um dos mais solicitados no mercado de trabalho. 

De acordo com os levantamentos feitos por sites de vagas de trabalho, o profissional de marketing tem uma das maiores procuras pelos especialistas. O cargo mais procurado na área é o de gerente de marketing. 

Atualmente, a profissão de analista de dados é uma das mais procuradas entre os recrutadores. 

Hoje, percebemos que as grandes empresas não conseguem sobreviver sem ao menos precisar de um profissional de marketing, isso porque o mundo está cada vez mais digital e o marketing está ligado diretamente a estratégias aplicadas na internet e em outros meios de comunicação.

Podemos usar uma empresa que trabalha com serviços de contabilidade, por exemplo. A companhia em si, precisa ter estratégias para captar novos clientes, e para isso, é necessário de um profissional de marketing para desenvolver estratégias que, a longo prazo, mostram resultados satisfatórios ao gestor do negócio. 

Marketing de rede na prática

Antes de começar a tirar conclusões precipitadas, é importante pontuar que o marketing de rede não é como se fosse uma pirâmide. 

Novamente, trata-se de um modelo de negócio tido como ilegal para a legislação brasileira, sendo considerado crime de estelionato, contra a popular e a evasão de divisas. 

As empresas fundadas através do conceito da estratégia, o fabricante dos produtos faz a venda direta para o distribuidor, que vende para o consumidor final e recebe comissão por aquilo que foi vendido. 

Desta forma, o produto sai mais em conta pelo fato de ter menos etapas na cadeia de vendas. 

Como já citamos, na prática, o marketing de rede é caracterizado por recrutamento de novos vendedores em que eles mesmos recrutam novos colaboradores. Assim, inicia um ciclo em que o recrutador também ganha parte do lucro que foi levantado pelo grupo. 

É nesse momento que surge a ideia de rede. A estratégia vai além da formação de um grupo de parceiros, é necessário inicialmente dar todo o suporte para a equipe para que todos consigam fazer as vendas. 

É como levantar uma equipe para trabalhar com emissão de boletos, afinal, é necessário ter os conhecimentos necessários para exercer a função. 

Para reforçar as diferenças entre o marketing de rede e o negócio em pirâmide, o multinível possui os seguintes diferenciais:

  • Gera e recolhe impostos; 
  • Parceiros podem desistir;
  • Vende produtos e serviços;
  • Há continuidade e hereditariedade;
  • O ganho é de acordo com a dedicação do indivíduo. 

Contudo, se faz necessário dizer que a estratégia tende a dar resultados a longo prazo. Geralmente, os primeiros lucros surgem apenas com 3 a 5 anos de constante trabalhos desenvolvidos pela equipe. 

Para quem é indicado

Como pudemos observar, o marketing de rede é uma técnica na qual as pessoas que mais se dedicam às vendas serão as que mais irão lucrar.

E pelo fato de ser uma estratégia que funciona apenas em longo prazo, podemos considerar que as vendas em grupo não são indicadas para todas as pessoas. 

O modelo de negócio, originado nos Estados Unidos, é uma ótima opção para empresários que buscam novas perspectivas na carreira, que buscam mais liberdade nos horários de trabalho e querem promover uma qualidade de vida melhor. 

Esses benefícios também fazem parte das ambições das pessoas que compõem o grupo de vendedores que desejam fazer sucesso na área. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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