E-mail marketing: 4 técnicas para elaborar

Empresários e gestores de empresas de todos os portes e nichos já ouviram falar sobre como é importante ter boas práticas quando o assunto é marketing. Porém, a verdade é que nem todos têm capacidade financeira de contratar agências e acabam não conseguindo terceirizar.

Isso quer dizer que empresas sem verba devem ficar de fora do marketing? De forma nenhuma! Quer dizer apenas que o caminho pode se tornar um pouco mais difícil e exigir mais dedicação do gestor, que provavelmente terá de aprender algumas habilidades novas.

O marketing, especialmente o digital, tem diferentes áreas de atuação e é interessante que os gestores conheçam os fundamentos de tráfego pago, produção de conteúdo, estratégias e outros assuntos relacionados.

Neste artigo, porém, vamos focar em ajudar você a criar uma estratégia de e-mail marketing para sua empresa. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema e descubra 4 técnicas para elaborar um bom e-mail marketing.

Ainda é válido utilizar e-mail marketing?

Mais da metade da população mundial usa e-mail ativamente e mesmo assim há quem acredite que o e-mail marketing esteja ultrapassado e não gera mais resultados. Provavelmente quem faz essas afirmações não se atualizou e não consegue criar uma conexão com seu público através do e-mail.

É pouco provável que o público de uma empresa, seja ela de mesa rústica de madeira ou de jogos eletrônicos, não faça parte desse alto percentual de pessoas que usam e-mail. Deste modo, sim, é muito válido usar e-mail marketing, desde que você o faça da maneira correta.

1. Defina seus objetivos

Você precisa saber qual objetivo deseja alcançar, portanto avalie quais os resultados que você deseja alcançar após o envio deste e-mail que vai começar a elaborar. Qual problema deseja resolver e qual o sentimento que deseja provocar na sua audiência?

Além disso, crie metas claras, possíveis de serem mensuradas, por exemplo, vender 30 unidades de catalisador para tinta a partir dos e-mails disparados.

2. Entenda que há diferentes tipos de e-mail marketing 

Muitas pessoas acabam associando somente os e-mails promocionais a e-mail marketing, porém a verdade é que este é apenas um modelo possível de ser utilizado por empresas, os principais são: 

  • Newsletter
  • Email promocional
  • Email sazonal
  • Email de boas-vindas
  • Email para clientes e Leads inativos

Conhecendo seu objetivo e os diferentes tipos de utilização para e-mail marketing você conseguirá ser mais assertivo na sua comunicação.

3. Qual será sua estratégia?

O que você fará para alcançar seu objetivo? Irá oferecer descontos, alguma vantagem para incentivar seus clientes a comprarem, ou então irá apostar na produção de conteúdo de valor e dar importantes dicas sobre conectores elétricos.

4. Use o tom de voz da marca

Ao se comunicar com seu público alvo, independente do canal ou do formato utilizado, é preciso se atentar à forma como as ideias são expressadas. Assim como cada pessoa se comunica de uma forma única, as empresas também têm seu próprio tom de voz.

Portanto se sua empresa tem um perfil mais sério e conservador ou despojado e jovem, essas características devem ser mantidas no texto escrito, dessa forma aumenta a conexão e faz com que o e-mail soe natural.

O e-mail marketing continua sendo uma importante ferramenta para as empresas reforçarem seu relacionamento com os clientes e potencializar os resultados de suas campanhas de marketing. Com esses 4 passos simples você pode começar a aplicar essa estratégia agora mesmo.


Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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