Melhores ferramentas para fazer marketing digital em 2022

O ano de 2022 começou e é essencial que quem faz marketing digital se atualize com as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Fazer marketing digital significa realizar a promoção das marcas, serviços ou produtos usando as mídias digitais.

Trata-se, sem dúvidas, de uma das melhores maneiras de se comunicar com o público certo na hora certa, de forma personalizada e direta. Afinal, a maior parte da população mundial está conectada na internet durante boa parte do dia.

As empresas e marcas tentam solucionar desejos e dores de potenciais clientes usando canais digitais, tais como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Mídias sociais.
  • Motores de busca;
  • Email marketing;
  • Entre outros.

Existem diversas estratégias que, individualmente ou em associação, podem ser aplicadas no marketing digital, como a otimização para mecanismos de busca, o SEO, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, por exemplo.

As possibilidades nos canais digitais são amplas, sendo possível promover e divulgar o seu negócio, como uma empresa de terceirização de TI, mas para isso é preciso ter as melhores ferramentas.

Neste artigo listamos as ferramentas que mais se destacam para quem quer fazer marketing digital com eficiência em 2022. Continue lendo para conferir.

9 ferramentas para aplicar no marketing digital

O marketing digital, ou Novo Marketing, cresce exponencialmente a cada ano, movimentando o mercado. Neste contexto é preciso identificar e implementar ferramentas que atendam as necessidades do mercado e os objetivos dos empreendedores.

Usando ferramentas eficientes é possível acompanhar a performance dos canais digitais, otimizar a dinâmica de sua equipe, gerenciar metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), além de gerar insights valiosos para o seu negócio.

Pontuamos a seguir 9 ferramentas que merecem destaque em seu desenvolvimento de estratégias de marketing digital em 2022. Confira!

  1. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que mais se destaca entre os profissionais de marketing digital. Sua principal função é monitorar o tráfego de uma página na internet, de um aplicativo ou de um e-commerce.

A plataforma fornece relatórios-padrão que possibilitam essa análise, além da possibilidade de customizar os dashboards conforme as demandas de sua fábrica de caçamba agrícola.

Ele fornece dados que fazem referência a experiência do usuário, além de informações sobre a audiência, como gênero, idade, afinidades, interesses e segmento de mercado.

É possível mensurar informações técnicas sobre as visitas, como o número total de visitantes, o tempo da visita e quais páginas foram acessadas em cada sessão.

Também é possível detectar as origens do tráfego em sua página, se é orgânico, de redes sociais, por mídia paga, entre outros.

Você vai entender melhor suas metas e realizar a mensuração delas, assim como poder analisar quais campanhas de marketing geram melhores resultados.

  1. SimilarWeb

O SimilarWeb é uma ferramenta que permite analisar dados referentes ao tráfego em qualquer aplicativo ou site, como páginas de empresas de consultoria ambiental.

Isso permite analisar a concorrência, descobrir novos mercados, identificar novos competidores e mapear tendências.

Ademais, é importante dizer que essa plataforma coleta 5 bilhões de eventos diariamente, categorizando e higienizando os dados, de forma que dados ruins ou com problemas são excluídos.

Conta com diversas informações disponibilizadas gratuitamente, como o Overview, que mensura o total de visitas, as origens do tráfego e o engajamento.

  1. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que permite o monitoramento da presença de um site nos resultados de busca do Google.

Ele apresenta um dashboard repleto de informações importantes, relacionadas diretamente ao ranqueamento no mecanismo do Google.

Ele permite realizar uma auditoria completa no que tange o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização das páginas para esse mecanismo. Ele fornece relatórios de como o Google lê cada parte dos sites, como títulos, descrições e imagens.

Fornece dados do tráfego de pesquisa, mostrando o que os usuários estão pesquisando que os leva para sua página de material para campanha eleitoral.

Mostra também o desempenho do Google para indexar suas páginas, bem como identificar as palavras-chave utilizadas.

Faz um levantamento do rastreamento, identificando quais os problemas que os robôs do Google estão encontrando durante o vasculhamento das suas páginas. Também detecta problemas de segurança.

  1.  Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta que permite mapear a jornada do usuário dentro de uma determinada página. Fornece dados de onde os visitantes passaram o mouse, indica as áreas de mais cliques, mostra a rapidez de rolagem do mouse na página.

Além disso, tem a funcionalidade de gravar a sessão do usuário em vídeo, permitindo o acompanhamento dos movimentos feitos com o mouse e os cliques. Oferece enquetes com perguntas pertinentes sobre o conteúdo, além de pesquisas de satisfação.

A partir destes testes você pode fazer mudanças no layout de sua página e melhorar CTAs (Call To Action), otimizando as taxas de conversão em seu site de, por exemplo, empresa de inspeção de qualidade.

  1. Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta que permite implementar e administrar tags de acompanhamento de diferentes ferramentas de monitoramento. Isso permite a centralização e o controle por qualquer profissional que tenha acesso à plataforma.

Sem essa funcionalidade, essa gestão demandaria uma equipe de TI para executar as ações necessárias. Com ele é possível adicionar ou alterar tags sem a necessidade de acessar o código do site, facilitando o processo.

Essa ferramenta traz mais agilidade e autonomia para sua equipe de marketing, fornecendo um meio seguro e centralizado de fazer atualizações no script do seu site de curso de capacitação online.

  1. Canva

O Canva é uma ferramenta de design, tendo boa parte de suas funcionalidades oferecidas gratuitamente. Ele conta com uma interface intuitiva, fácil de usar e com inúmeras opções de layout, além de opções de customização dos templates.

O Canva permite ainda uma rede de criação colaborativa, de forma que sua equipe pode fazer sugestões pontuais no design criado. Dessa forma, o processo de aprovação e compartilhamento de designs fica menos burocrático e mais ágil.

Ele oferece opções de templates para posts em redes sociais, infográficos, gráficos e newsletters, entre diversas outras opções.

  1. RD Station

A RD Station é uma ferramenta completa para a automação de marketing, fornecendo todas as funcionalidades importantes para permitir a automatização de uma estratégia de marketing digital.

Entre suas funcionalidades estão a atração de usuários ao site, a transformação de visitas em oportunidades de negócio, o desenvolvimento da relação com clientes em potencial, o fechamento de vendas e a análise do ROI (retorno sobre o investimento) de cada canal.

Um ponto forte que se destaca na RD Station é que possui suas funcionalidades dedicadas à inteligência de negócios, possibilitando uma melhor tomada de decisão por parte do profissional, como o comissario de voo comercial.

Elas contam com dashboards completos, análise de SEO, planejamento de projetos, email marketing, landing pages, formulários, pop-ups, gerenciamento e segmentação dos contatos, qualificação dos contatos, entre outras funcionalidades.

  1. Buzzsumo

O BuzzSumo é uma ferramenta do marketing digital que permite identificar quais conteúdos tiveram uma melhor performance nas redes sociais. É um aplicativo com uma dinâmica simples no qual você digita o tópico a ser analisado em uma barra de busca.

Com essa entrada o aplicativo retorna quais são os conteúdos com maior número de compartilhamentos tanto gerais quanto separados pelas principais redes sociais.

Ele permite ainda opções de filtros, como por data, país, tipo de conteúdo, linguagem e domínio. Ele também oferece um quadro que mostra as principais tendências em tempo real, que também podem ser filtradas por temas, tais como:

  • Tecnologia;
  • Entretenimento;
  • Negócios;
  • Notícias;
  • Vídeos;
  • E personalizado.

Fazendo uma análise dos conteúdos mais compartilhados, você pode ter vários insights para sua estratégia de marketing digital em seu site de ecobag personalizada empresa.

  1. Keyword.io

A Keyword.io é uma ferramenta voltada para a descoberta de quais são as palavras e termos que estão sendo procurados nos principais mecanismos de busca, como o Google, App Store, YouTube, Amazon e Bing.

Utilizando os resultados do Google Autocomplete, ela oferece possibilidade de se gerar uma série de sugestões de palavras-chave long-tail, ou seja, de cauda longa (expressões).

Uma forma de otimizar a busca é adicionando palavras-chave negativas, filtrando termos que não trazem valor para a análise que você está fazendo.

A Keyword.io conta também com uma lista de perguntas que mostra as dúvidas mais frequentes sobre cada tópico. Contribuindo para a produção de conteúdos, para o SEO e até mesmo para a mídia paga, essa é uma ferramenta que se destaca por sua simplicidade.

Considerações finais

O marketing digital traz infinitas possibilidades de divulgação para sua empresa ou marca, e você deve aproveitar essa nova forma de fazer marketing para inovar. Neste artigo trouxemos 9 ferramentas para auxiliar na rotina de quem trabalha com marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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