Atualmente percebe-se que os processos precisam ser cada vez mais ágeis, afinal de contas os consumidores buscam por soluções e retornos rápidos para seus problemas. Quem, por exemplo, compra online um novo catalisador para tinta, mesmo ciente do prazo de entrega, espera que chegue antes.
Essa necessidade por prazos mais curtos e maior agilidade no tempo de resposta impacta direta ou indiretamente diferentes setores do mercado. O agile marketing surge como uma solução para se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado.
Entenda o que é Agile Marketing
Se formos utilizar uma tradução para o português, seria algo como Marketing Ágil, e na verdade isso tem tudo a ver com o conceito Agile Marketing que nada mais é que uma metodologia com objetivo de proporcionar uma gestão de projetos mais ágil através do emprego de ciclos curtos de trabalho.
O foco principal do agile marketing é garantir que as equipes de marketing não se tornem ultrapassadas em termos de estratégias, garantindo que consigam responder e se adaptar às constantes mudanças do mercado.
Para alcançar esse objetivo ele se baseia em 4 valores que podem servir como base para as equipes entenderem as prioridades:
1. Indivíduos e interações são mais valiosos que processos e ferramentas, portanto colaboração é importante.
2. Um software que funciona é mais importante do que uma documentação completa, ou seja, é preciso flexibilidade.
3. Colaboração com os clientes é mais relevante do que negociações contratuais, mantenha o foco no consumidor.
4. Responder às mudanças é mais significativo do que seguir um plano, procure planejar e rever estratégias em intervalos menores.
Aplicando esses valores e mudanças na equipe será possível torná-la mais produtiva e eficiente, conseguindo assim, acompanhar as frequentes mudanças de cenário no marketing e obter melhores resultados seja numa empresa de conectores elétricos ou de roupas femininas.
Por que adotar agile marketing é importante?
Aumento de produtividade
Com a implementação de processos mais ágeis é possível eliminar etapas desnecessárias e conferir mais objetividade na distribuição de tarefas, por exemplo. Assim as reuniões tornam-se mais enxutas e cada indivíduo tem clareza do que deve ser feito, com foco na solução.
Eficiência
Isso significa fazer as coisas da melhor maneira possível e sempre buscar a melhoria contínua com novas soluções. Por meio de testes e experimentos em campanhas de menor escala, por exemplo, é possível identificar erros e falhas mais rapidamente, sem desperdiçar toda a verba disponível para divulgação da marca de mesa rústica de madeira.
Mudança
É um grande erro e até uma irresponsabilidade acreditar que, nos tempos atuais, uma estratégia que dá certo hoje, continuará assim até o próximo ano. As ferramentas e mais importante ainda, os consumidores mudam com muita facilidade e velocidade.
Por isso que o agile marketing prega a elaboração de estratégias e planejamentos com prazos mais curtos e flexíveis, assim torna-se mais simples adaptar o que for necessário para continuar obtendo resultados.
Qualquer empresa pode adotar o agile marketing, entretanto é preciso reconhecer que seu processo de implementação pode significar uma drástica mudança de cultura e processos de uma empresa, por isso pode ser necessária uma migração gradativa de formatos de trabalho com um acompanhamento e capacitação das equipes de forma garantir uma melhor adaptação.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.