Aqui está a verdade sobre todo tipo de negócio, de moda a disco diamantado: sem clientes para comprar seus produtos, você perderá sua marca.
Quase todas as decisões que toma — o que vende, por quanto vende, onde está localizado, quem são seus colaboradores e etc. — são tomadas com a intenção de atrair o máximo de compradores.
Muitas empresas desenvolvem personas para ajudá-las a fazer as escolhas certas à medida que crescem e anunciam seus negócios. Uma persona de usuário é um personagem fictício que representa os clientes em potencial, com base naquilo que se sabe sobre seus dados demográficos, comportamentos e o que os motiva.
Primeiros passos para entender as personas
As personas são muito semelhantes, mas estes rótulos ajudam a diferenciá-las e a fazer com que sua empresa esteja tão fortalecida quanto Estruturas metálicas.
“Compradores” são as pessoas que tomam as decisões de gastos, enquanto “usuários” são aqueles que realmente usam seu produto. Se engana quem pensa que são as mesmas pessoas.
O que é uma persona e como criá-la?
O sucesso em marketing de produtos vem de uma profunda compreensão do seu cliente-alvo.
Sua capacidade de se colocar no lugar de seu público, de entender seus pontos, necessidades e desejos, impulsionará seu sucesso. Ser capaz de ter este tipo de conscientização é a chave para se comunicar com todos de forma eficaz.
É por isso que os empreendedores são frequentemente incentivados a construir negócios que resolvam os problemas vistos por eles mesmos.
É muito mais fácil desenvolver um produto e criar conteúdo e campanhas de marketing quando se sabe exatamente quem é o cliente e como ele reagirá a diferentes tipos de propagandas.
Se estiver fazendo marketing tudo isso para si mesmo e para pessoas com seu perfil, você tem uma enorme vantagem, porque sabe exatamente como todos vão reagir. Hipoteticamente, é como se criasse um evento e fosse cauteloso o suficiente para contratar em primeiro lugar uma empresa de Locação de Grupo Gerador.
Mas e se o seu negócio for focado em algum anseio que você não tem? E se o cliente-alvo não for você? Como fazer para vê-lo através dos olhos de seus clientes?
Em marketing e desenvolvimento de produtos, podemos resolver esse problema fazendo a pesquisa de mercado, para criar personagens fictícios que são representações altamente detalhadas de sua base de clientes-alvo.
Esses personagens são chamados de personas e, assim como em um roteiro de filme, precisam de uma história completa para que o empresário ou empreendedor possa entender completamente seus objetivos, motivações e problemas.
Existem dois tipos de persona que são usadas:
- Personas de comprador;
- Personas de usuário.
Mas, dependendo do tipo de negócio, poderá precisar apenas de uma delas. Avalie corretamente, tire essas ideias do papel, para que possa usufruir de melhores lucros e leads de qualidade.
Notará que isso fará toda a diferença de agora para a frente! Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.