Empreendedorismo

3 dicas para evoluir no varejo

Se incluir no mundo do varejo não é fácil, mas com um bom planejamento e ótimas ferramentas, a possibilidade de se estabelecer no mercado e ser referência no que faz é muito maior. Por isso muitas pessoas deixam suas carreiras e migram para a área. 

Para ter uma boa evolução é necessário, assim como em motores, instalar um inversor de frequência no seu negócio. Isso é, fazer com que ele se adapte ao mercado e mantenha o funcionamento ativo. Com algumas dicas, você consegue estabelecer a sua empresa no mercado e evoluir no varejo. Confira 3 delas:

Atendimento ao cliente

Atender o seu cliente é mais que vender uma mercadoria. Estar disponível (no horário estabelecido) é o primeiro passo para a sua evolução no mercado. Um bom atendimento é o início de uma boa evolução no varejo. 

Além do bom atendimento neste primeiro contato, o acompanhamento do cliente durante e no pós-compra é muito importante. O CRM, ou customer relationship management, (gestão de relacionamento com o cliente) serve para acompanhar o cliente após a compra e saber como está a sua experiência. 

Se preocupar com a experiência do seu consumidor é importante para que você avalie o seu produto e se mostre disponível para qualquer problema. Assim, você aumenta as chances de indicação e, com o tempo, aumenta também a sua cartela de clientes. 

Marketing

O marketing encobre os negócios da mesma maneira que um toldo policarbonato: ele garante que o local se mantenha seco e mais acessível para quem quiser entrar. Por isso, ele é muito importante nessa jornada de evolução no varejo. 

Antes de tudo, o seu negócio precisa ser incluído nas redes sociais. Grande parte das pessoas busca suas necessidades pelas redes sociais, assim, incluir o seu negócio e manter suas redes atualizadas com mercadorias e valores é muito importante. 

Além disso, estar nas redes sociais de maneira efetiva e frequente demonstra autoridade. Suas publicações feitas de maneira profissional, com boas imagens, conteúdo interessante e chamada para a ação atraem mais pessoas e faz com que você cresça ainda mais, aumentando sua autoridade em seu nicho.

Overdelivery

O overdelivery pode ser definido como uma entrega inesperada. É entregar mais do que o seu cliente estava esperando. Isso pode parecer estranho, pois a maioria das pessoas imagina que é entregar mais mercadorias. Mas, o overdelivery pode estar em uma embalagem perfumada, um brinde que não gera custos muito altos. 

A exemplo, pode-se citar um comerciante que vende artigos para a prevenção de incêndios. Dentre mangueira de incêndio, extintor e outras mercadorias, ele tem disponível placas de sinalização com custo muito baixo. Para estabelecer o overdelivery em seu negócio, ele pode incluir em compras grandes uma placa de brinde. Assim, o cliente vê sua importância e mantém o contato para outras ocasiões. 

Com essas dicas, o seu negócio evolui no varejo e você estabelece uma posição de autoridade e referência no meio. Por isso, não se esqueça: A entrega, o atendimento ao cliente e o marketing andam juntos. Gostou deste conteúdo? Nos acompanhe para ler mais sobre varejo!

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como tornar o lar mais responsivo às mudanças familiares

As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…

12 horas ago

Gestão de Riscos: Offshore nos EUA com Sucesso

Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…

13 horas ago

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

1 dia ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

3 dias ago