Empreendedorismo

3 Técnicas usadas por Elon Musk para alavancar seu empreendimento

Elon Musk já investiu em inúmeros projetos. Ele é um dos líderes mais admirados do mundo, ganhando respeito pela  forma ambiciosa como lida com suas atividades, além da grande dedicação e sabedoria.

Seus esforços são como Circuito Impresso para um chip. E, por isso, inúmeros analistas  estudam as técnicas utilizadas pelo empresário para obter tanto sucesso. ficou curioso e quer entender melhor sobre tudo isso? Então, vem com a gente.

1- Gerar receita e lucros ao longo do tempo

Após abandonar Stanford em 1995, Musk fundou uma empresa com seu irmão usando US$ 28.000 emprestados de seu pai. A intenção era ser uma versão on-line das Páginas Amarelas, vinculadas a recursos visuais de mapeamento. 

Depois de alguns tropeços e tendo sua propriedade diluída, sua influência ficou estagnada e, eventualmente, a marca foi vendida por US$ 307 milhões e Musk ganhou US$ 22 milhões com o acordo.

Em novembro do mesmo ano, Musk investiu US$ 10 milhões na fundação do X.com, uma das primeiras tentativas de bancos online. Em março de 2000, fundiu-se com seu principal concorrente na época. 

Mais tarde, Musk foi destituído do cargo de CEO e a empresa foi renomeada para PayPal. Em fevereiro de 2002, a empresa foi comprada pelo eBay por US$ 1,5 bilhão e Musk embolsou US$ 180 milhões com a venda.

Obviamente, não conseguiremos essas transações milionárias sendo ‘ reles mortais’. Mas ter a noção de que é possível gerar dinheiro, é tão imprescindível quanto a construção de uma Estação de tratamento de água para qualquer cidade do país.

2- Não se contente com apenas uma tarefa

Após a venda do PayPal, Musk entrou em uma série de empreendimentos empresariais ao mesmo tempo. Ou seja, estabeleceu a SpaceX no mesmo ano e, em seguida, daria o primeiro passo naquilo que seria conhecido como Tesla, por meio de um investimento de US$ 6,35 milhões. 

Neste momento, ele também estava investindo continuamente na formação da SpaceX. Apesar de não “fundar” a Tesla, sua influência aumentou continuamente, decorrente de sua inestimável contribuição operacional e financeira.

3- Entrelaçando as empresas

Com a Tesla começando a ser reconhecida ao redor do mundo, agora foi a vez da SpaceX, que começou a obter contratos bem-sucedidos. Os domínios de suas três empresas se entrelaçaram lentamente.

Nesse período, o investimento de Musk deu uma guinada para startups focadas em IA e biotecnologia. Ele aproveitou um retorno significativo de US$ 92 milhões de um investimento na DeepMind (comprada pelo Google) e foi para outros setores.

Seu patrimônio líquido durante esse período cresceu exponencialmente, de US$ 2 bilhões em 2012 para US$ 19 bilhões em 2018, como confirmou uma pesquisa da revista Forbes. O preço das ações da Tesla também dispararam depois que houve o início dos trabalhos referentes aos veículos elétricos. 

A SpaceX, embora ainda privada, levantou financiamento em julho de 2017 com uma avaliação de US$ 21,2 bilhões. Musk é o tipo de empreendedor que se quiser tornar uma marca de Fresadora Cnc conhecida mundialmente, não terá problemas com isso.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais

Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

2 dias ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

2 dias ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

3 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

3 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

3 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

3 dias ago