A gestão financeira é uma importante ferramenta administrativa para o crescimento e sucesso de qualquer negócio. No entanto, independentemente do tamanho, segmento e tempo de atuação da empresa, ainda são muitos os empresários que cometem erros de gestão financeira.
Embora a gestão financeira seja essencial para o negócio, muitas vezes ela não é bem conduzida na prática. Seja por inexperiência, mal assessoramento ou erros de estratégia. O fato é que algumas falhas nesse sentido acabam fragilizando até mesmo negócios com bom potencial de crescimento. Quer saber mais? Siga com a leitura!
1 – Não separar as despesas pessoais e empresariais
Esse é um dos erros mais comuns para quem quer gerir bem as finanças de uma empresa. Dessa forma, separar as despesas pessoais das empresariais deve ser inserido na cultura da empresa e fazer parte da rotina dos negócios.
Separe as contas. Tenha uma conta-corrente Pessoa Jurídica, a que corresponde ao CNPJ da empresa, para não misturar com as contas pessoais dos sócios. Assim, o empresário receberá o dinheiro das operações diretamente na conta de seu CNPJ, evitando que o lucro seja usado para benefício próprio, sem pensar nas obrigações do negócio.
A consequência disso é o sério comprometimento da operação do negócio, pois com o fluxo de caixa desestruturado, todo o funcionamento da empresa será afetado. Isso acontece por conta do desequilíbrio do capital de giro.
2 – Não planejar ou usar o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira. Além de ser utilizado na rotina do seu negócio, ele pode e deve ser planejado. Ao começar a utilizá-lo, com o tempo, baseando-se nas informações passadas, você conseguirá prever os movimentos futuros, por temporada.
Coloque o fluxo de caixa em sua empresa de câmaras de refrigeração, a fim de conservar o lucro para movimentações futuras, como dito mais acima. É preciso ter objetivos, metas e um orçamento para cada setor pré-definido.
Outro item do planejamento financeiro são as projeções anuais que precisam ser realizadas. Fazendo com que os tomadores de decisão saibam qual o caminho a ser seguido, favorecendo o crescimento da empresa e sua sobrevivência no mercado.
3 – Não acompanhar o desempenho da empresa
Não acompanhar indicadores como lucratividade, faturamento, capital de giro, entre outros, estão entre os principais erros que uma gestão financeira pode cometer. São eles que indicam se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, e que são indicativos que permitem tomar melhores decisões antes que os problemas aumentem.
Seja como um cone de sinalização para seu negócio, dando a devida importância e fazendo os processos corretos para o bom funcionamento de seu empreendimento. Analisar tais fatores só é possível se houver o registro de todas as operações em um sistema de gerenciamento que reúna todas as informações e possibilite a elaboração de relatórios periódicos.
Ao realizar corretamente este processo, será possível realizar comparações para tomadas de decisão mais assertivas sobre o desempenho da empresa.
5 – Desconhecimento do preço certo para venda
O primeiro grande erro do gestor de finanças do negócio é não saber exatamente quanto custa para produzir determinado produto ou para disponibilizar e realizar um serviço. Sem tal base de entendimento, a precificação fica solta, ou seja, pode ser que tenha uma boa margem de lucro ou não, já que é praticamente um tiro no escuro.
Para calcular corretamente o preço de venda, você precisa saber exatamente o que gasta para produzir o seu produto ou serviço.
Conclusão
Uma forma de evitar que os erros listados ocorram na sua empresa é fazer a terceirização financeira com um escritório de contabilidade que seja especialista no assunto. Eles saberão analisar profundamente toda a movimentação econômica do seu negócio, preparar relatórios de fácil leitura, e alertar o empresário sempre que for necessário.
Um sensor de presença para iluminação, pode ser acionado com a presença de calor ou movimento. Aplicando tal funcionalidade para a gestão financeira, é possível identificar as melhores estratégias e saber reconhecer quando será necessário contar com o auxílio de terceiros.
A importância da gestão financeira nas organizações está correlacionada com o funcionamento das empresas no mercado. Seja um visionário! Tenha foco para que a sua empresa decole, mas sem fazer dívidas absurdas, que impossibilitem a sustentabilidade do negócio.
O que achou do texto de hoje? Já conhecia alguns desses passos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!