O sonho de muitos brasileiros é começar um empreendimento e ter o seu próprio negócio, porém, por mais que esse seja um desejo comum, várias pessoas tem medo de colocar a mão na massa e se arriscar dentro desse mercado, afinal, todo mundo já ouviu algo negativo ou desanimador relacionado ao mundo do empreendedorismo.
Mas até que ponto tudo isso é verdade? Será que tudo que falam realmente é real? Será mesmo que o empreendedorismo é algo tão complicado e difícil do jeito que as pessoas comentam? Abrir sua própria empresa de locação de gerador de energia é realmente uma tarefa quase impossível?
Bom, no texto de hoje, nós vamos contar para você 5 mitos sobre o empreendedorismo, iremos mostrar algumas frases e afirmações que as pessoas fazem sobre esse universo que não funcionam exatamente desse jeito, pronto para conhecer mais sobre? Então continue lendo o texto que nós iremos te mostrar tudo, bora? Então vamos lá!
Um dos maiores mitos do empreendimento é a relação do dinheiro com a necessidade de empreender. Muitas pessoas pensam que abrir seu próprio negócio é uma vantagem apenas para pessoas ricas, ou para quem realmente tem muito dinheiro sobrando, e que é algo fora da realidade de muitos brasileiros.
Mas na verdade, esse é um dos maiores mitos do empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que só se consegue iniciar um negócio e abrir sua própria empresa de porca gaiola, com cem ou duzentos mil reais, mas a realidade é que é possível iniciar um empreendimento com um valor baixo, buscando aportes financeiros, empréstimos e até mesmo com um investimento mínimo e ir alcançando seus objetivos aos poucos. Empreender não tem uma condição social e pode servir para qualquer pessoa.
Outro mito bastante comum e completamente equivocado, todo mundo pensa que, para empreender é preciso ser jovem, mas na realidade não existe uma idade certa para abrir sua própria empresa.
Se você tem uma mente aberta, está insatisfeito com sua condição atual e quer começar uma nova vida, então vá em frente, não existe qualquer tipo de limitação de idade e não precisa ter 20 e poucos anos para começar uma empresa. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média de idade de novos empreendedores é de 40 anos, enquanto na Inglaterra beira os 47. Faça o que você tem vontade independente de sua idade.
Se você realmente acredita que empreendedor é aquela pessoa que já nasce sabendo, ou que é algo genético passado de pai para filho, saiba que você está completamente enganado. Existem até pesquisas para averiguar se o empreendedorismo está ou não no DNA, e grande parte delas indica que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Ou seja, você não precisa nascer sabendo ou empreender apenas se sua família for de empreendedores, é possível aprender com o passar do tempo, estudar e desenvolver essa habilidade, com muita força de vontade e determinação.
Não é sempre que um empreendedor consegue ter ideias geniais, e ao contrário do que muitos pensam, o empreendimento não se resume a isso. Muitas das suas escolhas e daquilo que você vai trazer para a sua nova empresa, podem surgir de atividades já conhecidas e ideias consideradas até antigas em certo ponto.
Não é necessário ter nenhum tipo de ideia genial ou mirabolante para empreender, basta buscar fazer sua parte e fazer alguma diferença dentro do mercado, seja pés no chão e busque sempre fazer o seu melhor com sua empresa de etiquetas adesivas.
Por fim, os erros e acertos são comuns dentro da vida de um empreendedor, dificilmente alguém irá só acertar durante sua jornada, mas também, é quase impossível só errar, então, fracassar uma vez é algo normal e extremamente aceitável dentro desse ambiente corporativo.
Se o empreendedor fracassar uma vez não significa que ele irá sempre fracassar, existem exemplos de grandes nomes no mercado que deram a volta por cima, e conseguiram se reinventar no meio das dificuldades. O importante é sempre manter sua mente tranquila e buscar dar o melhor de si dentro do seu empreendimento.
Agora conte para gente, o que achou do texto de hoje? Curtiu? Se sim não se esqueça de comentar abaixo e compartilhar com seus amigos, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…