Empreendedorismo

5 mitos sobre o empreendedorismo

O sonho de muitos brasileiros é começar um empreendimento e ter o seu próprio negócio, porém, por mais que esse seja um desejo comum, várias pessoas tem medo de colocar a mão na massa e se arriscar dentro desse mercado, afinal, todo mundo já ouviu algo negativo ou desanimador relacionado ao mundo do empreendedorismo. 

Mas até que ponto tudo isso é verdade? Será que tudo que falam realmente é real? Será mesmo que o empreendedorismo é algo tão complicado e difícil do jeito que as pessoas comentam? Abrir sua própria empresa de locação de gerador de energia é realmente uma tarefa quase impossível?

Bom, no texto de hoje, nós vamos contar para você 5 mitos sobre o empreendedorismo, iremos mostrar algumas frases e afirmações que as pessoas fazem sobre esse universo que não funcionam exatamente desse jeito, pronto para conhecer mais sobre? Então continue lendo o texto que nós iremos te mostrar tudo, bora? Então vamos lá!

  1. Para empreender é preciso ter dinheiro

Um dos maiores mitos do empreendimento é a relação do dinheiro com a necessidade de empreender. Muitas pessoas pensam que abrir seu próprio negócio é uma vantagem apenas para pessoas ricas, ou para quem realmente tem muito dinheiro sobrando, e que é algo fora da realidade de muitos brasileiros. 

Mas na verdade, esse é um dos maiores mitos do empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que só se consegue iniciar um negócio e abrir sua própria empresa de porca gaiola, com cem ou duzentos mil reais, mas a realidade é que é possível iniciar um empreendimento com um valor baixo, buscando aportes financeiros, empréstimos e até mesmo com um investimento mínimo e ir alcançando seus objetivos aos poucos. Empreender não tem uma condição social e pode servir para qualquer pessoa. 

  1. É preciso ser jovem para ser empreendedor

Outro mito bastante comum e completamente equivocado, todo mundo pensa que, para empreender é preciso ser jovem, mas na realidade não existe uma idade certa para abrir sua própria empresa. 

Se você tem uma mente aberta, está insatisfeito com sua condição atual e quer começar uma nova vida, então vá em frente, não existe qualquer tipo de limitação de idade e não precisa ter 20 e poucos anos para começar uma empresa. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média de idade de novos empreendedores é de 40 anos, enquanto na Inglaterra beira os 47. Faça o que você tem vontade independente de sua idade. 

  1. Empreendedores já nascem sabendo, é algo genético

Se você realmente acredita que empreendedor é aquela pessoa que já nasce sabendo, ou que é algo genético passado de pai para filho, saiba que você está completamente enganado. Existem até pesquisas para averiguar se o empreendedorismo está ou não no DNA, e grande parte delas indica que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. 

Ou seja, você não precisa nascer sabendo ou empreender apenas se sua família for de empreendedores, é possível aprender com o passar do tempo, estudar e desenvolver essa habilidade, com muita força de vontade e determinação.

  1. Se você não tiver ideias geniais, nunca vai conseguir empreender

Não é sempre que um empreendedor consegue ter ideias geniais, e ao contrário do que muitos pensam, o empreendimento não se resume a isso. Muitas das suas escolhas e daquilo que você vai trazer para a sua nova empresa, podem surgir de atividades já conhecidas e ideias consideradas até antigas em certo ponto. 

Não é necessário ter nenhum tipo de ideia genial ou mirabolante para empreender, basta buscar fazer sua parte e fazer alguma diferença dentro do mercado, seja pés no chão e busque sempre fazer o seu melhor com sua empresa de etiquetas adesivas.

  1. Se o empreendedor fracassa uma vez, sempre vai fracassar

Por fim, os erros e acertos são comuns dentro da vida de um empreendedor, dificilmente alguém irá só acertar durante sua jornada, mas também, é quase impossível só errar, então, fracassar uma vez é algo normal e extremamente aceitável dentro desse ambiente corporativo. 

Se o empreendedor fracassar uma vez não significa que ele irá sempre fracassar, existem exemplos de grandes nomes no mercado que deram a volta por cima, e conseguiram se reinventar no meio das dificuldades. O importante é sempre manter sua mente tranquila e buscar dar o melhor de si dentro do seu empreendimento. 

Agora conte para gente, o que achou do texto de hoje? Curtiu? Se sim não se esqueça de comentar abaixo e compartilhar com seus amigos, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como tornar o lar mais responsivo às mudanças familiares

As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…

5 horas ago

Gestão de Riscos: Offshore nos EUA com Sucesso

Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…

5 horas ago

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

23 horas ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

2 dias ago