6 dicas para advogados iniciantes

São ao menos 5 anos de dedicação a formação, mais 1 dedicado ao exame da ordem e após todo esse tempo de estudos é chegada a hora de por em prática tudo o que foi aprendido. É inevitável que surjam algumas dúvidas, mas é preciso manter a calma e ter em mente seu real propósito.

E para ajudá-lo nesse momento de tantas incertezas, separamos 4 dicas de ouro para você que está iniciando sua carreira no mundo jurídico e que serão como cartas na manga para quem quer percorrer um caminho de grandes conquistas, assim como uma bomba hidráulica converte energia, transforme seus conhecimentos em prática seguindo as dicas a seguir.

Dicas de ouro.

  1. Organize-se – Faça um bom planejamento de tempo, sempre atento para não perder prazos e faça também uma boa gestão financeira, sim, você precisa saber lidar com o dinheiro.
  1. Mantenha o foco no desenvolvimento – Estude e atualize-se constantemente. Tudo muda o tempo todo, um exemplo disso são os livros de direito como o VADEMECUM, que passa por atualizações anualmente.
  1. Marketing – Utilize as redes sociais  para apresentar informações e soluções aos atuais e futuros clientes, mediante abordagem objetiva, sensata e de fácil compreensão. Grave pequenos vídeos explicando alguma lei, ou crie posts inteligentes com dicas de como agir dentro da lei diante de determinadas situações. Vista-se adequadamente, afinal você também está vendendo sua imagem, na dúvida, busque ajuda numa empresa que venda uniformes profissionais.
  1. Tenha mentores – Ter o auxílio de profissionais mais experientes no início de carreira é fundamental. Mantenha um relacionamento próximo com colegas mais experientes, ex-chefes e professores. Além disso, é sempre um modo de aprender um pouco mais, seja pelas virtudes, seja pelas falhas compartilhadas.
  1. Tenha mente empreendedora – O advogado recém-formado pode optar pelo atendimento autônomo, o que não precisa necessariamente de um local para atendimento. No entanto, isso acaba acontecendo com o tempo e com o fortalecimento da carreira. Ter mente empreendedora o ajudará a dar os primeiros passos quando montar seu próprio escritório e isso ajudará a realizar seus objetivos de forma precisa, além de gerar oportunidades futuras.
  1. Fidelização – Um cliente bem tratado e atendido, além de retornar, irá indicar seus serviços. E aqui deixo 3 dicas extras para um bom atendimento:
  • formalize contratos;
  • ofereça preços acessíveis e dentro da tabela fornecida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);
  • mantenha uma boa comunicação, sem brechas para interpretações erradas.

Assim como um sensor de temperatura e umidade que é fundamental para a medição do ar, a fidelização de seu cliente irá transparecer como de fato é seu atendimento. Escute-o atentamente.

  1. Defina a área de atuação – Ter um direcionamento é fundamental para que você consiga focar melhor nas estratégias de divulgação.
  1. Crie seu perfil profissional – ou apresentação profissional, confeccione cartões e crie um site com uma apresentação digital dos serviços que você oferece.

Organize-se

Organize-se e aprenda com as próprias experiências. Estude e  se destaque da concorrência, começando assim a  trilhar seu caminho rumo ao sucesso. Não tenha medo das mudanças. Lembre-se de que você tem uma formação flexível e que a adaptação pode ser necessária.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM