Empreendedorismo

6 Ferramentas que auxiliam a rotina do empreendedor digital

A rotina de um empreendedor digital às vezes não é fácil, não é mesmo? São tantas coisas para fazer e resolver, que exige muito mais dedicação e organização para manter essa rotina.

Muitas vezes é necessário falar com clientes, fazer negociações, lançar infoprodutos, enviar e-mails para manter o contato com os consumidores, e, principalmente, contar com uma boa administração do fluxo de caixa.

Se sentir perdido nessas diversas responsabilidades pode ser muito comum quando não se usa ferramentas de organização. Por isso, separamos algumas dicas incríveis para você organizar sua rotina de empreendedor. Confira!

1. Ferramenta para gestão de tempo

Ter uma gestão de tempo é importante para todas as pessoas, mas imagine para um empreendedor? Isso porque são tantos afazeres e responsabilidades, que fica difícil dar conta se não houver uma boa administração.

Se você tem um grande volume de trabalho, isso fica ainda mais complicado de conciliar. Por isso, a importância de contar com ferramentas de gestão de tempo. 

Uma boa dica de ferramenta, é o Todoist. Está disponível para dispositivos móveis, é um aplicativo que possibilita compilação de listas de atividades que estão pendentes e tudo isso de forma gratuita.

Essas tarefas podem ser em diversos formatos, como, por exemplo: imagem, texto e áudio. Pode ser agregado a outros instrumentos como Drive, Alexa (Amazon), Dropbox, OneDrive.

2. Ferramenta para automação de marketing

Todo empreendedor precisa implementar uma estratégia de marketing para o seu negócio. Ao utilizar automação de marketing, você está permitindo que ferramentas otimizem a produtividade e os resultados do seu negócio.

Através dessa estratégia você garante maior eficiência para as vendas da empresa, bem como, reduz custos e melhora a gestão do tempo. A automação de marketing possibilita as seguintes atividades:

  • Criação de landing page;
  • Funil de vendas;
  • Automação de e-mail marketing.

Um bom exemplo de ferramenta para isso, é a ferramenta gratuita da HeroSpark. Ela permite a automação de processos, além de oferecer um recurso para automatizar seu fluxo de e-mails. 

3. Ferramenta para editar peças gráficas

Lembra quando era preciso comprar programas de edição de peças gráficas? Esses programas ocupavam espaço no computador e exigiam um bom processador para que funcionassem de forma ágil.

Hoje em dia, você pode criar qualquer arte diretamente na internet e muitas vezes sem nenhum custo. Isso porque, alguns sites permitem a criação de materiais de qualidade e adequados para qualquer rede social, incrível né?!

O Canva é um ótimo exemplo de site que possibilita a criação de layouts gratuitos e em qualquer formato. Se você é empreendedor e está querendo criar conteúdos bonitos e bem elaborados, então essa é a ferramenta para você.

Para isso, você só precisa dar alguns cliques, criar seu login e colocar a mão na massa para criar peças para o que você precisar, como, por exemplo: materiais impressos, peças para redes sociais e até mesmo cartão de visita.

4. Ferramenta para realizar o controle financeiro

Se tem uma coisa que pode parecer difícil, é essa coisa de administrar as finanças de um negócio, não é mesmo? Você sabe o quão essa gestão é importante para o negócio conquistar lucro e poder crescer da forma correta.

Além disso, esse controle pode ser trabalhoso e pode até gerar problemas se não houver uma boa administração e registros dos gastos, por exemplo. Uma boa forma de realizar esse controle financeiro, é criar planilhas para administrar as finanças do negócio. 

Elas possibilitam um uso simplificado, basta inserir as informações necessárias e todos os valores, de forma diária. Isso auxilia o empreendedor a conquistar uma boa organização financeira. 

Além de promover atitudes preventivas em relação aos gastos, a planilha permite que você visualize o desenvolvimento do negócio. Por fim, ela também pode ser usada para inserir os orçamentos dos seus serviços para os clientes.

5. Ferramenta para hospedagem de infoprodutos

Empreender é estar atento a todas as oportunidades que facilitem os serviços da empresa, não é mesmo?  Se você trabalha com vendas na internet, precisa de uma ferramenta para hospedar o seu infoproduto e criar uma página de vendas para facilitar/automatizar o processo de vendas do seu negócio.

Saber onde hospedar o seu infoproduto é tão importante quanto guardar seus arquivos com segurança para seu cliente. Por isso, escolher uma ferramenta de infoprodutos é fundamental para quem é empreendedor digital.

Dentro da plataforma, é possível você direcionar os produtos para que afiliados vendam e divulguem seus infoprodutos também. Uma boa opção de ferramenta para isso, é a da HeroSpark.

É importante escolher uma plataforma de hospedagem que auxilie você como empreendedor, integre com outras ferramentas, disponibilize e-mails e leads, além de analisar os resultados das suas vendas, através de métricas.

6. Ferramenta de agenda online

Ter uma rotina bem organizada é uma das maiores dificuldades, ainda mais quando se trata de conciliar a vida pessoal e profissional. Exemplo disso é que cerca de 56% dos brasileiros têm dificuldade em equilibrar ambas.

Como consequência disso, muitos empreendedores acabam esquecendo de cumprir alguma atividade do negócio ou até mesmo resolver alguma questão pessoal. Por isso, a melhor opção é contar com uma agenda online que permita aliar essa rotina.

Um bom exemplo de ferramenta para isso, é o Google Agenda que oferece a solução de agendar todos os seus compromissos em um só lugar. Ele permite organizar os compromissos por cores, hora e dia e pode compartilhar o agendamento com outras pessoas.

O bom dos produtos Google, é que eles se integram entre si. Exemplo disso é que o Google Agenda se integra ao Gmail, permitindo que todos os compromissos recebidos por e-mail, estejam, consequentemente, na sua agenda. Isso facilita muito, não é mesmo?

Existem diversas ferramentas de agenda online, mas, com certeza, você não pode deixar de lado as que são online, pois são elas que permitem o acesso através de outros dispositivos, assim, você tem sempre acesso aos compromissos de forma portátil e em qualquer lugar.

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Priscila Dantas

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