Empreendedorismo

A realidade do empreendedorismo no Brasil: da solução de problemas aos lucros

O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais no Brasil, pois diversas pessoas buscam desenvolver suas ideias e construir seus sonhos sobre seu negócio, ideias e força de trabalho.

No entanto, nos últimos tempos, sobretudo por conta dos problemas ocasionados pelo coronavírus, o mercado global foi consideravelmente afetado e, consequentemente, o empreendedor brasileiro também foi.

Entre os principais problemas que atingiram o mercado empreendedor brasileiros nos últimos dois nãos estão:

  • Baixo nível de consumo nacional;
  • Inflação no valor de matéria-prima;
  • Dificuldade dos consumidores brasileiros em driblar a crise;
  • Aumento de desemprego e informalidade;
  • Dificuldade de entrar em mercados já consolidados;
  • Entre outros.

Problemas dessa magnitude atingem empreendedores do setor comércio/varejo e industrial, pois em suma, ambos mercados trabalham juntos para o desenvolvimento das forças produtivas e consequentemente para alavancar a projeção econômica do país.

Porém, podemos notar que o mercado vem reagindo pouco a pouco e sabendo disso, buscamos criar esse artigo para ajudar você, empreendedor brasileiro, em começar a solucionar os problemas de sua empresa e alcançar lucros concretos. Veja a seguir, dicas e análises que vamos proporcionar para você.

Invista em vendas online

A presença digital nunca foi tão importante como agora. Para termos ideia melhor dessa magnitude, de acordo com os dados levantados pela Neotrust e publicados pelo PODER 360, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$161 bilhões em 2021, um aumento de 27% com relação a 2020.

Isso quer dizer que o marketplace é a principal ferramenta de vendas, tornando-se o grande carro-chefe da maior parte das empresas brasileiras, sobretudo no período da pandemia, o modelo de vendas se tornou a revolução meio ao período crítico de quarentena, sendo possível comprar até um  Pallet De Madeira de forma online.

Isso é um indicativo que mostra como é importante o investimento em e-commerce, lojas virtuais e canais de venda online, como por exemplo: Mercado Livre, Google ADS, Facebook ADS, Shopee, entre outros.

Invista em Marketing Digital

Se existe uma forma de despontar as vendas é através de ações de marketing digital. 

As ações digitais de marketing de uma empresa, a otimização de recursos, atrelado com a estratégias de produção e otimização da Indústria 5.0, são fundamentais para o desenvolvimento das forças produtivas e o desenvolvimento no mercado.

Benéfico como um Torquimetro, o  marketing digital é um excelente custo-benefício que pode render frutos para empresa durante muito tempo. Em suma, inicialmente indicamos ao jovem empreendedor que invista nas seguintes estratégias de marketing digital.

  • Marketing de conteúdo
  • Otimização de SEO
  • Publicidade por impressão
  • Atuação em redes sociais

Otimize o relacionamento com o cliente

Hoje em dia existem várias maneiras de entrar em contato com o público-alvo. Já passou do tempo em que era necessário uma empresa manter uma grande rede de call center, para atender chamadas, por isso é importante que o empreendedor estude e aprimore as ações de marketing de relacionamento.

O bom relacionamento com o cliente é um fio condutor para o aumento de vendas e sobretudo para fidelização do cliente com a marca.

Quando o consumidor entra em contato, por exemplo, com uma empresa de Estação de tratamento de água, o atendimento é essencial, o possível cliente se sentir bem é  primordial, mesmo que ele não faça a compra de imediato, ele vai considerar adquirir o produto oferecido em algum momento.

Vale ressaltar também, que o marketing de relacionamentos tem seu lado ativo, que pode alcançar clientes e trazê-los para a empresa, utilizando estratégias como: SMS marketing, e-mail marketing e sistema de omnichannel. 

Esperamos com nosso artigo que empreendedores tenham compreendido a realidade do momento e as formas para driblar a crise e alcançar a lucratividade.

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Vanessa Andrade

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