Empreendedorismo

Aprenda a fazer a gestão do seu novo negócio

Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e por mais gratificante que seja, no começo ele pode ser um grande desafio, então é preciso ter muito conhecimento, paciência, e saber bem o que você está querendo para seu empreendimento. 

Muitas pessoas se empolgam tanto com a sua ideia, como por exemplo, uma empresa de cabine primária, que acabam esquecendo do gerenciamento e dos próximos passos depois que ele já está ativo. 

Para ajudar você a conseguir alcançar seu objetivo e ter um bom gerenciamento sobre seu empreendimento, separamos algumas dicas fundamentais para que você aprenda a fazer a gestão do seu novo negócio.

Compartilhe sua ideia e veja se você possui o perfil certo

Geralmente em um empreendimento novo, é bem comum ficar com um pé atrás em relação se aquela ideia é boa ou não, se os resultados serão positivos, se você conseguirá ter uma boa base de clientes, enfim, em relação a tudo de maneira geral. 

Então é sempre válido compartilhar sua ideia com outros empreendedores, tome sempre cuidado com possíveis cópias, é claro, mas busque falar sobre seu negócio, seu planejamento e o que você está pensando na execução da sua empresa. 

Um segundo ponto de vista, pode ser importante para entender possíveis falhas ou pontos fracos em seu projeto. Também é importante ver e entender se você possui o perfil certo para ser dono daquele estilo de empreendimento. 

Existem certas pessoas que não conseguem gerenciar uma empresa que vende bucha de nylon, por exemplo, confirme se você possui interesse e entendimento suficiente para liderar o seu negócio. 

Conheça bem o mercado e seus clientes

A segunda dica é o conhecimento do mercado, é preciso entender muito bem o ambiente que você está inserido e como ele funciona, quem são seus concorrentes, quais os produtos que eles oferecem, quais os canais que eles realizam a divulgação etc. 

Quanto mais você conhecer sobre sua área, mais você identifica oportunidades de negócios e possíveis brechas para que você consiga se destacar. Também é importante conhecer o público que está inserido dentro daquele segmento.

Por ser um empreendimento novo, conseguir uma base de clientes pode demorar um pouco, então, saiba o tipo de pessoa que consome o tipo de produto ou serviço que você está ofertando, e tente trazê-los até a sua empresa. 

Estabeleça limites e gerencie suas finanças

Muitas empresas acabam quebrando já no seu primeiro ano de vida, justamente por não saberem gerenciar suas finanças, é preciso ter cuidado neste ponto, saber muito bem sobre seus limites e quanto você pode gastar. 

O primeiro ponto é separar seus gastos pessoais e profissionais, são coisas diferentes e precisam ser abordados de maneira diferente, depois, é preciso que você saiba o quanto pode investir, calculando o seu retorno aproximado, sem ter prejuízo e de uma maneira consciente. 

Busque recursos com créditos junto ao banco se for necessário, mas lembre-se de não fazer nenhuma loucura ou extravagância, monte um planejamento financeiro prévio, e siga à risca aquilo que você desenhou. Aos poucos, conforme for lucrando você pode ir investindo mais no seu negócio. ,

Quanto mais correto, realista, pé no chão e mais dados você tiver, menor será seu risco de sofrer com adversidades e mais fácil será de seu negócio gerar bons resultados sem precisar de loucuras financeiras. 

Defina valores de produtos e serviços de forma justa e saiba negociar se for preciso

Você seguiu a nossa dica e conhece bem o mercado certo? Também sabe sobre seu público e a média de preço que eles estão dispostos a gastar em produtos de sua área, correto? 

Então é preciso que você consiga definir valores de seus produtos e serviços de forma que seja justo, nada de elevar demais o preço e assustar possíveis clientes, se a concorrência cobra um valor mais baixo para fazer a manutenção do elevador de carga, é preciso que você se adapte ao mercado, ou busque chegar em valores próximos. 

Também é importante saber negociar, se você possui algo acima do preço de mercado, ou até mesmo dentro dele, é necessário ter um certo gingado para falar com seu público, lembre-se, nada é inegociável e tudo pode ser resolvido através do diálogo. 

Invista em canais digitais e na divulgação de seu negócio

Por fim, é sempre importante realizar o investimento na divulgação de seu negócio, por se tratar de algo novo, você precisa criar uma base de clientes e pessoas interessadas nele, então é fundamental que você faça com que as pessoas o vejam. 

O marketing é uma ótima área que deve ser explorada para alcançar mais pessoas, além disso, nos dias de hoje, é imprescindível anunciar seus produtos ou serviços na internet, então crie uma rede social para o seu empreendimento, sites e canais no Youtube também são bem vindos. 

Quanto maior for a sua presença digital e em mais meios você estiver, mais fácil as pessoas irão te reconhecer e conhecer melhor sobre a sua empresa. 

Gerenciar um negócio novo é sempre um desafio, mas, se feito da maneira correta, pode ser algo extremamente simples e prático de ser feito, então siga nossas dicas e coloque a mão na massa para que seu empreendimento seja um sucesso logo de cara.

Vanessa Andrade

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