Aprenda o que é custo por conversão no Google Ads

Atualmente vivemos em uma era cada vez mais digital, e em consequência disso, muitas empresas estão investindo em ferramentas para melhorar os seus resultados, priorizando um bom custo por conversão

Em meio a essa busca por resultados melhores, com certeza a maioria dos gestores já ouviram falar sobre o Google Ads. 

Como você já deve saber, o Google Ads é uma ferramenta que pertence ao próprio buscador. Por sua vez, ele auxilia na criação de anúncios patrocinados. 

É através desta ferramenta do Google, que é possível ter controle sobre o orçamento investido e sobre a forma de cobrança dos anúncios, que são divididos em três tipos. São eles:

  • CPC: custo por clique;
  • CPM: custo por mil impressões;
  • CPA: custo por aquisição.

Para fazer o cálculo da taxa de conversão é muito simples, basta usar uma fórmula básica, que é: Taxa de conv. = número de conversões / número de cliques no anúncio * 100. 

Para exemplificar melhor, imagine que 200 pessoas clicaram no seu anúncio. Deste total, 40 pessoas foram convertidas. Portanto, a taxa de conversão é 20%. 

Saber fazer esse tipo de cálculo é interessante principalmente para sites que trabalham com vendas, como um website de uma empresa de insulfilm automotivo, que pode usar a taxa de conversão para ter uma noção melhor sobre os resultados adquiridos. 

Contudo, além dos links patrocinados, o Google Ads também permite que as campanhas desenvolvidas sejam otimizadas, de modo que a eficiência seja ainda maior do que a expectativa. 

Sabemos que quanto melhor for a eficiência de uma campanha desenvolvida para promover um novo rastreador veicular, por exemplo, melhor será, afinal, a empresa terá mais leads para converter. 

Em outras palavras, esse processo de otimização é uma alternativa muito bem-vinda para aquelas campanhas que não estão apresentando resultados. No caso, a própria campanha passa por uma adaptação visando uma eficiência melhor. 

Criamos este artigo para contextualizar melhor as funções desta alternativa que pode ser usada tanto para promover o gerenciamento de frota agrícola de uma determinada empresa, ou divulgar novas peças de roupa de uma loja virtual. Confira:

Importância de utilizar o Google Ads

A partir do momento que uma organização passa a utilizar esta ferramenta, empresas dos mais diversos segmentos passam a criar grandes chances de se destacar na internet. 

Esse destaque devido ao fato dos links patrocinados serem uma importante estratégia para os gestores que buscam aumentar a conversão de leads. 

Ao utilizar esse tipo de estratégia, um site de uma fábrica de caixa de transporte para cães, por exemplo, consegue aumentar significativamente o seu tráfego. 

Além disso, vale a pena pontuar que o Google Ads é capaz de gerar resultados imediatos para o seu negócio, ajudando também na parte de escolher as novas palavras-chave para o SEO e conquistar clientes, independentemente do estágio no funil de vendas. 

Por apresentar várias maneiras de ser usada, as campanhas podem ser exibidas de diferentes formas. Tudo dependerá da pesquisa do usuário. Por isso, os anúncios são divididos em alguns tipos. 

Cada um dos anúncios possui suas próprias características, e posteriormente são indicados para canais específicos. São eles:

  • Campanhas de pesquisa;
  • Campanhas de display;
  • Campanhas de vídeo;
  • Campanhas de shopping;
  • Campanhas para apps e locais;
  • Campanhas inteligentes e de maior desempenho. 

Quando as campanhas são criadas desde o início com o Google Ads, a expectativa das respostas são bastante positivas. 

Portanto, o ideal é que, caso a sua empresa esteja criando uma estratégia para elevar a procura de digitalização de arquivos, por exemplo, todo o processo seja realizado por meio do Google Ads, justamente para evitar esforços desnecessários. 

O motivo pelo qual há uma grande tendência de respostas positivas, está conectado diretamente com o fato da ferramenta direcionar a campanha para o público ideal, segmentando com precisão quem deve ser impactado com a publicidade. 

Outro ponto do Google Ads que merece ser destacado, é a sua mensuração dos resultados alcançados. 

A partir do momento que uma controladoria empresarial entende que os seus objetivos com a campanha foram atingidos, naturalmente, as próximas campanhas terão um desenvolvimento mais tranquilo. 

Ao analisar os dados, é possível identificar se a campanha está atingindo o resultado esperado. Caso o contrário, uma série de sugestões são lançadas para melhorar a estratégia. 

Como otimizar campanhas no Google Ads?

Antes de começar o processo de otimização de uma campanha, é interessante saber o motivo desta ação ser tão necessária. 

Resumidamente, a otimização feita através do Google Ads permite a criação de anúncios mais assertivos e que atinjam o público-alvo com mais impacto. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem estar pensando, o processo de otimização não significa refazer do zero a campanha. Na verdade, dependendo do caso, basta fazer apenas alguns ajustes que já é o suficiente para aumentar a taxa de conversão de leads. 

Dito isso, é de extrema importância analisar os dados do seu anúncio. É por meio deles que é possível definir os passos necessários para melhorar a campanha. 

Na ausência desta prática, fica mais difícil gerenciar uma campanha mostrando a importância de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, por exemplo. 

Aliás, é justamente nesta parte que fica evidente a necessidade de ter uma cultura orientada por dados. Afinal, quando as campanhas são bem estruturadas e mensuradas, os números são capazes de trazer insights tão poderosos, ao nível de guiar as próximas decisões. 

Contudo, voltando para as otimizações do Google Ads, listamos algumas dicas que são fundamentais para a otimização da sua campanha. Entenda:

URL legível

É importante que você tenha em mente que o URL é onde os visitantes conseguiram identificar o tipo de página que acessarão ao clicar no anúncio. Por esse motivo, é interessante que o URL esteja relacionado com o material divulgado. 

Assim como na construção dos conteúdos do seu site, não esqueça de colocar a palavra-chave. Assim, o Google consegue entender que o assunto é relevante de acordo com a busca do usuário. 

Outra dica que você pode considerar, é optar por URLs mais curtas, já que eles proporcionam uma visualização mais clara e objetiva. 

Call to action

Conhecida popularmente por CTA, o botão call to action busca induzir o usuário a realizar uma ação favorável ao site. 

Em outras palavras, o CTA tem o objetivo de influenciar o lead a clicar no anúncio e ser direcionado, por exemplo, para uma página mostrando equipamentos para laboratório de química. 

Ao inserir esse recurso, busque sempre utilizar expressões no imperativo, já que elas têm mais chances de convencer o público a realizar tal ação. 

Use palavras-chave negativas

Como a grande maioria das pessoas que trabalham com marketing digital sabem, a escolha das palavras-chave no processo de criação de uma campanha é fundamental. Entretanto, não é de conhecimento popular que utilizar palavras-chave negativas também são eficientes. 

Essa prática funciona por meio do “bloqueio” de termos que não são interessantes para o seu negócio. É como se fosse uma busca inversa, segmentando ainda mais o público e o anúncio que ele busca atingir. 

Personalize o mesmo anúncio

Dentre tantas finalidades que o Google Ads proporciona, a ferramenta também permite que o usuário possa fazer a edição do mesmo anúncio para públicos diferentes. 

Portanto, o mesmo anúncio pode ter chamadas diferentes, que podem ir de acordo com a idade, sexo e demais fatores característicos. 

Ofereça frete grátis

Dentre tantos mimos que uma empresa pode dar ao seu cliente, o frete grátis pode ser o primeiro grande passo. Lembre-se, o usuário irá priorizar a compra naquele site que irá promover mais benefícios. 

Promova uma experiência e estrutura do site satisfatória 

Quando falamos sobre a estrutura do site, lembre-se que não se trata apenas do design e a posição de determinadas páginas. Engloba-se também a otimização para dispositivos mobiles, além de conter obrigatoriamente um carregamento rápido. 

A junção de todos esses cuidados relacionados ao site, bem como o próprio suporte ao cliente, são fatores que contribui para uma experiência positiva do usuário. 

Análise os resultados

Por fim, após colocar em prática todos os passos mencionados acima, busque analisar de perto os resultados de suas campanhas após ter feito todas as otimizações necessárias. Caso houver a real necessidade, esteja aberto para fazer novos ajustes. 

Conclusão

Para finalizar, é importante mencionar a importância de manter o Google Ads sempre configurado e atualizado com os objetivos da empresa. 

Manter esse hábito evita que os esforços no desenvolvimento de campanhas sejam desperdiçados. Aliás, o tempo no mundo empresarial é dinheiro, portanto, mantenha a ferramenta sempre configurada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM