As estratégias para empreendedores mais utilizadas no mercado

Empreendedores são pessoas visionárias que sabem identificar oportunidades e desenvolver as melhores estratégias para potencializar a visibilidade e o lucro de um negócio.

Todos os diversos setores empresariais, como finanças, marketing e vendas, ou desenvolvimento de produto, por exemplo, precisam do olhar atento de um profissional empreendedor para a implementação de melhorias constantes.

É essa postura que permite que uma organização se torne, e se mantenha, rentável e sustentável, principalmente dentro de um universo mercadológico tão competitivo.

Então, se você é gestor de um negócio, membro de uma equipe corporativa, ou está analisando a possibilidade para a abertura de empresa em São Paulo, sabe da importância de agir e pensar estrategicamente quando o assunto são negócios e mercado.

Buscando auxiliá-lo nesse sentido, trouxemos as 5 abordagens estratégicas mais utilizadas por empreendedores atualmente, de forma a buscar alternativas inteligentes e práticas para soluções mais assertivas. Esperamos que essa leitura lhe proporcione vários insights.

Estratégias nos negócios

Existe uma confusão muito comum entre o que é estratégia e o que é planejamento, que vai muito além da semântica das palavras, sendo uma causa muito comum de planos e objetivos que não se concretizam. 

Estratégia se relaciona ao conjunto de decisões que refletem em como uma empresa, como uma loja de produtos de limpeza, consegue se posicionar no mundo dos negócios, ou seja, frente a todos os stakeholders, como clientes, fornecedores, sócios e colaboradores.

É a busca pelo diferencial, pelas vantagens competitivas. Empresas bem posicionadas no mercado contam com estratégias de negócios valiosas, e observá-las para aprender sobre isso é um ótimo exercício.

Perceba que esse conceito difere do “fazer”, de dimensionar recursos e escalar pessoas para a execução do que deve ser feito, ou seja, do planejamento.

Estratégia é um exercício contínuo, que depende também da reflexão do empreendedor, mas não se trata do que é determinado e tangível, ao contrário do planejamento.

Em uma analogia com os campos de guerra, podemos dizer que estratégia é a escolha de como você vai se posicionar na batalha, e o planejamento é sobre como você fará isso.

Elaborar estratégias de negócio resulta na implementação de ações que condizem e trabalham a favor dos objetivos e metas da empresa, como a terceirização de folha de pagamento.

A questão central sempre deve ser o crescimento da organização, conforme os recursos disponíveis e demais condições, sejam internas ou externas. 

E com estratégia existem diretrizes que guiam, limitam e pontuam objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, é muito importante estar atento e garantir que todas elas sejam elaboradas conforme a proposta de valor do seu negócio.

Abordagens estratégicas

Novas estratégias significam a implementação de mudanças para aumentar a produtividade e potencializar resultados.

Um negócio lucrativo, como uma assessoria contábil em São Paulo, sabe que é fundamental a análise contínua do negócio e busca por melhorias, nos mais diversos aspectos, afinal, o objetivo é agregar valor e posicionar a marca.

Dessa forma, é necessário verificar qual abordagem precisa ser feita, o que precisa ser trabalhado. São diversas as possibilidades, mas existem 5 pontos centrais que podem ser analisados e redesenhados, caso os resultados não estejam como o esperado. São eles:

  • O público-alvo;
  • O produto;
  • A arquitetura do negócio;
  • O marketing;
  • A tecnologia.

Listamos a seguir, algumas das estratégias mais utilizadas no mercado atualmente para cada abordagem, que estão trazendo bons resultados para os empreendedores. Continue lendo e confira:

  1. Segmentação de esforços

Segmentar é oferecer a solução certa para o público certo. Para isso é necessário ter um estudo criterioso sobre seu público atual e aquele em potencial. Ao delinear as personas, caso identifique perfis diferentes, você precisa direcionar esforços para ambos. 

E atenção: não existe linguagem universal, falar com todo mundo é não se comunicar com ninguém. Então é importante que os esforços sejam segmentados e altamente personalizados. 

Por exemplo, um negócio especializado em cestas personalizadas para datas comemorativas, pode oferecer opções para diferentes públicos, ao identificar essa demanda.

Cestas natalinas mais sofisticadas e completas podem ser oferecidas para o público com alto poder aquisitivo, e kits menores podem atender àqueles que buscam valores mais acessíveis.

Sempre mantendo o Branding, ou seja, a identidade, e o padrão de qualidade da marca, tanto do produto quanto do serviço prestado, é preciso desenvolver linguagens e enfoques publicitários diferentes para cada segmento.

  1. Reformulação do produto

Outro ponto é olhar diretamente para o produto: você pode transformar uma parte do produto no todo; ou aplicar toda a sua atual solução para criar algo novo.

Na primeira abordagem, uma plataforma de e-commerce para o modelo B2B, desenvolvida para vender acessórios para as linhas de produção, como carrinho de carga dobrável, prateleiras e empilhadeiras, pode ser tão eficiente que se torna o produto da empresa.

Ou seja, a marca passa a vender a solução da plataforma, em vez de comercializar os produtos.

Na segunda opção, a ideia é o contrário: um fabricante de determinado produto que atue somente no beneficiamento final do produto, como em sua montagem e distribuição, pode optar por ampliar sua atuação para a fabricação das peças, por exemplo.

Além de ampliar possibilidades, essa pode ser uma solução para quem tem problemas com a qualidade dos fornecedores.

  1. Reformulação da arquitetura de negócio

Hibridizar a organização é uma estratégia muito aplicada em diversos setores: uma empresa pode atuar no modelo B2C e B2B, atendendo tanto o consumidor final quanto outras empresas.

Uma solução de gestão de infraestrutura de TI em eventos, criada para o B2B, ou seja, para a realização de eventos corporativos, como workshops, reuniões, feiras e congressos, também pode atender o consumidor final na estruturação de seu evento.

E além do modelo, pode-se repensar a forma de entregar seu serviço e de captar renda para a empresa.

O gestor de uma startup que ofereça seus serviços via site de e-commerce, após testes de mercado, pode perceber ser mais interessante fazê-lo utilizando uma plataforma de aplicativo mobile.

Além disso, suas soluções podem ser monetizadas de formas diferentes. Vamos retomar o exemplo das cestas comemorativas:

O empreendedor não precisa se restringir a vender produtos para ocasiões especiais. Em uma versão “deluxe”, pode oferecer pacotes mensais, em que o cliente recebe diariamente sua cesta de café da manhã ou da tarde.

  1. Reformulação do plano de marketing

Em alguns momentos na história de uma organização, é muito importante reavaliar as estratégias de crescimento, voltando ao documento original do Plano de Negócio e buscando alternativas para o plano de marketing.

O mercado é muito dinâmico, e quando tratamos sobre marketing, publicidade e propaganda, a dinamicidade é uma questão-chave, mas em que muitos empreendedores, principalmente os mais antigos, tendem a perder oportunidades.

O marketing digital traz uma infinidade de possibilidades e a resistência em trabalhá-lo globalmente pode prejudicar o negócio.

Por exemplo, uma marca que trabalhe seu marketing digital somente com a presença nas redes sociais está perdendo muitas oportunidades de se posicionar no mercado.

O fornecimento de conteúdo para o público já nem pode mais ser considerado um diferencial, uma vez que já se tornou uma expectativa do consumidor. 

  1. Implementações mais tecnológicas

A tecnologia é a marca dos tempos modernos, todos os dias surgem novidades para as mais diversas finalidades, desde softwares, máquinas e equipamentos, meios de transporte, entre tantas outras possibilidades.

É fundamental que um empreendedor se mantenha informado e atualizado para elaborar suas estratégias. Uma empresa de consultoria de recrutamento e seleção com um ótimo posicionamento no mercado antecipa tendências e investe em alta tecnologia.

Como formular suas estratégias

Para desenvolver suas estratégias é importante realmente conhecer a realidade da empresa, fazer análises constantes e jamais se acomodar. Informe sobre aspectos internos e externos, como:

  • Ambiente sócio-político e tecnológico;
  • Questões ambientais e ecológicas;
  • Questões legais e tributárias; 
  • Estratégias dos concorrentes;
  • Comportamento do público;
  • Clima organizacional da empresa;
  • Motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Diretrizes centrais do Plano de Negócio.

Todos esses são fatores que devem ser acompanhados de perto por um gestor, e serão as bases para a definição de suas estratégias. Faça questionamentos e busque por feedbacks continuamente.

Considerações finais

Praticar empreendedorismo é testar novas hipóteses, o tempo todo. Optar pelas melhores estratégias para a sua empresa depende de muito estudo, sensibilidade e visão de mercado. 

Insistir em algo que inicialmente era uma boa ideia, mas já não se encaixa mais nas demandas, significa ter prejuízos.

Nesse artigo você conferiu as principais abordagens adotadas por empreendedores de sucesso, sempre envolvendo a capacidade de adaptação frente à realidade da organização.

O tato para definir prioridades, ousar de forma a mitigar riscos, e saber o momento certo para a implementação de mudanças, é o diferencial de gestores que destacam sua marca entre as empresas concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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