3 dicas para atualizar seu modelo de negócio

Um modelo de negócio é a definição de como o produto é idealizado, produzido e vendido. Um bom negócio pode ser avaliado pelo seu modelo e como ele é aplicado. Para isso, uma boa gestão deve ser aplicada, estabelecendo metas e acompanhando o seu desenvolvimento. 

Para que um negócio tenha sucesso, algumas áreas devem estar presentes em sua composição: produção, valor e clientes. Muitas vezes, quando um destes componentes está desnivelado com os outros, um negócio pode sofrer consequências. 

Se um negócio não consegue alcançar os seus objetivos, é hora de instalar um exaustor centrífugo e desempoeirar o empreendimento, liberando espaço para novidades e melhora. Recalcule sua rota, melhore seus conhecimentos sobre o tema e confira três dicas de como atualizar o seu modelo de negócio:

Produção

Antes de tudo, organização e planejamento são essenciais para qualquer mudança, por isso, inicie organizando suas expectativas e as falhas de seu atual modelo de negócio. Para conseguir desenvolver um novo modelo de negócio, enquadre sua produção em um desses modelos: 

Produção contínua, em que muitas mercadorias são feitas de forma padrão, por linhas de montagem; Produção intermitente, em que a produção depende de demanda ou produção para grandes projetos, neste caso, a mercadoria normalmente é única… como rótulos adesivos, que são idealizados para apenas um produto e projetados para aquele tipo, não servindo em outros. 

Valor 

A definição do valor do seu produto leva em consideração a produção e os materiais utilizados para isso, sendo preciso relevar gastos com maquinários, equipamentos, colaboradores e outros custos fixos e variáveis do negócio. 

O seu valor é um ponto crucial para a definição do seu cliente, por isso, tudo que o envolve deve ser planejado. Além disso, utilize as expectativas enquadradas no seu planejamento para definir o que você quer oferecer e, com isso, quem você quer alcançar. 

Clientes

Ter clientes é fundamental, mas eles precisam ser os clientes certos, a sua pessoa ideal. Se você vende bobina de papel, por exemplo, sabe que quem precisa desta mercadoria é quem utiliza muito papel e precisa, de maneira econômica, de um estoque maior… então não compensa vender para que não tem necessidade de grande quantidade. 

Este é o seu cliente ideal, aquele que valoriza o seu trabalho e sabe que sem ele, não consegue resolver um problema. Sabendo disso, ele entende que o valor estabelecido levando em consideração os seus custos é mais do que justo, é necessário. 

A junção da produção, valor e clientes deve estar presente na sua empresa de forma uniforme… se um estiver mais alto ou mais baixo que o outro, existe um problema na gestão e seu modelo precisa ser repensado. 

Atualize seu modelo de negócio quando necessitar de renovação dentro do seu empreendimento e isso pode ser feito desde a gestão, até ferramentas e tecnologias utilizadas no seu negócio.

 Por fim, vale lembrar que se uma empresa é organizada e bem planejada, o seu modelo de negócio funcionará muito bem! Acompanhe nossas publicações e saiba mais sobre empreendedorismo e negócios. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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