Trabalhar pela internet deixou de ser um sonho ou algo distante, e passou a fazer parte da realidade de milhões de pessoas no mundo todo.
Afinal, tentar empreender online é uma das profissões do presente que deve tomar conta do futuro.
Muitas pessoas cansaram de trabalhar para uma empresa fixa com patrões, tempo de locomoção em transporte público ou horas perdidas dentro do ônibus.
O desejo de não precisar passar por tudo isso e ser o seu próprio chefe, tomou conta delas.
A possibilidade de abrir uma empresa digital e fazer a própria renda ganhou o meio de trabalho brasileiro.
Após a experiência vivida pela pandemia, muitas pessoas também tiveram de se adaptar a essa nova realidade e ganharam muito com isso.
Antes a visão era centralizada em afazeres fixos do dia a dia. Um professor preparava suas aulas e as lecionava, tendo de lidar com a rotina de seus alunos.
A vendedora de flores acabava colhendo e recebendo a demanda diária e atendendo os clientes.
Rotinas comuns do dia a dia acabaram sofrendo uma interrupção abrupta, o que acabou por mudar o mundo de uma forma que nunca vimos.
Foi colocada uma espécie de etiqueta branca nas carteiras de trabalho, e as pessoas passaram a abrir seu próprio negócio.
Ou seja, elas passaram a exercer aquele desejo que sempre tiveram, mas nunca houve a necessidade de colocá-lo em prática.
Das maiores crises nascem as melhores soluções, enquanto para alguns a crise foi motivo para reclamar, para outros foi uma oportunidade.
Diversos vendedores, como a moça da loja de flores, viram a possibilidade de criar suas lojas e vender o artesanato que a família fazia por lazer, como uma forma de renda fixa.
Já aquele professor, pegou todo o material de suas aulas e criou seu próprio curso.
Enquanto, aquela Empresa de Transporte Executivo que perdeu grande parte de seus clientes devido à crise, notou que era possível investir no ramo digital, vendendo e entregando peças pela internet.
Pois bem, se mesmo depois disso tudo, você ainda tiver dúvidas se deve ou não entrar nessa onda, falaremos, neste artigo, sobre os benefícios de ser um empreendedor online, principalmente em momentos de crise.
Empreendedorismo online significa utilizar da internet (sites, aplicativos, blogs, produtos) como principal fonte de divulgação, venda e receita de seu negócio.
Existem inúmeras possibilidades para alguém que quer se tornar um empreendedor online, como:
Esses são apenas alguns dos diversos exemplos que uma pessoa que empreende pela internet consegue fazer.
Tudo vai depender daquilo que você sabe fazer, aliado com as possibilidades existentes dentro do mercado.
A adaptação é uma das maiores forças do empreendedor, é como se empresas de segurança privada tivessem uma queda dos clientes físicos e passassem a investir na segurança privada online das pessoas, com o objetivo de expandir sua área.
Muitos têm dúvida de como começar a empreender online, mas não muda muito daquilo que é feito com uma empresa física.
A diferença é o ramo e a área de atuação, já que o foco da empresa é começar algo diferente na esfera da internet.
Você permanecerá tendo de definir sua área de atuação organizando seus parceiros e formas de conseguir o produto principal.
Seja ele camisas personalizadas a serem vendidas ou um curso que você quer preparar.
Em seguida, será preciso ter em mente a sua visão para o tipo de empresa que deseja construir a partir daquele marco e a missão que ela deseja realizar.
Por fim, atribui tudo isso aos valores que você acredita serem necessários para que isso seja realizado.
Comece de algum lugar, sem medo de errar, mas tenha tudo planejado antes.
Inicialmente, caso você consiga, é bom tentar manter algo de standby como fonte de renda principal, sabendo que você abdicará disso futuramente.
Caso você não tenha essa possibilidade, se arrisque dedicando tudo o que conseguir para fazer o negócio dar certo. Você precisa conhecer o ramo que está entrando, então estude todos os dias sobre o seu produto e seu público-alvo.
Lembre-se, não se diminua, se só tem experiência com terceirização de limpeza, aproveite tudo o que de bom aprendeu com essa vivência e empreenda. Com essa mentalidade, você poderá colher os benefícios dessa prática.
Pois bem, entre as principais vantagens estão:
O primeiro benefício de ser um empreendedor online é que exige um baixo custo inicial de investimento, por isso, é muito comum as pessoas começarem com projetos paralelos e consequentemente migrarem unicamente para o ramo digital.
Sabendo que sua área de atuação será unicamente online e no máximo contratando pessoas para fazerem entregas, você evita gastos, ao menos no início, com grandes estoques e maneiras de atender seus clientes pessoalmente.
Você pode estar pensando: ‘ah mas e se eu quiser vender meus produtos e não tenho como entregar ou contratar alguém que faça isso?’.
Pois bem, se você deseja vender coisas como uma caneca de acrílico personalizada ou ser associado a alguma empresa grande, existe a possibilidade de se tornar parceiro de um grande marketplace ou vender pelo e-commerce.
A única dificuldade será entregar o produto ou fazer a boa divulgação desses produtos em suas plataformas digitais. A necessidade de comprar um espaço enorme e investir em algo às cegas não existe.
Isso encoraja muitas pessoas a se aventurarem para o empreendedorismo online. Lembre-se, baixo custo significa baixo risco de perda, e caso você veja que isso serve para você, então comece a trabalhar intensamente com o que sempre sonhou.
É bem comum quando as pessoas passam a trabalhar somente pela internet notarem que sobra um certo tempo ao final do dia.
Não porque você deixou de trabalhar ou porque ficou procrastinando, mas pelo tempo economizado na locomoção.
Em uma empresa física existem pessoas que perdem mais de 4 horas de seus dias somente no transporte público, ou seja, tempo improdutivo que cansa a pessoa.
Além disso, demandas de última hora acabam exigindo mais tempo e, consequentemente, mais esforço.
Ou seja, isso prejudica diretamente no seu desempenho que acaba acumulando com outras série de fatores. A qualidade de vista é muito importante, desde uma boa noite de sono até uma alimentação completa através de empresas de alimentação.
Então, as ações anteriores prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Inclusive, a síndrome de burnout é um dos problemas mais atuais, principalmente com pessoas que passam grande parte de seus dias trabalhando sem um motivo ou direcionamento correto.
A falta de ter para onde ir ou a sensação de estagnação é totalmente contraprodutiva para qualquer pessoa, que mesmo dedicada acaba desanimando. Trabalhar para internet impossibilita isso, pois é você que faz o seu tempo.
Os resultados dependem apenas de você e, mesmo que tenha um parceiro, existe a possibilidade de romper, caso as visões se tornem diferentes em algum momento. Então, a possibilidade de fazer um aluguel em stand para eventos ou apartamento mais afastado da cidade é real.
Se você é daquelas pessoas que gosta de menos barulho ou conviver mais perto da família, com uma boa organização e fazendo seu próprio horário, poderá aproveitar desse grande e impagável benefício que só o empreendedorismo online pode trazer.
Como dissemos no início do artigo, trabalhar para a internet não é algo ilusório, pelo contrário é o presente. Milhares de pessoas ao redor do mundo ganham suas vidas somente utilizando a internet para trabalhar.
Recebendo mais dinheiro do que pessoas que trabalham há mais de 20 anos na mesma empresa, mas que estão estagnadas. A guinada inicial pode ser um pouco difícil de se adaptar, mas quando o negócio toma forma, tende somente a crescer.
O fator imprevisível da internet faz com que milhares de pessoas conquistem um engajamento antes nunca visto do dia para noite, mas não é de explosões que um empreendedor online vive, mas de constância.
Principalmente com quem trabalha como associado, onde em alguns dias você estará divulgando um livro e em outros rótulos personalizados. O fator principal onde você trabalha com o que quiser e o quanto quiser, também agrega no valor do final do mês.
Por último, graças a todos esses benefícios citados acima, cria-se o que podemos chamar de crescimento contínuo. A continuidade de publicações e o trabalho constante farão com que cada vez mais pessoas conheçam você e sua empresa.
Por consequência, você acaba crescendo com o tempo, até se tornar uma referência no assunto. Tudo vai depender de diversos fatores como: momento correto, qualidade da informação, qualidade do produto e SEO da empresa.
Mas o fato é que se manter a constância e ficar atento às novidades, a possibilidade de explodir com algo que nem lembramos é grande. Mantenha-se firme para conquistar esse case de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…