Empreendedorismo

Benefícios de uma boa oratória no meio corporativo

Quando falamos em conquistar e desenvolver uma boa oratória, é natural que nossa mente foque em grandes líderes, e por mais que você sempre lembre de um discurso marcante de alguma personalidade ou até mesmo dos grandes empreendedores das multinacionais, saber falar bem em público não é algo que deve se limitar para quem está na liderança. 

É claro que, para o dono de um negócio ou o gestor de uma equipe, esse recurso acaba sendo algo ainda mais imprescindível, porém ter uma boa oratória é algo importante para qualquer um que está dentro do meio corporativo. 

Independente do seu segmento ou tamanho da empresa que trabalha, mesmo que você seja um funcionário que trabalha o dia todo atrás da tela de um computador, ou simplesmente atue realizando serviços com a Pintura Epóxi, é crucial dominar essa área e ter uma boa comunicação verbal com outras pessoas. 

Se você é daqueles relutantes e não tem muita noção da dimensão e importância de contar com esse recurso, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos quais são os principais benefícios de ter uma boa oratória dentro do meio corporativo, bora conferir? Então vamos lá! 

Ajuda você a vender o seu peixe

Independente da sua área de atuação ou a função que você exerça dentro dela, uma hora você vai ter que falar sobre si próprio e expôr suas qualidades tendo um certo “jogo de cintura” para isso, principalmente em uma entrevista de emprego ou até mesmo na venda de um produto ou serviço que você comercialize. 

Até mesmo na solicitação de uma promoção ou para que seu projeto seja escolhido, enfim, são inúmeras as situações no qual você precisa saber “vender seu peixe”, e uma boa oratória faz com que você alcance esse objetivo, falando melhor sobre si próprio ou uma causa que queira defender, ajudando no convencimento e na autoridade sobre o assunto. 

Auxilia na construção de um bom networking

Gostando ou não, o networking é um ponto crucial para qualquer pessoa, independente da sua hierarquia, um simples funcionário ou até mesmo o dono daquela empresa precisa manter seus contatos em dia, e para isso é necessário trabalhar melhor os seus relacionamentos profissionais. 

Como as pessoas vão saber que você trabalha bem com um Servomotor sem que fale com elas? Ter uma boa oratória significa expandir seu leque profissional, saber chegar e falar com mais pessoas e aumentar as suas possibilidades de parcerias profissionais. 

Melhora seus relacionamentos

Além dos vínculos profissionais, uma boa oratória também ajuda na melhoria dos relacionamentos de forma geral, você consegue falar melhor com seu chefe e com seus colegas de trabalho, tornando o ambiente muito mais leve e o clima organizacional mais positivo. 

Quanto mais você consegue transmitir aquilo que deseja, melhor são seus relacionamentos, tanto profissionais quanto fora do trabalho.

Aumenta a sua credibilidade pessoal e passa confiança para as pessoas

Saber falar não é uma tarefa fácil, mas quando a pessoa consegue dominar essa habilidade, ela aumenta a sua credibilidade e inspira muito mais confiança para as outras pessoas. 

Basta pegar de exemplo os grandes discursos feitos por grandes líderes mundiais como Martin Luther King, Abraham Lincoln, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela, todos eles se destacaram justamente por seus atos e por seus discursos, usando o poder da oratória para transmitir uma mensagem importante. 

Quanto melhor você falar e conseguir expressar suas ideias, mais vai aumentando a sua credibilidade pessoal e passando confiança para as outras pessoas, sendo uma peça-chave assim como a Porca Gaiola acompanhada de um parafuso. 

Consegue transmitir as suas ideias com mais clareza e de forma coesa

Muitas pessoas até possuem boas ideias, mas não conseguem formulá-las de maneira realmente eficiente, o que acaba fazendo com que elas fiquem apenas no imaginário e nunca consigam “sair do papel”. 

De nada adianta ter ótimos pensamentos e boas ideias profissionais sem que você consiga expressá-las, e neste ponto, uma boa oratória ajuda e muito nessa sua jornada, você consegue organizar muito melhor e transmitir com mais eficiência, clareza e de forma coesa, aquilo que deseja, facilitando a comunicação e o entendimento com outras pessoas. 

Faz com que você consiga mediar conflitos

Os conflitos dentro do meio corporativo podem não ser extremamente comuns, mas eles também não são casos isolados, é natural observarmos algumas brigas ou discordâncias em ideias, o que pode acabar até mesmo se tornando um problema dentro do clima organizacional. 

Dessa forma, ter uma boa oratória também ajuda nessas situações, já que você consegue falar melhor com as pessoas e encontrar um meio-termo para determinados casos, de maneira muito mais consciente, pacífica e até mesmo eficaz. 

É visto como um grande diferencial corporativo

Você até pode saber tudo sobre os equipamentos tecnológicos, entender a importância do Rack outdoor e ter uma ótima formação, porém, durante a sua empreitada corporativa, existem várias pessoas que também podem possuir essas características, e o desempate está justamente nos diferenciais. 

Sem dúvidas, um dos grandes diferenciais corporativos é a boa oratória, saber falar bem faz com que você tenha uma vantagem competitiva com outras pessoas, então em um momento de evolução, a oratória pode fazer total diferença para a sua escolha. 

O que achou do texto de hoje? Você tem uma boa oratória, mas acha que pode melhorá-la? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como a Personalização de Conteúdo Aumenta a Conversão em Campanhas

No cenário competitivo do marketing digital, a personalização de conteúdo emergiu como uma estratégia essencial…

1 semana ago

Link Building para E-commerce: Estratégias que Realmente Funcionam

Nos dias de hoje, ter um e-commerce é apenas o primeiro passo para o sucesso…

1 semana ago

Automação de Marketing para E-commerce: Otimizando a Jornada do Cliente

No mundo digital atual, a automação de marketing se tornou uma ferramenta imprescindível para e-commerces…

1 semana ago

Técnicas de Otimização para Melhorar a Taxa de Conversão no E-Commerce

Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio,…

1 semana ago

Como Impulsionar a Produtividade e Sustentabilidade na Indústria

Nos dias de hoje, a indústria enfrenta um panorama desafiador, no qual a rentabilidade e…

1 semana ago

Impacto Econômico das Chuvas Fortes: Danos e Recuperação

As chuvas intensas são um fenômeno natural que, embora crucial para a manutenção do equilíbrio…

1 semana ago