Características do comportamento do consumidor pós pandemia

Entender o comportamento do consumidor pós pandemia é um processo importante para você garantir uma estrutura mais adequada para suas vendas de consultoria ambiental orçamento, identificando que tipo de abordagem é mais adequada para sua área negocial.

Para qualquer empresa, conhecer seu público-alvo e entender como ele interage com a marca é um processo essencial. Graças a este elemento, muitas pessoas acabam garantindo um potencial muito maior de oportunidades de negócio.

Entretanto, o mundo passou por um importante processo de mudança durante o período da pandemia do COVID-19, com questões como o isolamento social e outras regras necessárias para garantir a saúde da população.

Pensando nisso, empresas dos mais variados portes começaram a se adaptar a esse novo modelo de negócios, muito mais integrado ao comércio digital, uma vez que as pessoas por muito tempo preferiram esse formato podendo servir para serviço de segurança para festas e, até mesmo, um pequeno supermercado.

Um dos grandes efeitos da pandemia do coronavírus foi o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa, evitando aglomerações até mesmo em locais de menos acesso, como lojas e comércios em geral.

Isso acabou tendo um impacto direto na maneira como as coisas são feitas, justificando esse tipo de atividade e identificando o que realmente mudou no perfil do cliente, que tem impacto direto na forma como um consumidor toma sua decisão de compra.

O mundo vive um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos têm feito parte do dia a dia das pessoas, e estes avanços geram um impacto direto no mercado. Um dos elementos a se atentar é a questão da informação.

O cliente hoje busca se informar o máximo possível antes de efetivamente iniciar um processo de compra de diversos produtos, procurando dados relevantes sobre o produto ou serviço para fazer sua escolha como tipos de camisas de silicone amarelas para saber qual melhor custo-benefício.

Por isso, equipes de marketing qualificadas conseguem entender o potencial que esse tipo de ação pode gerar em suas vendas, otimizando esse processo e aumentando as chances de você conseguir uma boa estrutura com esse tipo de ação.

Quanto mais você explora esses recursos, maior é o impacto de influência que sua empresa consegue gerar em seu público-alvo, otimizando suas vendas e conseguindo alcançar os consumidores mesmo adaptando-se a esse novo momento.

O período chamado pós pandemia lida com os resultados desse período de isolamento social, em uma nova fase onde as pessoas estão mais protegidas e conscientes, e é possível pensar em normalidade novamente.

As pessoas começaram a sair mais de casa, participar ativamente do processo de compra indo até a empresa e outras interações importantes, que podem gerar um impacto positivo para sua empresa e podendo pesquisar ativamente suas demandas de produto como de bolsa térmica fitness.

Entretanto, alguns elementos mantiveram-se como no período do ápice da pandemia, principalmente com relação a canais digitais. Esse processo veio para ficar, e muitas pessoas estão adotando o formato.

Por isso, é importante saber como lidar com todos estes elementos para garantir uma chance maior de sua empresa se destacar no segmento em que ela atua, garantindo muito mais utilização para seus elementos.

O que é o comportamento do consumidor

Embora o nome deixe bem claro o que é essa abordagem, é importante destacar o conceito do comportamento do consumidor e sua importância para uma estratégia de marketing, sobretudo para identificar como melhorar suas relações com o cliente.

Muitas empresas utilizam uma ferramenta de avaliação conhecida como funil de vendas, uma técnica que divide toda a jornada de compra do consumidor em etapas para conseguir identificar que tipo de ação deve ser realizada na abordagem, podendo ser válidas para todos ramos até mesmo de uma fábrica de placas de sinalização.

Ao todo, o funil de vendas divide o consumidor em quatro etapas distintas, que são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

No primeiro estágio, trata-se de uma pessoa que está descobrindo a marca, e então o funil acompanha todo o processo de compra até o fechamento da negociação.

Estas etapas demandam ações que precisam ser calculadas para que você consiga fazer o cliente transacionar por cada uma delas, mantendo sempre o interesse na empresa e o desejo de consumo do item que está sendo oferecido.

Além disso, as estratégias de conversão e fidelização são muito importantes para garantir um fluxo de vendas em sua empresa desde um açougue até máquinas de automação residencial de iluminação, o que deve ser ativado com inteligência e vinculando uma série de hábitos diferenciados em cada consumidor.

Dessa maneira, ter um entendimento claro do perfil do consumidor ajuda você a entender quais são os principais pontos que devem ser avaliados para que você consiga uma estrutura adequada para suas vendas.

Características do consumidor pós pandemia

Depois do período mais intenso da pandemia do coronavírus, é natural que o mercado tenha se modificado completamente. Por isso, é muito importante entender quais são os principais elementos que os consumidores estão lidando nesse momento.

Entretanto, é preciso que você tenha em mente que cada consumidor é diferente e tem suas próprias particularidades. Por isso, ainda que dois clientes diferentes estejam buscando um mesmo produto, como um climatizador para fábricas, ou serviço, é possível que a abordagem seja completamente diferente.

Por isso, é muito importante que você consiga otimizar estes elementos e aplicar suas técnicas adaptadas à realidade de cada consumidor, buscando assim um processo muito mais efetivo de vendas, entendendo as necessidades de cada um.

Otimizadores do dia a dia

Algumas pessoas passaram pela pandemia com um pensamento de que é preciso melhorar e otimizar cada parte de seu dia a dia. Estas pessoas trabalham com conceitos de otimização e reutilização de diversos itens.

Trata-se de um grupo de pessoas que sentiu muito a questão da estabilidade e da segurança financeira durante o período mais duro da pandemia, e estão receosos de passar novamente por esse tipo de situação.

Estes clientes são muito mais centrados, e devem ser trabalhados com questões sustentáveis e que apresentem benefícios de estabilidade, como clubes de assinatura e propostas de revenda para todos os tipos de produtos, desde equipamentos para construção civil.

As marcas que trabalham com esse tipo de cliente devem pensar a longo prazo, e na expansão de seus canais de venda para conseguirem identificar novos meios de se comunicar com esse tipo de público como um todo.

Formas diferenciadas de compra ou de oferta de crédito também são bem vindas, e serão analisadas pelo cliente para que ele consiga fazer a compra de uma forma mais segura.

Reinventores da realidade

Para algumas pessoas, a pandemia foi um momento de resistência. São aqueles que começaram a desenvolver novas habilidades e capacidades, que se focaram em estudo e em encontrar alternativas para os problemas que surgiram nesse período.

Trata-se de um tipo de consumidor que se adapta rapidamente, e que valoriza fazer parte do processo criativo da empresa, com itens customizáveis, elementos interativos com gamificação e outros apoios que tornam a rotina mais diversificada.

Muitos destes clientes têm um apreço em particular pela tecnologia e são ávidos para testar inovações, como material em realidade virtual e outros itens.

Buscadores de bem-estar

Estas pessoas passaram pela pandemia buscando uma maneira de se tornar melhores consigo mesmas, trabalhar com a higienização interior e com a qualidade de tempo que possuem livre, principalmente para socializar.

São pessoas que têm um apreço especial por atividades em família ou com amigos, e estão acima de tudo preocupados com sua saúde e com elementos que podem alterar positivamente suas rotinas.

Normalmente, esse tipo de cliente busca produtos que facilitem a rotina de ficar em casa, ter uma boa noite de sono e melhorar a saúde. Quando é possível vender uma alternativa coletiva destes itens, há um interesse ainda maior.

Ativistas do coletivo

Para algumas pessoas, a pandemia apenas tornou mais necessária a luta por um ideal. São pessoas que desacreditam em instituições, principalmente as detentoras de poder, e vêem a mobilização popular como uma excelente ferramenta para transformar o mundo.

São pessoas especialmente focadas em itens como representatividade e preservação, pessoas com opiniões fortes e com posicionamentos tomados. Existem diversas pautas que podem ser encontradas por essas pessoas, desde a preocupação ambiental até a diversidade social.

Entender esse tipo de público e encontrar causas com as quais você acredita e quer tomar partido é muito importante para atrair esse perfil de consumidor em particular, otimizando assim seus resultados.

Considerações finais

Realizar uma pesquisa aprofundada de suas atividades pode ser muito importante para garantir resultados mais efetivos em suas vendas. Ao entender as características do consumidor, você tem muito mais liberdade para identificar seus meios de ação.

Depois da pandemia, houveram algumas mudanças substanciais no meio como os consumidores agem, e estar pronto para essas mudanças permite que você tenha uma estrutura mais adequada de atendimento.

Dessa maneira, sua empresa consegue um destaque ainda maior dentro de seu segmento de atuação, tornando-se uma verdadeira liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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