Empreendedorismo

Como alavancar suas vendas sem aumentar os riscos de inadimplência

Vender mais é o sonho de toda empresa, independente de seu segmento, desde a comercialização de produtos como lacre de segurança até fantasias, o objetivo sempre será o mesmo: ter mais clientes e aumentar o número de vendas. 

Mas por mais que esse seja o sonho da maioria das empresas, nem sempre é tão fácil assim alcançar esse objetivo, sendo um desafio para a maioria dos gestores e líderes que precisam quebrar a cabeça e montar estratégias realmente efetivas, sem aumentar os riscos de inadimplência. 

É preciso balancear a saúde financeira de seu negócio,e  mostrar estratégias que sejam compatíveis com aquilo que você pode oferecer, um grande desafio, mas que se executado da forma certa, pode gerar ótimos resultados. 

Então, separamos algumas dicas e metodologias que você pode abordar para conseguir alavancar as suas vendas, mas sem aumentar os riscos de inadimplência, com um negócio muito mais seguro e certeiro. 

Esteja ativo nas redes sociais e use o Marketing de Conteúdo

Nossa primeira dica, é a utilização de uma ferramenta totalmente gratuita, mas que pode ter um grande poder de alcance: a internet. Como sabemos, a tecnologia se tornou um recurso presente dentro do nosso cotidiano, e ela pode e deve ser usada para que você consiga alavancar suas vendas. 

E o principal, você não precisa investir nada para que isso aconteça, basta ter disposição e conhecer algumas técnicas que podem te ajudar nessa jornada. O primeiro passo é saber onde você irá fazer a divulgação de seus produtos e da sua empresa. 

A utilização das redes sociais é altamente recomendada, devido a sua grande visibilidade por parte do público e as suas facilidades, ter uma página no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, podem te gerar muito mais engajamento e atração, de maneira totalmente gratuita. 

Também é recomendado a aplicação do marketing de conteúdo, ou seja, estratégias que focam na produção de conteúdo da sua empresa, como sites e vídeos, para que seu público conheça mais sobre seus serviços e o seu segmento, de forma qualitativa, atraindo mais pessoas e consequentemente gerando mais vendas. 

Se você possui uma empresa de outsourcing de impressão, por exemplo, através das redes sociais e do marketing de conteúdo, você já consegue mostrar seu trabalho e serviços para mais pessoas, atraindo e convertendo um número considerável de uma forma totalmente benéfica para o seu bolso. 

Aproveite as sazonalidades

A segunda dica é aproveitar alguns momentos específicos do ano, para conseguir alavancar suas vendas sem correr risco de inadimplência, campanhas durante a Black Friday, Natal, Dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados e etc, são datas importantes para que você consiga ofertar seus produtos de uma maneira mais ampla sem precisar fazer loucuras para isso. 

Utilize esses dias para ganhar mais visibilidade, oferecer uma maior variedade dentro do seu estoque e conseguir vender mais, de forma mais qualitativa e certeira. 

Upsell e cross-sell

A terceira dica é em relação ao upsell e cross-sell, o primeiro significa oferecer um produto melhor, com um valor mais alto em relação ao que ele comprou, já o segundo representa venda cruzada, ou seja, ofertar um produto complementar aquele que ele adquiriu. 

Ambas são estratégias efetivas e extremamente funcionais, mas precisam ser pensadas com carinho e muito bem utilizadas, em uma empresa de painel elétrico industrial, por exemplo, se você reparou que seu cliente optou pela versão básica do serviços, mas precisa de uma mais avançada ou estava relutante, busque ofertar o upsell. 

Já se você está vendendo um mouse, talvez utilizar o cross-sell e ofertar um teclado pode fazer com que ele se sinta tentado a montar seu kit. Ambos são táticas simples mas extremamente eficazes se realizadas da maneira certa. 

Verifique seus meios de pagamento

Por fim, a maior dica para alavancar suas vendas sem aumentar os riscos de inadimplência é fazer uma verificação aprimorada sobre todos os seus meios de pagamento, é recomendado que você ofereça a opção do Pix para as pessoas, uma solução prática, rápida e extremamente eficaz de ter o dinheiro na hora dentro da sua conta. 

Isso ajuda a eliminar intermediários e ter mais clareza em relação a seus ganhos e fluxo de caixa, além disso, na hora de parcelar ou aprovar uma compra no crédito, é preciso fazer uma análise minuciosa de cada pessoa, ainda mais quando falamos em alto valor. 

O não pagamento pode ser altamente prejudicial para o seu negócio, então, busque verificar sobre o cliente, isso claro, se for um ticket alto e pode prejudicar seu negócio caso não ocorra o pagamento. 

Alavancar as vendas é um grande desafio, mas que pode render frutos extremamente positivos se executados da maneira correta, é preciso sempre ficar de olho em oportunidades que diminuam seu risco de inadimplência e sejam positivas para sua empresa em todos os fatores. 

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Como a Personalização de Conteúdo Aumenta a Conversão em Campanhas

No cenário competitivo do marketing digital, a personalização de conteúdo emergiu como uma estratégia essencial…

1 semana ago

Link Building para E-commerce: Estratégias que Realmente Funcionam

Nos dias de hoje, ter um e-commerce é apenas o primeiro passo para o sucesso…

1 semana ago

Automação de Marketing para E-commerce: Otimizando a Jornada do Cliente

No mundo digital atual, a automação de marketing se tornou uma ferramenta imprescindível para e-commerces…

1 semana ago

Técnicas de Otimização para Melhorar a Taxa de Conversão no E-Commerce

Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio,…

1 semana ago

Como Impulsionar a Produtividade e Sustentabilidade na Indústria

Nos dias de hoje, a indústria enfrenta um panorama desafiador, no qual a rentabilidade e…

1 semana ago

Impacto Econômico das Chuvas Fortes: Danos e Recuperação

As chuvas intensas são um fenômeno natural que, embora crucial para a manutenção do equilíbrio…

1 semana ago