Ter um negócio para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais agora em um período pós-pandêmico onde grande parte das pessoas perderam seus empregos e ficaram um bom tempo sem ter uma renda fixa.
Muitas pessoas sonham em serem seus próprios chefes, e terem total autonomia dentro do seu ambiente de trabalho, mas antes de pegar o martelete, sair quebrando tudo e começar um novo negócio, é preciso se atentar a alguns detalhes.
Afinal, por mais que seja um grande objetivo, empreender muitas vezes não é uma tarefa fácil, de acordo com pesquisas 80% das pequenas e micro empresas fecham no primeiro ano, enquanto 60% não consegue chegar aos cinco anos de vida, sendo assim, é preciso ter atenção em todos os detalhes principalmente nesse início da sua jornada.
Pensando nisso, no texto de hoje nós resolvemos mostrar para você, como começar uma empresa do zero, seja ela de produtos cosméticos ou até mesmo de Limpeza de Fossa. Bora conferir um pouco mais sobre? Então vamos lá!
O primeiro passo para começar a sua empresa do zero é estabelecer quais serão suas metas e objetivos para o seu negócio, grande parte dos empreendimentos não sobrevive justamente por traçarem planos muito fora de alcance ou não terem objetivos pré-definidos.
Saiba o que a sua empresa pode entregar de diferente, até onde você deseja chegar, quais são suas metas de curto, médio e longo prazo, seja categórico e extremamente detalhista nas suas escolhas, além é claro, de sempre pensar com os pés no chão, sonhar é válido, mas é preciso ter a cabeça no lugar para tomar as escolhas corretas.
Qual a área que você deseja atuar? Quer trabalhar com algo mais específico como a fabricação de Porca Gaiola? Ou deseja algo mais popular? Procure conhecer o mercado no qual você irá estar inserido.
Veja a concorrência, conheça um pouco mais sobre ele, entenda o seu segmento, as nuances e especificidades daquele nicho, cada área possui suas particularidades e conheça o seu da melhor forma possível.
Além de conhecê-lo, um fator importante é saber se o seu negócio pode ou não ser rentável, para isso, faça uma pesquisa de localização e onde você deseja abrir a sua nova empresa, conheça a concorrência e o mercado de forma geral, além é claro, do público-alvo.
Tenha a absoluta certeza de que você está fazendo a coisa certa, e de que aquela empresa pode realmente ser rentável, dar certo e fazer a diferença, por mais que você possa empreender por amor, é preciso ter os pés no chão e entender o que pode ou ser rentável.
A parte financeira é um ponto-chave para qualquer negócio, uma má gestão pode acabar com a saúde financeira de uma empresa, o que é claro, resulta em portas fechadas e uma falência que não estava no cronograma.
Procure fazer um planejamento financeiro bem estruturado, coloque na balança o valor da sua verba inicial de investimento, a expectativa de lucro, todos os gastos iniciais, e por aí vai, trabalhe de forma realista e de acordo com o orçamento programado.
Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, principalmente por conta das inúmeras questões burocráticas, procure conhecer mais sobre os documentos necessários, os impostos que devem ser pagos e todos os detalhes mais complicados.
Faça um bom estudo de acordo com a cidade e a região na qual está abrindo a empresa, separe toda a documentação, tenha certeza que está com todas as contas em dia, e busque resolver as questões burocráticas, de preferência, com um bom período de antecedência.
O mundo é digital e é inevitável mudar isso, sendo assim, é crucial que você se adapte a essa realidade e já monte a sua empresa dentro do âmbito virtual, essa é uma vitrine essencial para o seu negócio, irão te conectar ao cliente como Conectores elétricos.
Procure criar seu próprio site, marque presença nas redes sociais, e fique online em diferentes canais de comunicação, seja marcante, e não se esqueça de começar o seu negócio já inserido no digital. Após concluir as questões burocráticas e fazer todo o seu planejamento digital, é só colocar sua Bota de Segurança e começar os trabalhos!
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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