Conquistar um espaço na internet hoje significa estar presente não só em uma rede social, mas ter uma posição de destaque em todas as plataformas digitais que possuam um certo reconhecimento nas redes, como o Instagram, Youtube, entre outras.
Sendo preciso levar em conta a pluralidade de públicos que estão presentes na internet. Em busca de utilizar essas plataformas com propósitos diferentes. Alguns com forma de lazer, outros como meio de divulgação do seu trabalho ou até mesmo de forma comercial.
Diante dessa diversidade de ações a serem executadas dentro de uma rede social, existe também uma variedade de redes disponíveis, cada uma apresentando uma característica específica que pode ser útil para quem resolver abrir um perfil nessas redes de interação.
Como uma empresa de brindes corporativos, que pode utilizar desse perfil tanto como uma forma de contato com os seus clientes, como também uma plataforma de divulgação sobre os produtos oferecidos pela companhia, apresentando seu catálogo de opções.
A questão é que cada rede social exige um tipo de diálogo diferente, sendo preciso para quem possui um perfil comercial saber se adaptar a essas possibilidades. Com conteúdos em vídeo para o Youtube, textos rápidos para o Twitter, e assim em diante.
Uma exigência não apenas dessas redes em si, que cada vez mais trabalham com uma pluralidade de formatos dentro de suas plataformas específicas, mas também do próprio público, pode estar acostumado a um tipo de produção e a procura na internet.
O que serve para os mais diversos tipos de mercado, inclusive para uma estratégia política, que além da distribuição de material para campanha eleitoral, pode usar das redes sociais como uma plataforma de divulgação dos planos e ações de um candidato.
Mas não é preciso se destacar somente em uma rede. É necessário também complementar suas ações entre essas diferentes plataformas, para que suas ações na internet cheguem a um público cada vez maior, presente em diferentes redes ao mesmo tempo.
Dentro dessas combinações é relevante citar o Youtube e o Instagram, ao utilizar o segundo para destacar o seu perfil no primeiro. Mas antes de se aprofundar sobre como isso pode ser feito, primeiro é preciso entender a importância de se ter um canal de vídeos.
Criado em 2005, sendo comprado pelo Google já no ano seguinte, o Youtube é hoje a maior plataforma de vídeos na internet, permitindo com que usuários comuns e empresas de conteúdo possam alimentar essa rede com base em suas produções, autorais e comerciais.
A popularidade dessa rede atualmente pode ser muito creditada ao apreço que o público tem sobre conteúdos em vídeos. Um formato que recebe um destaque cada vez maior em relação aos conteúdos em textos, por exemplo. Uma realidade que mudou a internet.
Com base nisso blogs e sites passaram a ser preteridos, diante do destaque às produções audiovisuais passaram a ter na internet, o que levou a esse reconhecimento cada vez mais amplo do Youtube, por ser a principal rede a armazenar tal tipo de conteúdo.
Diante disso, é mais produtivo para uma marca de sacola ecologica personalizada divulgar seus produtos, além de produzir conteúdos com curiosidades sobre sua companhia através do formato do vídeo, em relação à produção textual, que dominava anteriormente.
Um destaque que faz com que diferentes redes sociais venham passando por um processo de modificação, como o Facebook e o Instagram, que em um ritmo progressivo passaram a não focar nos conteúdos em vídeo, como tê-los como suas principal aplicação.
Entre as redes que possuem esse destaque em relação ao conteúdo audiovisual relevante evidenciar:
Plataformas que com diferentes aplicações e formatos acabam por receber uma maior atenção por parte dos usuários. Fazendo com que as marcas devam não escolher uma rede social específica, mas sim saber como utilizar todas de forma harmoniosa.
Acompanhando a mesma variedade de público presentes na internet. Como um usuário que entra no Youtube em busca de encontrar um tutorial sobre como personalizar malas ecologicas, assim como outro apenas busca informações sobre tais produtos.
Um canal otimizado no Youtube permite a uma empresa ter alcance a diferentes públicos, que podem ser impactados a partir dos conteúdos em vídeo compartilhados por tal companhia.
E se ter um canal no Youtube pode ser tão importante, é preciso também saber como otimizar a exposição desse espaço. O que pode ser feito a partir de outras redes sociais com grande destaque na internet, como acontece com o Instagram.
O uso das redes sociais permitem com que uma empresa veja um aumento no seu número de espectadores, principalmente quando existe uma relação complementar entre essas plataformas, a partir de uma comunicação multiplataforma
Nesse sentido, o trabalho em uma rede pode ser justamente o de divulgar o seu trabalho em outra, sendo essa em específico o seu principal meio de conteúdo. Em uma função similar a um display expositor posicionado estrategicamente em uma supermercado.
De forma a aumentar a percepção do público sobre uma promoção que está sendo realizada neste estabelecimento. O mesmo tipo de relação que pode correr com o Youtube, com o Instagram sendo usado como uma forma de divulgação do seu canal de vídeos.
Uma estratégia positiva para o reconhecimento do seu perfil na rede audiovisual, sendo preciso apenas identificar como otimizar tal relação.
O Instagram é uma das redes mais populares do mundo atualmente, sendo assim a plataforma ideal para quem busca divulgar os seus serviços, inclusive o seu trabalho produzido para outras redes como o Youtube.
No entanto, essa popularidade cria um ambiente competitivo, onde se mostra necessário produzir conteúdos focados em elementos de atração, que conquistem a atenção dos usuários. Seja para consumir os conteúdos ali presentes ou pontos terceiros.
Bons títulos, chamadas e imagens ou chamativos, podem conquistar o interesse desse usuário, levando-o também para o seu canal no Youtube, para consumir diferentes conteúdos, como um vídeo que explica os benefícios de ter um painel acm adesivzado.
Contar com bons artifícios é importante, contudo, a qualidade em si do conteúdo ali apresentado também é de grande relevância. Ainda mais se o seu objetivo for levar esse espectador para outra plataforma, com o intuito de levá-lo para outros conteúdos.
Nesse sentido é essencial ter a seu dispôr uma produção original e inovadora, que consiga conquistar o interesse do usuário a longo prazo, permanecendo como um seguidor associado aos seus perfis digitais, independentemente da rede social escolhida.
Com tantas redes sociais disponíveis pode ser um desafio criar conteúdo original para cada uma delas, sendo possível adaptar suas produções para a realidade de cada plataforma. No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de ação, para não soar repetitivo.
Uma estratégia mais adequada é trabalhar com uma prática crosschannel, no qual os conteúdos produzidos podem se complementar entre diferentes redes. Como um pequeno teaser no Instagram para um vídeo a ser postado no Youtube, por exemplo.
Também é possível produzir um vídeo chamada menor para o Instagram, com dicas sobre como usar adesivo impresso na decoração do seu quarto, deixando claro que existe uma versão muito mais complexo, com mais dicas, disponível em seu canal do Youtube.
Voltando ao ponto da alta competitividade no instagram, muitas vezes o seu conteúdo, por melhor que seja a sua qualidade, acaba não recebendo a atenção orgânica que essa produção merece. Para evitar isso, é importante estar aberto a compra de anúncios.
Um procedimento que pode ser usado para divulgar produtos e serviços oferecidos por uma empresa, mas também pode funcionar como uma estratégia de divulgação de diferentes conteúdos disponibilizados não só no Instagram como em outras redes.
Por meio de links patrocinados, por exemplo, é possível anunciar no Instagram um novo conteúdo que acaba de ser postado em seu canal no Youtube, falando sobre curiosidades do seu mercado comercial.
O que serve para peças de roupas, novos lançamentos em tecnologia ou mercados mais específicos, como etiquetas para produtos. Todos a serem beneficiados por uma produção diferenciada em sua divulgação, como por meio dos anúncios pagos.
Todas essas são estratégias de teste para quem pensa em sair da popularidade de uma rede em particular, como forma de estimular a visibilidade do seu canal de vídeos em outra plataforma. Aumentando assim a percepção geral do seu perfil na internet.
O que pode trazer os mais diversos benefícios para o seu projeto digital, contando com o reconhecimento geral do público, independentemente da plataforma na qual ele se posicione, assim como aquela ao qual o seu público esteja presente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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