Os tempos estão mudando e, ao longo dos ciclos econômicos, as pessoas estão cada vez mais sendo suas próprias chefes, adotando o empreendedorismo na veia.
E o crescimento do e-commerce vem ajudando a moldar esse cenário e tirar do zero os negócios próprios.
Ainda assim, pode ser extremamente difícil saber exatamente como iniciar um negócio online, ou seja, que realmente se saia bem o suficiente para gerar receita, bem como para se tornar um destaque no ramo de atuação.
Inclusive, existem tantas informações e tantos termos para aprender sobre o assunto, que é necessário criar um plano de ação para priorizar seus recursos à medida que se desenvolve o negócio.
Quando questionados sobre como abrir um negócio de comércio eletrônico, há alguns fatores que são considerados essenciais por qualquer cliente, por isso os seguintes elementos provavelmente vêm à mente:
Esses pontos realmente são dignos de um site de e-commerce de sucesso.
No entanto, lembre-se de que é uma combinação dessas coisas trabalhando juntas que torna um negócio de comércio eletrônico excelente.
Entretanto, é importante saber que você não vai nascer excelente, não importa o quanto seja possível investir.
Lembre-se que no começo o que realmente alimenta a sua loja online são as vendas, e isso deve estar no centro de seu plano de negócios de e-commerce – depois você vai implementando aos poucos e dando robustez a outros pontos.
Você precisa dar um jeito de fazer as vendas primeiro e ter os primeiros clientes fiéis antes de fornecer um ótimo suporte ao cliente, por exemplo.
Se você não consegue fazer vendas, está acabado antes mesmo de realmente começar.
Embora seja ótimo embarcar em seu novo negócio de comércio eletrônico, com muitas grandes ideias, coloque de lado suas ambições empreendedoras, que são o seu sonho e lugar ideal, e foque nas etapas mais práticas primeiro.
Se você é totalmente novo no mundo do e-commerce, pode estar se perguntando o que exatamente você deve vender.
Na verdade, ficar preso nisso é o grande motivo pelo qual as pessoas nunca decidem iniciar seus próprios negócios online
Então, se você ainda não tem um produto definido, tente ser estratégico e identifique um conjunto de produtos ou um único item que está na moda ou não tão fácil de encontrar em lojas ou em sites de comércio eletrônico populares.
Ou seja, pudemos perceber que são dois caminhos, portanto, o das tendências e do que é inusitado ou único.
Prefira itens mais específicos, que apelam a um determinado público, como adesivo para vitrine.
Ademais, é interessante apostar em coisas que, por exemplo, você ou seus familiares e amigos também se interessem, afinal isso já é um público.
A pesquisa é fundamental para o sucesso do seu e-commerce, bem como para diversas áreas de atuação. Então, depois de escolher seus produtos, sejam placas de eps ou não, observe os concorrentes e o que eles estão fazendo.
A análise da concorrência pode ajudá-lo a identificar os melhores produtos para vender e dar-lhe uma grande compreensão de como lançar um negócio online.
Depois de escolher seus produtos e fazer sua pesquisa sobre a concorrência, a próxima coisa é construir, de fato, a sua tão esperada loja.
Assim, a escolha de plataformas de hospedagem de e-commerce, podendo ser também um modelo de marketplace, pode facilitar a configuração de sua loja.
Lembre-se de escolher um tema que consiga se adaptar ao seu público, bem como preços justos.
Você pode colocar um nome único no seu negócio, o que garantirá que as pessoas se lembrem de você e dos seus serviços.
Isso também se aplica ao seu logotipo, que pode ser tão colorido e criativo na medida em que você quiser e achar que fique atrativo.
Quando seu site estiver pronto para começar a receber pedidos, lembre-se de fazer um pedido de teste para garantir que o processo seja tranquilo para o cliente.
Elimine quaisquer etapas adicionais necessárias para comprar algo online, através de um software para loja, e peça apenas as informações necessárias para o pagamento e recebimento do produto.
Depois de lançar sua loja, concentre-se no marketing.
É isso que fará seu negócio crescer. Qualquer outra coisa pode esperar até que você tenha certeza de que pode gerar tráfego e alcançar clientes em potencial.
O segredo do marketing em seu e-commerce é encontrar o canal certo para seus produtos e, em seguida, aperfeiçoar sua estratégia de marketing até que cada cliente novo custe menos do que você ganha com uma venda.
Ou seja, a meta é atingir um gasto menor do que os ganhos no dia a dia.
Comece promovendo sua empresa de aluguel de impressoras em canais de marketing gratuitos, como blog do seu site ou conteúdo em redes sociais, e, em seguida, passe para os canais pagos depois de criar alguma consideração das pessoas e seguidores.
Além disso, certifique-se de reinvestir parte do seu lucro em seus anúncios. Este não é o momento de embolsar todos os ganhos.
Ademais, é importante ter cuidado com o quanto você ganha e o quanto você gasta para fazer o marketing de comércio eletrônico.
Também é necessário verificar o retorno da sua publicidade com boa periodicidade, principalmente para ajustar o que for necessário.
Outra dica é vender produtos com margens altas o suficiente para cobrir suas despesas de marketing de maneira consistente.
Um ótimo plano de negócios requer algum investimento, atente-se a isso.
Aplicar dinheiro em suas táticas de publicidade deve se converter em vendas, no final das contas.
Você pode tentar também outras táticas de marketing, como SEO, e-mail marketing, banner promocional, entre outras medidas para atrair pessoas para sua loja online.
Depois de validar sua ideia de e-commerce e garantir um fluxo constante de vendas, é preciso fazer a otimização do seu negócio de comércio eletrônico, principalmente à medida que ele avança.
Aqui estão algumas dicas adicionais que você pode considerar ao iniciar sua operação de comércio eletrônico.
Um atendimento ao cliente excepcional é fundamental para o sucesso de longo prazo do seu negócio.
Crie conteúdo de autoatendimento e uma página de questões e respostas bem detalhada, ofereça suporte por chat ao vivo, incentive análises de produtos e gere confiança.
Tudo isso dará a sua loja uma prova valiosa e criará clientes recorrentes, que costumam ser mais baratos em comparação à aquisição de novos.
Aumente a sua receita ao ter uma melhor conversão em suas comunicações de marketing.
Otimize a jornada do cliente, crie ofertas por tempo limitado, lance uma campanha de e-mail de abandono de carrinho.
Você pode até configurar uma campanha de remarketing, que é quando você impacta quem já demonstrou certo interesse em suas páginas.
Teste várias estratégias diferentes e tente entender qual delas funciona melhor para sua empresa de trabalho temporário.
Depois de estabelecer as bases para seu e-commerce, a próxima etapa importante é otimizar e melhorar a performance do seu site.
Melhore a velocidade, crie uma barra de navegação intuitiva, uma pesquisa assertiva e se concentre na criação de ótimas páginas de produtos, com muitos recursos para chamar atenção e ativar o mindset de compras.
E não se esqueça de deixar seu site responsivo e com bom funcionamento nas mais diversas plataformas, como smartphones, tablets, computadores desktop, smartwatches, etc.
Os produtos mais vendidos tendem a desaparecer rapidamente, razão pela qual o estoque é muito importante. Mas não se restrinja apenas aos produtos que mais fazem sucesso.
Procure constantemente novas ideias, como sacola ecológica, que possam manter o tráfego na sua loja e trazer novos públicos consumidores.
Esperamos que este conteúdo possa ter te ajudado a entender como iniciar um e-commerce do zero. Você tem tudo ao seu alcance para fazer sua loja online ser um sucesso, basta seguir estes passos e tentar implementá-los na prática.
As dificuldades virão, mas todas as pessoas que têm veia empreendedora podem conseguir criar seu e-commerce como uma empresa de limpeza de fachadas, por exemplo.
Basta ter muito foco, resiliência e perseverança nos valores da empresa e no propósito que fez ela nascer perante tantas pessoas que precisam dos seus serviços e produtos.
É primordial colocar o seu cliente no centro das ações, tanto de marketing quanto da parte comercial. Só assim, você conseguirá realmente tocar no cerne da questão. Os consumidores valorizam muito isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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