Ter uma marca de sucesso vai muito além da escolha de um nome, slogan ou logotipo para sua empresa. É um processo complexo que, se feito da maneira correta, vai ajudar sua empresa a crescer muito no mercado virtual e também no físico.
As marcas nacionalmente e mundialmente conhecidas trabalham muito além do que apenas fornecer produtos ou serviços. Elas proporcionam experiência e criam laços de relacionamento com o público. As pessoas reconhecem nelas as crenças e valores que defendem.
Neste artigo veja como criar uma marca de sucesso.
Há três tipos de estratégias importantes. Na “liderança total em custos”, a empresa de montagem industrial, por exemplo, consegue produzir com baixos custos e oferece ao mercado preços abaixo dos concorrentes.
Na “diferença”, o negócio tem desempenho superior em algum benefício importante e reconhecido pelo público como alto valor. E, finalmente, o “foco” faz uso de uma das duas estratégias anteriores em um segmento específico.
Você quer vender seus produtos ou serviços para quem? Com base na estratégia, defina o segmento a quem sua empresa de projeto de climatização vai direcionar seus esforços de vendas. Faça um levantamento de hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e comportamento.
Criar um personagem é ter uma representação de um consumidor típico de sua empresa. É importante defini-lo a partir de um nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo.
O que sua marca consegue fazer de diferente e por qual motivo ela é melhor que a concorrência? O posicionamento retrata um benefício em que sua empresa é superior e pode envolver fatores como atendimento, qualidade, tecnologia e muitos outros.
Assim que sua empresa definir uma estratégia e o público-alvo, é preciso escolher logotipos, nomes e idealizar sua personalidade de marca de limpador enzimático. Essa personalidade é um conjunto de elementos com grande força para criar conexões emocionais e identificação com o público.
A proposta de valor de uma marca é a experiência que o cliente vai ter ao se relacionar. É necessário expor quais são suas características como conforto, beleza, durabilidade e outras qualidades.
Aqui entra um dos pontos fundamentais: a escolha do nome da marca. Escolha nomes fortes, marcantes, positivos e curtos. Antes da marca ser lançada, é importante fazer um teste de conceito do nome, assim como do logotipo e do slogan. Há muitas empresas e profissionais capacitados para isso.
O design do logotipo é outro fator importantíssimo, pois vai facilitar a lembrança da marca pelos consumidores. É fundamental escolher corretamente as cores, as formas, os formatos das letras e os símbolos. Alguns usam apenas símbolos, como a maçã da Apple, enquanto outros preferem a escrita em um fundo colorido, como a Coca-Cola.
Não há como criar uma marca de sucesso sem testar conceitos e elementos ao longo dessa construção. Contrate uma agência ou profissional capacitado para isso e, caso esteja com pouco poder de investimento, explore muitas dicas na internet.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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